Masculinidade e sexualidade hegemônica através de grafitos em uma ambiência escolar

  • Adriano Rogério Cardoso UEMS-Universidade Estadual do Mato Grosso do Sul-Paranaíba-MS
  • Tânia Regina Zimmermann UEMS-Universidade Estadual do Mato Grosso do Sul

Resumen

Este artigo objetiva refletir sobre as representações da masculinidade e da sexualidade hegemônica em grafitos produzidos por adolescentes em uma Escola Estadual da cidade de Pontalinda, SP entre os anos de 2018 e 2019.  Buscou-se identificar e analisar nas imagens a construção de masculinidades hegemônicas, subjetividades, bem como, estigmas e preconceitos de gênero. Em relação a metodologia optamos por uma pesquisa descritiva-exploratória, de cunho qualitativo, no qual utilizaremos elementos da Análise Crítica do Discurso, pois permite examinarmos aspectos socioculturais e linguísticos. Os resultados apontam a carência de pesquisas, a existência crescente de preconceitos de gênero e de sexualidades nas escolas. Advogamos a necessidade de problematizar questões de gênero e sexualidades nos discursos das políticas curriculares e nos processos de formação de educadores(as). Medra-se a possibilidade de uma reflexão, de (des)construção de preconceitos e de estereótipos generificados permitindo a formação de cidadãos críticos e conscientes em suas subjetividades.

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Biografía del autor/a

Adriano Rogério Cardoso, UEMS-Universidade Estadual do Mato Grosso do Sul-Paranaíba-MS

Mestrando em Educação na Universidade Estadual do Mato Grosso do Sul- Paranaíba-MS.

Tânia Regina Zimmermann, UEMS-Universidade Estadual do Mato Grosso do Sul
Professora Doutora em História e docente do Mestrado em Educação da UEMS- Universidade Estadual do Mato Grosso do Sul

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Publicado
2020-03-23
Cómo citar
Cardoso, A. R., & Zimmermann, T. R. (2020). Masculinidade e sexualidade hegemônica através de grafitos em uma ambiência escolar. Perspectivas Em Diálogo: Revista De Educação E Sociedade, 7(14), 155-175. Recuperado a partir de https://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/8087