Trajetórias de professores dos anos iniciais do ensino fundamental: uma análise bibliográfica

Resumo

Este artigo foi elaborado a partir de um levantamento bibliográfico realizado para fundamentar uma pesquisa de mestrado. O objetivo do trabalho foi compreender e analisar o que as pesquisas acadêmicas atuais dizem sobre as trajetórias formativas e profissionais dos docentes atuantes nos anos iniciais do ensino fundamental, desde a escolha da profissão até o momento atual, abordando desafios e expectativas desses professores inseridos na escola pública. A metodologia utilizada para atingir esse objetivo foi a pesquisa bibliográfica. Os trabalhos foram selecionados a partir de uma busca no Catálogo de Teses e Dissertações da Capes e também na Biblioteca Digital de Teses e Dissertações (BDTD). A pesquisa parte da noção de que a escola pública é importante espaço de transformação social para a classe trabalhadora, e o professor é o sujeito que pode potencializar esse processo, através de sua atuação com consciência política e social. Entre os resultados encontrados, observamos que durante a trajetória dos professores é possível encontrar fatores de valorização e realização docente, mas também relatos de frustração e adoecimento ligados às condições de trabalho. Observamos que a metodologia das narrativas oferece um campo fértil para o estudo de diversas questões da profissão docente permitindo aprofundar a exploração de aspectos subjetivos dos sujeitos. A formação docente sempre é insuficiente perante os desafios da profissão e os professores iniciantes enfrentam muitas dificuldades. Contraditoriamente, os desafios por vezes tornam-se estímulos para reinventar-se e prosseguir na docência, sentindo-se realizados com seu fazer profissional, mesmo que nem sempre, buscando realizar um trabalho de qualidade na escola pública.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BATISTA, Deniele Pereira. Experiências do tornar-se professora. Tese de Doutorado, Universidade Católica de Petrópolis (UCP) Petrópolis, 2017. Disponível em https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/6566 Acesso em: 03 set.2024.

FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2013

GOMES, Valdete Aparecida Fernandes Moutinho. "A gente é tão importante na vida dos alunos": a valorização docente em narrativas de professoras dos anos iniciais do ensino fundamental. 162 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal de Ouro Preto, Mariana, 2018. Disponível em: https://www.repositorio.ufop.br/items/c0c8007c-b2a8-4dc4-9c29-840fd7cea566. Acesso em: 01 set. 2024.

GUISSO, Luciane. Desafios no processo de escolarização: sentidos atribuídos por professores dos anos iniciais do ensino fundamental. Dissertação de Mestrado em Psicologia. Programa de PósGraduação em Psicologia. Universidade Federal de Santa Catarina. Florianópolis (SC), 2017.

Disponível em https://core.ac.uk/download/pdf/84616933.pdf Acesso em: 27 ago. 2024.

HUBERMAN, Michael. O ciclo de vida profissional dos professores. In: NÓVOA, A. (Org.). Vidas de professores. 2. ed. Porto: Porto, 2000. p.31-6

LIMA, Telma Cristiane Sasso de; MIOTO, Regina Célia Tamaso. Procedimentos metodológicos na construção de conhecimento científico: a pesquisa bibliográfica. Revista Katálysis, v. 10, n. esp., p. 37-45, 2007, Disponível em: https://www.scielo.br/j/rk/a/HSF5Ns7dkTNjQVpRyvhc8RR/ Acesso em: 17 abr. 2024.

LOURENZETTO, Arlete. Processos formativos de professores dos anos iniciais do ensino fundamental. 2008. 181 f. Dissertação (Mestrado em Educação, Arte e História) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo, 2008. Disponível em: https://adelpha-api.mackenzie.br/server/api/core/bitstreams/256c82dd-3205-47dd-b637-8c57fa94e379/content Acesso em: 04 ago. 2024

MEIRA, Camila Jardim. Processos identitários docentes: adesão e desistência. Simplíssimo, 2018. Disponível em: https://link.ufms.br/kn6ak Acesso em: 05 ago. 2024.

PASETTO, Luciane Zamberlan. Formação inicial em pedagogia e aprendizagem docente: narrativas de professores dos anos iniciais de escolas de Santa Maria, RS' f. Mestrado em Ensino de Humanidades e Linguagens Instituição de Ensino: Universidade Franciscana, Santa Maria Biblioteca Depositária: Universidade Francisca-/na, 2019, 105 Disponível em: https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=9075041 Acesso em: 06 ago. 2024.

PEREIRA, Carla Martinez Solano. Trajetória de vida e o encontro com a docência: a inserção de professoras e professores nos anos iniciais do Ensino Fundamental a partir das marcas de classe, raça e gênero.PUC São Paulo 2022.,93p.Disponível em: https://repositorio.pucsp.br/jspui/bitstream/handle/26043/1/Carla%20Martinez%20Solano%20Pereira.pdf Acesso em: 03 ago. 2024.

PINEDA, Thatiana Francelino Guedes. Professoras experientes: reflexões sobre a formação docente a partir de cartas Tese de Doutorado,. Instituto Presbiteriano Mackenzie São Paulo, 2022.Disponível em https://dspace.mackenzie.br/items/87ad7d81-04d4-4750-8054-9a4e4ddaa84f Acesso em: 02 set. 2024.

ROGÉRIO, Rosa Maria de Freitas. Caminhos de professoras: o desenvolvimento profissional docente nos anos iniciais do ensino fundamental. 2008. Dissertação (Mestrado em Educação) - Faculdade de Educação, University of São Paulo, São Paulo, 2008. doi:10.11606/D.48.2008.tde-16062008-110057. Acesso em: 2024-08-06.

Disponível em: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-16062008-110057/en.php Acesso em: 06 ago. 2024.

RONCARELLI, Isadora Alves. Docência em movimento, entrecruzamentos de percursos de vida e percursos docentes: o que acontece com as professoras?. Universidade de Caxias do Sul Programa de Pós-Graduação em Educação - Curso De Mestrado 2019.

Disponível em: https://repositorio.ucs.br/xmlui/handle/11338/5246 Acesso em: 02 ago.2024.

SANTOS, Gislaine Aredes Soares dos. Bom professor: refletindo aspectos teóricos e práticos. Universidade Júlio de Mesquita Filho FCT-UNESP. Dissertação de Mestrado, 2023. Disponível em: https://bdtd.ibict.br/vufind/Record/UNSP_d4c1d99d03a8ae9361925061a1514a1c Acesso em: 01 set. 2024.

SILVEIRA, Renê José Trentin. O professor e a Transformação da Realidade. Revista Nuances, v.I, n.1, 1995

SOUZA, Márcia Helena Gemaque de. As condições de trabalho e a repercussão na saúde dos professores dos anos iniciais do ensino fundamental. Dissertação (Mestrado) – Universidade Federal do Pará, Instituto de Ciências da Educação, Belém, 2017. Programa de Pós-Graduação em Educação. 2017. 164 f

Disponível em: http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/9516 Acesso em: 27 ago.2024.

Publicado
2025-06-25
Como Citar
Somensi, C., & Ussami Ferrari Leite, Y. (2025). Trajetórias de professores dos anos iniciais do ensino fundamental: uma análise bibliográfica. Perspectivas Em Diálogo: Revista De Educação E Sociedade, 12(31), 25-43. https://doi.org/10.55028/pdres.v12i31.22664