Elementos artísticos comunicacionais integrados ao ensino das Ciências como estratégia didática

Resumen

A educação científica representa uma das mais importantes facetas da formação escolar, estando centrada nas atuais discussões e reflexões sobre o fazer docente, suscitando mudanças paradigmáticas no campo didático e fomentando estudos com o objetivo de tornar o estudante capaz de interagir de forma ativa na sociedade tecnológica. Sendo assim, neste artigo, configurado numa pesquisa-ação de caráter qualitativo-descritivo, analisamos uma proposta para o ensino das ciências baseada na apresentação artística de experimentos. Para isso, foram integrados os Laboratórios de Práticas Experimentais (LPE) e o Laboratório de Comunicação (LC), em uma escola pública da rede estadual alagoana localizada na cidade de Arapiraca, pertencente ao programa alagoano de ensino integral (pALei), buscando analisar como a linguagem artística pode influenciar no aprendizado em ciências dos 45 estudantes do 1 ano M-01 (A) dessa escola. Ao mesmo tempo, buscou-se compreender como os diferentes laboratórios do currículo escolar do (pALei), podem conjuntamente potencializar o aprendizado conceitual através da aproximação do sujeito com a diversidade comunicacional artística, rompendo com o formalismo tradicional do ensino das ciências. Ao final desta pesquisa fica demonstrada, por meio do ferramental metodológico empregado, a viabilidade da proposta artística como elemento de transposição didática, reverberando as modernas tendências do ensino, baseadas na interdisciplinaridade e no coletivismo docente.

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Biografía del autor/a

Kleber Saldanha de Siqueira, Universidade Federal de Alagoas (UFAL)

Estudiante de doctorado en docencia en la Universidad Federal de Alagoas (UFAL). Magíster en Enseñanza de la Física por la Universidad Federal de Alagoas (UFAL). Graduado en Física por el Centro de Ciencias Exactas y Naturales (CCEN) de la Universidad Federal de Paraíba (UFPB). Tiene formación técnica en el área de Mecánica Industrial del Instituto Federal de Paraíba (IFPB). Tiene experiencia en la enseñanza de Física, Matemáticas y Tecnología Mecánica. Es especialista en educación de la Universidad Federal de Alagoas (UFAL), especialista en educación del Instituto Federal de Rio Grande do Norte (IFRN), especialista en educación del Instituto Federal del Norte de Minas Gerais (IFNMG), especialista en educación de la Universidad Federal del Recôncavo da Bahia (UFRB), especialista en gestión estratégica de políticas de innovación y ciencia y tecnología de la Universidad Federal de Tocantins (UFT) y especialista en educación del Instituto Federal de Alagoas (IFAL). Actualmente es Profesor de Física Nivel - III, Master Class B, perteneciente al cuadro permanente de la Secretaría de Estado de Educación de Alagoas (SEE-AL) habiendo ejercido también el rol de Gestor Educativo de Unidad Docente.

Lisandra Paola Santos de Oliveira, Secretaria de Estado da Educação de Alagoas (SEE/AL)

Especialista em Linguagem e Práticas Sociais pelo Instituto Federal de Alagoas (IFAL). Licenciada em Letras pela Universidade Federal de Alagoas (UFAL). Professora da Secretaria de Estado da Educação de Alagoas (SEE/AL), Arapiraca/AL.

Adriana Cavalcante dos Santos, Universidade Federal de Alagoas (UFAL)

Doutora em Educação pela Universidade Federal de Alagoas (UFAL). Mestra em Educação pela (UFAL). Professora Adjunta do Centro de Educação da (UFAL), Maceió/AL.

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Publicado
2025-09-17
Cómo citar
Siqueira, K. S. de, Oliveira, L. P. S. de, & Santos, A. C. dos. (2025). Elementos artísticos comunicacionais integrados ao ensino das Ciências como estratégia didática. Perspectivas Em Diálogo: Revista De Educação E Sociedade, 12(32), 159-174. https://doi.org/10.55028/pdres.v12i32.22929
Sección
Artigos de fluxo contínuo