Ensino de ecologia no antropoceno: perspectivas de conexão do aluno com o ambiente natural

Resumo

O ensino de Ecologia tem como objetivo apresentar aos alunos conceitos relacionados às interações dos organismos uns com os outros e destes com o ambiente. Além disso, a Ecologia traz o entendimento do funcionamento dos ecossistemas, o que pode colaborar para um entendimento em torno da crise ambiental e social vivenciada no Antropoceno. O objetivo desta pesquisa é apresentar o perfil da produção científica relacionada ao Ensino de Ecologia no Antropoceno, destacando, por meio da cienciometria, as informações métricas (ano, autores, afiliação, países, tipo de documento, área e agência de financiamento) e, por meio de análise de conteúdo o escopo das produções. A produção científica foi utilizada a partir de busca nas plataformas Scopus, Scielo e Portal de Periódicos da CAPES. Como resultado da busca, foram encontradas 95 produções científicas. Houve uma tendência de aumento das publicações a partir do ano de 2013. O escopo das pesquisas representou três categorias: I) Formação de professores; II) Processos educativos sobre emergências ambientais e desenvolvimento sustentável; e III) Processos educativos em ambientes naturais. Fica claro que a produção científica aponta que o Ensino de Ecologia no Antropoceno exige uma conexão com o ambiente natural, de forma que o aluno possa entender seus conceitos, as leis que os determinam, mas que acima de tudo o leve a perceber-se como parte desse sistema.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Tatiane do Nascimento Lima, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)

Formada em Ciências Biológicas Bacharel e Licenciatura. Pós-graduação em Gestão Ambiental e em Ensino de Biologia e Ciências. Mestrado e Doutorado em Ecologia e Conservação. Atua nas áreas de Ecologia Geral e Ensino de Ciências e Biologia.

Referências

ACOT, Pascal. História da Ecologia. 2ª ed. Rio de Janeiro: Campus, 1990.

ANDRADE, Vagner Luciano; SILVA, Ludimila de Miranda Rodrigues; MOURA, Antônio de Paiva. O patrimônio geológico enquanto paisagem de aproximações, distanciamentos e reaproximações entre o tempo da terra e o tempo do homem: o geoturismo e o ensino de Ecologia, Geografia e História. Revista de Gestão Ambiental e Sustentabilidade, v. 6, n. 3, p. 443-464, 2017.

ARTAXO, Paulo. As três emergências que nossa sociedade enfrenta: saúde, biodiversidade e mudanças climáticas. Estudos Avançados, v. 34, n. 100, p. 53-66, 2020.

BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. São Paulo: Edições, 2011.

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC, 2018.

BENÍTEZ, Fander Falconí; PAREDES, Mónica Elizabeth Reinoso; COLLADO-RUANO, Javier; TERÁN, Edwin Fernando Hidalgo; IBARRA, Gelson David León. Environmental education program in Ecuador: Theory, practice, and public policies to face global change in the anthropocene. Ensaio, v. 27, n. 105, p. 859-880, 2019.

BISWAS, Tanu; MATTHEIS, Nikolas. Strikingly educational: A childist perspective on children’s civil disobedience for climate justice. Educational Philosophy and Theory, v. 54, n. 2. p. 145-157, 2021.

BELINASO, Leandro; RIPOLL, Daniela. Ensino de Ciências e Biologia: amores estranhos, não humanos, conversas & alianças com as plantas e outras formas de narrar a vida. Educação & Realidade, v. 48, e133867, 2023.

CRUTZEN, Paul; STOERMER, Eugene. The “Anthropocene”. Global Change Newsletter, n.41, p.17-18, 2000.

CUNSOLO, Ashlee; HARPER, Sherilee; MINOR, Kelton; HAYES, Katie; WILLIAMS, Kimberly, HOWARD, Courtney. Ecological grief and anxiety: the start of a healthy response to climate change? The Lancet Planetary Health, v. 4, n. 7, e261-e263, 2020.

CAMPELLO, Lívia Gaigher Bósio; LIMA, Rafaela de Deus; FERNANDES, Thaís Fajardo Nogueira Uchôa. Tutela do meio ambiente e emergência de novos princípios no Antropoceno. Revista Catalana de Dret Ambiental, v. 13, n. 1, p. 1-39. 2022.

CLUCAS, Paul; SJÖSTRÖM, Jesper. Traces of Bildung in Upper Secondary Science Education: A Critical Investigation of Chemistry Teachers’ Orientation Towards Promoting Bildung in Chemistry Education. Science & Education, 2024.

ELLIS, Erle. Anthropocene: A Very Short Introduction. Oxford: University Press. 2022.

FERRI, Mário Guimarães. História da ecologia no Brasil. Vol. 2, pp. 307-340, in: FERRI, M.G.; MOTOYAMA, S. (eds.). História das ciências no Brasil. São Paulo: E.P.U./ EDUSP, 1980.

FERREIRA, Ana Carolina Pereira; FARIA, Rogério Rodrigues; LIMA, Tatiane do Nascimento. Análise Bibliométrica da Produção Científica Sobre o Ensino de Ecologia. Revista Cocar, v.19, n. 37, p. 1-20, 2023.

FÁVERO, Maria. A Universidade no Brasil: das origens à Reforma Universitária de 1968. Educar Revista Curitiba, n. 28, p. 17-36, 2006. Disponível em: https://www.scielo.br/j/er/a/yCrwPPNGGSBxWJCmLSPfp8r/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 25 abr. 2025.

GERICKE, Niklas. Teaching for the Anthropocene: Bildung-oriented education for sustainable development in a subject-specific curriculum, pp. 53-69. In: Bildung, Knowledge, and Global Challenges in Education Didaktik and Curriculum in the Anthropocene Era. KROGH, Ellen; QVORTRUP, Ane; GRAF, Stefan Ting. (eds.). Abingdon: Routledge, 2022.

GALETTI, Mauro. Um naturalista no Antropoceno: Um biólogo em busca do selvagem. São Paulo: UNESP, 2023.

HILL, Cher; ROSEHART, Paula; ROZE DES ORDONS, Daniella; AILEEN, Kate; BLENKINSOP, Sean. Nature-based teacher education as beyond ‘getting outside:’ relational attunement, attending to the un-noticed, and ethical responsibility. Teacher Development, p. 1–19, 2024.

INTERGOVERNMENTAL PANEL ON CLIMATE CHANGE. Climate Change 2023: Synthesis Report. Contribution of Working Groups I, II and III to the Sixth Assessment Report of the Intergovernmental Panel on Climate Change. Geneva: Intergovernmental Panel on Climate Change, 2023. DOI: https://doi.org/10.59327/IPCC/AR6-9789291691647. Disponível em: http//www.ipcc.ch/report/ar6/syr/. Acesso em: 30 mar. 2025.

LEWINSOHN, Thomas Michael. Primórdios da ciência ecológica no Brasil colonial e imperial. Filosofia e História da Biologia, v. 11, n. 2, p. 347-381, 2016.

LYNCH, Jonathan; MANNION, Greg. Place-responsive Pedagogies in the Anthropocene: attuning with the more-than-human. Environmental Education Research, v. 27, n. 6, p. 864-878, 2021.

LAYRARGUES, Philippe Pomier; SATO, Michèle. Se o mundo vai acabar, por que deveríamos reagir? A agenda da educação ambiental no limiar do colapso ambiental. Brasília: Editora Universidade de Brasília, 2024.

LEE, Seul-gi; PARK, Buhm Soon. Anthropocene Literacy for Science Education. Science & Education, 2024. DOI: https://doi.org/10.1007/s11191-024-00541-z. Disponível em: https://link.springer.com/article/10.1007/s11191-024-00541-z. Acesso em: 26 mar. 2025.

LIMA, Letícia Santos; SILVA, Francisco Eustáquio Oliveira; ANASTÁCIO, Paula Rosana Dorio; KOLANSKI, Marina Marcela de Paula; PEREIRA, Ana Carolina Pires; MENEZES, Marianne Stéfany Resende; CUNHA, Evandro; MACEDO, Márcia. Severe droughts reduce river navigability and isolate communities in the Brazilian Amazon. Commun Earth Environ, v. 5, n. 370, 2024.

MACIAS-CHAPULA, Cesar. O papel da informetria e da cienciometria e sua perspectiva nacional e internacional. Ciência da Informação, v. 27, n. 2, p.134-140, 1998.

MIRANDA, Jussara Lopes. O Antropoceno, a Educação Ambiental e o Ensino de Química. Revista Virtual de Química, v. 10, n. 6, p. 1990-2004, 2018.

MORENO, Victor Montalvão; SUZART, Emanuele Maria Leite; SANTOS, William de Souza. Ensino para o antropoceno: uma proposta de sequência didática para o ensino de redes ecológicas através do jogo Rain World. Debates em Educação, v. 12, n. 27, 2020.

MCKAY, David Armstrong; STAAL, Arie; ABRAMS, Jesse; WINKELMANN, Ricarda; SAKSCHEWSKI, Boris; LORIANI, Sina; FETZER, Ingo; CORNELL, Sarah; ROCKSTRÖM, Johan; LENTON, Timothy. Exceeding 1.5°C global warming could trigger multiple climate tipping points. Science 377, eabn7950, 2022.

MISIASZEK, Greg William. Ecopedagogy: Freirean teaching to disrupt socio-environmental injustices, anthropocentric dominance, and unsustainability of the Anthropocene. Educational Philosophy and Theory, v. 55, n. 11, p. 1253–1267, 2022.

MANTOVANI, José; ALCÂNTARA, Enner; PAMPUCH, Luana Albertani; BAIÃO, Cheila Flávia de Praga; BAIÃO, Praga; EDUARDO, Parque; CUSTÓDIO, Maria de SOUZA; G. L. F.; BORTOLOZO. C. Assessing flood risks in the Taquari-Antas Basin (Southeast Brazil) during the September 2023 extreme rainfall surge. Natural Hazards, v. 1, n. 9, p. 1-15, 2024.

