Realização de um Estudo Historiográfico da Disciplina de Construções Geométricas nos cursos de Licenciatura em Matemática da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
Resumo
Abordamos neste artigo o Projeto de Pesquisa de Mestrado em rumo a sua finalização, que tem o intuito de produzir conhecimento histórico a respeito dos cursos de Licenciatura em Matemática na UFMS, e o recorte é pelo viés da disciplina de Construções Geométricas. A investigação por essa disciplina especificamente se dá pelo fato que esta sofreu várias mudanças ao longo do tempo e tem diferentes posicionamentos frente à formação de professores de Matemática. Durante a pesquisa, entrevistei professores, que lecionam ou lecionaram Construções Geométricas em diferentes Campi da UFMS. Apoiamo-nos na metodologia da História Oral, e a análise dos dados está sendo realizada de forma paradigmática, observando os pontos de semelhança e divergência em relação às falas dos entrevistados. Muitas informações importantes foram relatadas nas entrevistas, como o apontamento dela ser uma disciplina fundamental, pois “recupera” ou ensina conceitos em que os alunos deveriam ter aprendido no Ensino Médio.
Referências
Gamboa, S. (2007). Pesquisa em educação: métodos e epistemologias. Chapecó: Argos Editora da Unachapecó.
Garnica, A. (2007). Manual de História Oral em Educação Matemática: outros usos, outros abusos. SNHMat-SBHMat.
Pellegrin, P. & Fioreze, L. (2015). O ensino de Geometria por meio da arte e tecnologia. LUME. Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Disponível em: https://www.lume.ufrgs.br/bitstream/handle/10183/134150/000984674.pdf?sequence=1.
Rabelo, A. (2011). A importância da investigação narrativa na educação. Educação & Sociedade, 32 (144),171-188.
Silva, N. (2016). Cenas sobre a formação e atuação de professores em Matemática de Paranaíba na segunda metade do século XX. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática)- PPGEDUMAT. Campo Grande: Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Retirado em 30 de julho, de 2020, de: https://repositorio.ufms.br:8443/jspui/handle/123456789/2951.
Zuin, E. (2001). Da régua e do compasso: as construções geométricas como um saber escolar no Brasil. Dissertação (Mestrado em Educação) – UFMG, Programa de Pós-Graduação em Educação, Belo Horizonte, MG.
1. Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado