“Por que continuo professora?”: a significação da atuação docente em formação continuada

Resumo

Neste artigo expomos uma investigação que tem como objeto o sentido e o significado da atuação docente, em busca de evidenciar os motivos geradores de sentidos sobre a permanência na docência de professores que atuam nos anos iniciais do ensino fundamental. Na pesquisa temos como objetivo compreender o movimento de significação da atuação docente nos anos iniciais do ensino fundamental, a fim de identificarmos como os processos de formação continuada influenciam na atividade de ensino dos professores. A pesquisa é fundamentada nos princípios da Teoria Histórico-Cultural, pois esta possibilita compreendermos a formação da subjetividade dos indivíduos, partindo da formação da consciência humana e do modo como ela relaciona-se com a atividade. Realizamos uma pesquisa bibliográfica, na qual são descritas e analisadas teses e dissertações, publicadas entre os anos de 2013 e 2023, a respeito dos sentidos e significados atribuídos por professores sobre sua atuação docente, disponibilizadas no Catálogo de Teses e Dissertações da CAPES. Os resultados são organizados em duas categorias: forma e conteúdo, no qual a forma corresponde aos espaços de aprendizagem sobre a docência e o conteúdo é de ordem conceitual e pedagógica. Desse modo, como resultado concluímos que, mediante um processo de formação continuada, os professores ressignificam sua atuação, permitindo que, em momentos de estudos e reflexões a respeito da atividade docente, o sujeito seja colocado em atividade formativa, possibilitando a mobilização de novos motivos geradores de sentido.

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Biografia do Autor

Julia Gardini dos Anjos, Universidade Estadual de Maringá (UEM)

Graduada em Pedagogia pelo(a) Universidade Estadual de Maringá. Participou do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência - PIBID e participou do Programa Residência Pedagógica em Pedagogia - Núcleo 2, na Universidade Estadual de Maringá. Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Matemática na Infância (GEPEMATI). Integrante da Oficina Pedagógica de Matemática (OPM/UEM).

Edilson de Araújo dos Santos, Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)

Pedagogo (financiamento CAPES-PIBID) e Mestre em Educação (financiamento CAPES-DS) pela Universidade Estadual de Maringá (UEM). Doutor em Educação pela Universidade de São Paulo (USP). Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Trabalho Docente e Educação Matemática na Infância (GETRADEMI/UFGD/CNPq). Atualmente é professor na Faculdade de Educação (FAED) da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD). 

Luciana Figueiredo Lacanallo-Arrais, Universidade Estadual de Maringá (UEM)

Possui graduação em Pedagogia (1996), Mestrado (2005) e Doutorado (2011) em Educação pela Universidade Estadual de Maringá (UEM). Pós-Doutorado em Educação pela Universidade Estadual de Londrina (2024). Professora adjunta do Departamento de Teoria e Prática da Educação (DTP/UEM) na área de Prática de Ensino e do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPE/UEM), na linha de pesquisa: Ensino, Aprendizagem e Desenvolvimento Humano. Representante docente do Conselho Acadêmico do PPE/UEM. Lider do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Matemática na Infância (GEPEMATI/UEM/CNPq). 

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Publicado
2025-06-25
Como Citar
Anjos, J. G. dos, Santos, E. de A. dos, & Lacanallo-Arrais, L. F. (2025). “Por que continuo professora?”: a significação da atuação docente em formação continuada. Perspectivas Em Diálogo: Revista De Educação E Sociedade, 12(31), 356-377. https://doi.org/10.55028/pdres.v12i31.22818