A organização de atividades pedagógicas para bebês e crianças pequenas na educação infantil
Resumen
O presente estudo faz parte do projeto de pesquisa “Teoria Histórico-Cultural e o desenvolvimento do psiquismo na Educação Escolar: contribuições de Vigotski, Leontiev, Luria, Elkonin e Galperin para a formação humana”, e do Grupo de Pesquisa “Formação práxis e emancipação na aprendizagem escolar: implicações da Teoria Histórico-Cultural no ensino, aprendizagem e desenvolvimento humano - FOCO”. Objetiva-se investigar a contribuição da Teoria Histórico-Cultural e da proposta pedagógica de Galperin para a aprendizagem e o desenvolvimento em bebês e crianças na Educação Infantil. Portanto, cabe questionar: De que forma a Teoria Histórico-Cultural e a proposta pedagógica de Galperin podem contribuir para a aprendizagem e o desenvolvimento em bebês e crianças na Educação Infantil? A pesquisa configura-se como natureza qualitativa, com caráter descritivo e enfoque teórico, fundamentada em revisão bibliográfica. A seleção das obras ocorreu de forma intencional, considerando a relevância dos autores para a compreensão da Teoria Histórico-Cultural e da proposta pedagógica de Galperin. O resultado deste trabalho afirma a possibilidade do desenvolvimento de atividades pedagógicas a partir da metodologia de Galperin entendendo a importância da mediação do adulto no desenvolvimento infantil e a produção do conhecimento por meio da interação social.
Descargas
Citas
REFERÊNCIAS
BARROS, Priscila Cordeiro Soares. A alimentação como elemento essencial para a aprendizagem e desenvolvimento integral da criança: questões para o trabalho pedagógico na Educação Infantil. 114 p. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Estadual de Londrina, Londrina, 2020.
BASSAN, Larissa Helyne. Teoria da formação das ações mentais por etapas, de P. Galperin, e o processo de humanização. Tese de Doutorado. Programa de Pós- graduação em Educação da Faculdade de Filosofia e Ciências, Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”. Marília, 2012.
ELKONIN, Daniil. Sobre o problema da periodização do desenvolvimento psíquico na infância. In: DAVÍDOV, Vasili Vasilievich; SHUARE, Marta. (org.). La psicología evolutiva y pedagógica en la URSS: antología. Moscou: Editorial Progresso, p. 125-142, 1987.
FACCI, Marilda Gonçalves Dias. Os estágios do desenvolvimento psicológico segundo a psicologia sociohistórica. In: ARCE, Alessandra; DUARTE, Newton. (org). Brincadeira de papéis sociais na educação infantil: as contribuições de Vigotski, Leontiev e Elkonin. São Paulo: Xamã, 2006.
FACCI, Marilda Gonçalves Dias; TAVARES, Luiza Sharith Pereira. Periodização do desenvolvimento na psicologia Histórico Cultural: Contribuições para a prática docente na Educação Infantil. Psicologia Escolar e Educacional. v. 28. p. 1-11, 2024. Disponível em: https://www.scielo.br/j/pee/a/gsxgMDxYSnr6JR3zCC57bsK/?format=pdf&lang=pt. Acesso em 06 ago. 2025.
FREITAS, Maria Teresa de Assunção. Vygotsky e Bakhtin – Psicologia e educação: Um intertexto. São Paulo, Ática, 1995.
GALPERIN, Piotr Yakovlevich. Sobre la investigación del Desarrollo intelectual del niño. In: DAVÍDOV, Vasili Vasilievich; SHUARE, Marta. (org.). La psicologia evolutiva y pedagógica en la URSS. URSS: Editorial Progresso, p. 125-142, 1987.
GALPERIN, Piotr Yakovlevich; ZAPORÓZHETS, Alexander Vladimirovich; ELKONIN, Daniil Borisovich. Los problemas de la formación de conocimientos y capacidades en los escolares y los nuevos mótodos de enseñanza em la escuela. In: DAVÍDOV, Vasili Vasilievich; SHUARE, Marta. (org.). La psicologia evolutiva y pedagógica en la URSS. URSS: Editorial Progresso, p. 300-315, 1987.
LURIA, Alexander Romanovich. Fundamentos de neuropsicologia. Rio de Janeiro: LTC, 1981.
MARTINS, Lígia Márcia. O desenvolvimento do psiquismo e a educação escolar: contribuições à luz da psicologia histórico-cultural e da pedagogia histórico-crítica. Campinas, SP: Autores Associados, 2013.
MARTINS, Lígia Márcia. Psicologia histórico-cultural, pedagogia histórico-crítica e desenvolvimento humano. In: Periodização histórico-cultural do desenvolvimento psíquico: do nascimento à velhice / Lígia Márcia Martins, Angelo Antonio Abrantes, Marilda Gonçalves Dias Facci, (Org.). – Campinas, SP: Autores Associados, 2020.
MELLO, Suely Amaral; FARIAS, Maria Auxiliadora. A escola como lugar da cultura mais elaborada. Educação, [S. l.], v. 1, n. 1, p. 53–68, 2010. DOI: 10.5902/198464441603. Disponível em: https://periodicos.ufsm.br/reveducacao/article/view/1603. Acesso em: 20 fev. 2024.
NUNÉZ, Isauro Beltrán; RAMALHO, Betania Leite. Galperin e a teoria da formação planejada por etapas das ações mentais e dos conceitos: pesquisas e experiências para um ensino inovador. Campinas, SP: Mercado de Letras, 2016.
NÚÑEZ, Isauro Beltrán; RAMALHO, Betania Leite. A teoria da Formação Planejada das Ações Mentais e dos Conceitos de P. Ya. Galperin: contribuições para a Didática Desenvolvimental. Obutchénie: Revista de Didática e Psicologia Pedagógica, [S. l.], v. 1, n. 1, p. 70–97, 2017. DOI: 10.14393/OBv1n1a2017-4. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/Obutchenie/article/view/38288. Acesso em: 14 abr. 2024.
SAVIANI, Dermeval. Escola e Democracia. 44 ed. Campinas, SP: Autores Associados, 2021.
VYGOTSKI, Lev Semionovitch. Obras escogidas IV: psicologia infantil: Madri, Visor, 1996.
VYGOTSKY, Lev Semenovich. Pensamento e linguagem. Edição eletrônica: Ed Ridendo Castigat Mores, 2008. Disponível em: http://www.institutoelo.org.br/site/files/publications/5157a7235ffccfd9ca905e359020c413.pdf. Acesso em: 20 fev. 2024.
VYGOTSKY, Lev Semenovich. A formação social da mente. 2 ed. São Paulo: Martins Fontes, 1984.
Derechos de autor 2025 Perspectivas em Diálogo: Revista de Educação e Sociedade

Esta obra está bajo licencia internacional Creative Commons Reconocimiento-NoComercial 4.0.




