Gênero, biopolítica e relações de poder: a fundamentalidade de políticas públicas de educação para mulheres

Resumo

Abordamos questões de gênero e biopolítica, relacionando-os e estabelecendo as políticas de educação como mecanismos de empoderamento feminino diante das relações de poder. Revisitamos a história das mulheres na sociedade e o domínio exercido pelo Estado ao longo do tempo sobre a comunidade feminina, limitando e impedindo seu acesso à espaços fundamentais, em momentos decisivos na construção social. Por meio de políticas educacionais é possível resguardar as mulheres, promovendo sua afirmação enquanto sujeitos proativos socialmente. Neste ensaio teórico, propomos uma reflexão sobre o papel das políticas na articulação e execução de ações direcionadas ao acesso à educação pelas mulheres. Consideramos essencial o incentivo à organização feminina, conscientização da história de exclusão e submissão social, e com isso, a articulação de movimentos em prol dos direitos e defesa das conquistas das mulheres, para exigir do ente estatal políticas públicas educacionais contributivas e efetivas quanto ao seu acesso à educação e profissionalização.

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Biografia do Autor

Valesca Brasil Costa, Universidade Federal de Pelotas (UFPel)

Doutora e Mestre em Educação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS). Graduada em Direito e Filosofia pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel). Professora da UFPel.

Geraldo Antônio da Rosa, Universidade de Caxias do Sul (UCS)

Doutor em Teologia pela Faculdade Escola Superior de Teologia (EST), com Pós-Doutorado pela Universidade Carlos III-GETAFE-Comunidade de Madri – Espanha. Professora da Universidade de Caxias do Sul (UCS).

Chanauana de Azevedo Canci, Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI)

Doutoranda em Educação pela Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões, (URI). Bolsista CAPES.

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Publicado
2024-01-03
Como Citar
Costa, V. B., Rosa, G. A. da, & Canci, C. de A. (2024). Gênero, biopolítica e relações de poder: a fundamentalidade de políticas públicas de educação para mulheres. Perspectivas Em Diálogo: Revista De Educação E Sociedade, 11(26), 26-43. https://doi.org/10.55028/pdres.v11i26.18788
Seção
Artigos de fluxo contínuo