ØVERLAND, Erij. Sustainability and futures, moving beyond. The Natural» and «The Artificial». Futures, v. 147, 103102, 2023.

PRÁDANOS, Luis. The Pedagogy of Degrowth: Teaching Hispanic Studies in the Age of Social Inequality and Ecological Collapse. Arizona Journal of Hispanic Cultural Studies, v. 19, p. 153-168, 2015.

PARRY, Sarah; MCCARTHY, Sofi Rose; CLARK, Jennie. Young people’s engagement with climate change issues through digital media - a content analysis. Child and Adolescent Mental Health, v. 27, n. 1, p. 30-38, 2022.

PATEL, Jwalin; EHRENZELLER, Carlotta. Nature as a peace educator: Toward inner peace through learning and being in natural environments. The Journal of Environmental Education, v. 54, n. 5, p. 294–305, 2023.

PÁDUA, José Augusto; SARAMAGO, Victoria. O Antropoceno na perspectiva da análise histórica: uma introdução. Topoi, v. 24, n. 54, p. 659-669, 2023.

PAULSEN, Michael. Outdoor Environmental Education in the Anthropocene: Beyond In/Out. International Explorations in Outdoor and Environmental Education, v. 12, pp. 95-108, 2023.

PELISSARI, Tatiane Deoti; TEODORO, Paulo Eduardo; TEODORO, Larissa Pereira Ribeiro; LIMA, Menselson; SANTANA Dthenifer Cordeiro; ROSSI Fernando Saragosa; dos SANTOS Daniel Henrique; SILVA Renan De Almeida; LOURENÇONI Thaís; Carlos SILVA JUNIOR Antonio da. Dynamics of major environmental disasters involving fire in the Brazilian Pantanal. Scientific Reports - Nature, v. 13, 21669. 2023.

RENSHAW, Peter. D. Feeling for the Anthropocene: Placestories of living justice. Australian Educational Researcher, v. 48, n. 1, 2021.

ROCKSÉN, Miranda; VHURUMUKU, Elaosi; SVENSSON, Maria; MUSHAYIKWA, Emmanuel; MSIMANGA, Audrey. Science and Technology Teacher Education in the Anthropocene Addressing Challenges in the North and South. Routledge: Londres, 2022.

SOLIMAN, Alix. Extreme heat is a huge killer-these local approaches can keep people safe. As the threat of deadly heatwaves rises, scientists are working with cities to introduce low-tech cooling features to protect citizens. Nature News, 2024. Disponível em: https://www.nature.com/articles/d41586-024-02705-x. Acesso em: 13 nov. 2024.

THÖRESSON, S. The Anthropocene: An Intersectional Critique. Uncovering Narratives and Forming New Subjects in a Time of Environmental Change. Linköping: University. 2021.

TYTLER, Russell; WHITE, Peta. Contemporary Science Research and Climate Change Education. In: FAZIO, Xavier. (ed.) Science Curriculum for the Anthropocene, v. 2. Palgrave Macmillan: Cham, 2023.

THE GUARDIAN. We asked 380 top climate scientists what they felt about the future. They are terrified, but determined to keep Fighting. Here’s what they said. Disponível em: https://www.theguardian.com/environment/ng-interactive/2024/may/08/hopeless-and-broken-why-the-worlds-top-climate-scientists-are-in-despair. Acesso em: 12 nov. 2024.

THE INTERGOVERNMENTAL SCIENCE-POLICY PLATFORM ON BIODIVERSITY AND ECOSYSTEM SERVICES. Global assessment report of the Intergovernmental Science-Policy Platform on Biodiversity and Ecosystem Services. Genebra: The Intergovernmental Science-Policy Platform on Biodiversity and Ecosystem Services, 2019. Disponível em: http//www.ipbes.net. Acesso 30 mar. 2025.

VANTI, Nadia Aurora Peres. Da bibliometria à webometria: uma exploração conceitual dos mecanismos utilizados para medir o registro da informação e a difusão do conhecimento. Ciência da Informação, v. 31, n. 2, p. 152-162, 2002.

WARMING, Eugenius. Oecology of plants: an introduction to the study of plant-communities. Oxford: Clarendon Press, 1909.

YAVUZKAYA, Merve; HASSLÖF, Helen; SJÖSTRÖM, Jesper. Becoming a science teacher in the Anthropocene: scientific knowledge as ‘matters of concern.’ International Journal of Science Education, p. 1-21, 2024.

Publicado
2025-06-25
Como Citar
Lima, T. do N., & de Arruda Insauralde, E. (2025). Ensino de ecologia no antropoceno: perspectivas de conexão do aluno com o ambiente natural . Perspectivas Em Diálogo: Revista De Educação E Sociedade, 12(31), 431-450. https://doi.org/10.55028/pdres.v12i31.22809