Tecnologias digitais na formação inicial de professores: percepções dos estudantes sobre a inovação pedagógica

  • Daiani Damm Tonetto Riedner Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
Palavras-chave: Práticas Pedagógicas. Tecnologias Digitais. Inovação. Formação de Professores.

Resumo

Este trabalho discute o conceito de inovação das práticas pedagógicas na perspectiva dos estudantes de cursos de licenciatura, tendo como base uma investigação sobre o uso de tecnologias digitais nas práticas pedagógicas dos cursos de formação inicial de professores. A problemática da pesquisa teve como foco conhecer suas características e identificar algumas práticas inovadoras no contexto institucional. O objetivo deste trabalho é apresentar e discutir tais práticas, bem como as percepções dos estudantes sobre o conceito de inovação. A base empírica foi construída por meio de um questionário online aplicado para cento e sessenta e um estudantes de diversos cursos de licenciatura e de entrevistas realizadas com vinte estudantes de seis cursos de Pedagogia, ambos aplicados a uma mesma Instituição Pública de Ensino Superior no Brasil. Na perspectiva dos estudantes, a inovação das práticas pedagógicas aparece relacionada principalmente a quatro elementos: a) uso de tecnologias, b) metodologias diferenciadas no trabalho pedagógico, c) práticas pedagógicas contextualizadas, e d) aulas atrativas e motivadoras. As análises indicam que as possibilidades de inovação dependem, principalmente, de mudanças metodológicas em todos os espaços de aprendizagem. No entanto, a criação de uma cultura de inovação no âmbito da formação inicial de professores requer uma mobilização institucional que envolva a melhoria da infraestrutura física e tecnológica disponibilizada para os cursos e a criação de uma política institucional de formação inicial e continuada de professores incorporando a mobilização para práticas colaborativas e reestruturação dos currículos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Daiani Damm Tonetto Riedner, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
Professora Adjunta da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Desde 2016 coordena o Grupo de Pesquisa em Educação, Tecnologias e Formação Docente (EduTec/UFMS). Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (2010), Mestrado em Educação pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (2013) e Doutorado em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2018). Faz parte Grupo de Pesquisa em Formação Docente e Tecnologias - ForTec/Puc-Rio. Atua nos temas de educação, mídias, tecnologias digitais e educação a distância. Google Certified Educator Nivel 2 (2019). Atualmente é Chefe de Divisão de Educação a Distância da Secretaria Especial de Educação a Distância - SEAD/UFMS. É representante institucional da UniRede e Coordenadora Adjunta UAB na UFMS.

Referências

BAKIR, Nesrin. Technology and teacher education: a brief glimpse of the research and practice that have shaped the field. Tech Trends, n. 60, jan. 2016.

BALESTRINI, Mara. El traspaso de la tiza al celular: Celumetrajes em el Proyecto Facebook para pensar com imágenes y narrativas transmedia. In: PISCITELLI, Alejandro; ADAIME, Iván; BINDER, Inés. (Org.). El proyecto Facebook y la Posuniversidad. Sistemas operativos sociales y entornos abiertos de aprendizaje. Buenos Aires: Ariel/Fundación Telefónica, 2010.

BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. 3. ed. Tradução Luís Antero Reto e Augusto Pinheiro. Lisboa: Edições 70, 1977.

BECKER, Howard S. Métodos de pesquisa em ciências sociais. Tradução Marco Estevão Renato Aguiar. São Paulo, SP: HUCITEC, 1993.

BOURDIEU, Pierre. O poder simbólico. Tradução Fernando Tomaz. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 1989.

CANÁRIO, Rui. A inovação como processo permanente. Revista da Educação, Lisboa, n. 2, 1987.

CASTELLS, Manuel. A sociedade em rede – A era da informação: economia, sociedade e cultura. São Paulo: Paz e Terra, 1999.

CAVALCANTE, Ricardo Bezerra. CALIXTO, Pedro. PINHEIRO, Marta Macedo Kerr. Análise de conteúdo: considerações gerais, relações com a pergunta de pesquisa, possibilidades e limitações do método. Informação e Sociedade: Estudos, João Pessoa, v. 24, n. 1, p. 13-18, jan./abr. 2014.

FANTIN, Monica; RIVOLTELLA, Pier Cesare. (Org.). Cultura digital e escola: pesquisa e formação de professores. Campinas, SP: Papirus, 2012.

GATTI, Bernadete Angelina; BARRETO, Elba Siqueira de Sá. (Coord.). Professores do Brasil: impasses e desafios. Brasília: UNESCO, 2009.

GEE, James Paul. Games, Learning, and Society: Learning and Meaning in the Digital Age. Cambridge: University Press, 2012.

HEINSFELD, Bruna Damiana; PISCHETOLA, Magda. Cultura digital e educação, uma leitura dos estudos culturais sobre os desafios da contemporaneidade. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, v. 12, n. esp. 2, p. 1349-1371, ago. 2017. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/10301. Acesso em: 06 out. 2019.

JENKINS, Henry. et al. Confronting the Challenges of Participatory Culture: Media Education for the 21st Century. Cambridge-London: MIT Press, 2009.

KENSKI, Vani Moreira. Tecnologias e tempo docente. Campinas, SP: Papirus, 2013.

LESSIG, Lawrence. Remix: Making Art and Commerce Thrive in the Hybrid Economy. New York: The Penguin Press/Penguin Group, 2008.

LÉVY, Pierre. Cibercultura. Tradução de Carlos Irineu da Costa. São Paulo: Ed. 34, 1999.

MANEVY, Alfredo. O que é cultura digital? In: SAVAZONI, Rodrigo. COHN, Sergio. (Org.). Cultura digital.br. Rio de Janeiro: Beco do Azougue, 2009.

MARCELO, Carlos. Las tecnologías para la innovación y la práctica docente. Revista Brasileira de Educação, v. 18, n. 52, jan./mar. 2013. Disponível em: <https://bit.ly/2IplUrp>. Acesso em: 5 jul. 2015.

MARTÍN-BARBERO, JESÚS. Nuevos regímenes de visualidad y des-centramientos educativos. Revista de Educación, Espanha, n. 338, set./dez., 2005. Disponível em: <https://bit.ly/2Im5EHR>. Acesso em: 15 maio. 2018.

MORAN, José Manuel. Ensino e aprendizagem inovadores com o uso de tecnologias. In: MORAN, José Manuel; MASETTO, Marcos T.; BEHRENS, Marilda Aparecida. Novas tecnologias e mediação pedagógica. 21. Ed. Campinas, SP: Papirus, 2013.

PISCHETOLA, Magda. Inclusão digital e educação: a nova cultura da sala de aula. Petrópolis/Rio de Janeiro: Vozes/PUC-Rio, 2016.

POSTMAN, Neil; WEINGARTNER, Charles. Contestação: nova fórmula de ensino. Tradução de Álvaro Cabral. 3. ed. Rio de Janeiro: Expressão e Cultura, 1974.

SANTAELLA, Lúcia. Desafios da ubiquidade para a educação. Revista Ensino Superior, Unicamp, 2013. Disponível em: <https://bit.ly/2cGc6Ly>. Acesso em: 11 maio. 2018.

SILVA, Marco. Indicadores de interatividade para o professor presencial e on-line. Revista Diálogo Educacional, v. 4, n. 12, maio./ago. 2004. Disponível em: <https://bit.ly/2nwu7Bg>. Acesso em: 15 maio. 2018.

SZYMANSKI, Heloisa. (Org.). A entrevista na educação: a prática reflexiva. 4. Ed. Brasília: Líber Livro, 2011.

Publicado
2019-10-30
Como Citar
Riedner, D. D. T. (2019). Tecnologias digitais na formação inicial de professores: percepções dos estudantes sobre a inovação pedagógica. Perspectivas Em Diálogo: Revista De Educação E Sociedade, 6(12), 28-50. Recuperado de https://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/9169