Realização de um Estudo Historiográfico da Disciplina de Construções Geométricas nos cursos de Licenciatura em Matemática da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

  • Mariana Duarte de Souza UFMS
  • Thiago Pedro Pinto Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS

Resumo

Abordamos neste artigo o Projeto de Pesquisa de Mestrado em rumo a sua finalização, que tem o intuito de produzir conhecimento histórico a respeito dos cursos de Licenciatura em Matemática na UFMS, e o recorte é pelo viés da disciplina de Construções Geométricas. A investigação por essa disciplina especificamente se dá pelo fato que esta sofreu várias mudanças ao longo do tempo e tem diferentes posicionamentos frente à formação de professores de Matemática. Durante a pesquisa, entrevistei professores, que lecionam ou lecionaram Construções Geométricas em diferentes Campi da UFMS. Apoiamo-nos na metodologia da História Oral, e a análise dos dados está sendo realizada de forma paradigmática, observando os pontos de semelhança e divergência em relação às falas dos entrevistados. Muitas informações importantes foram relatadas nas entrevistas, como o apontamento dela ser uma disciplina fundamental, pois “recupera” ou ensina conceitos em que os alunos deveriam ter aprendido no Ensino Médio.

Biografia do Autor

Mariana Duarte de Souza, UFMS

Mestranda em Educação Matemática pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Brasil. E-mail: marianaduarteufms@gmail.com.

Thiago Pedro Pinto, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS

Doutor em Educação para a Ciência pela Universidade Estadual Paulista – Bauru. Professor da Universidade Federal de Mato Grosso Sul/ PPGEDUMAT. E-mail: thiago.pinto@ufms.br.

Referências

Gamboa, S. (2007). Pesquisa em educação: métodos e epistemologias. Chapecó: Argos Editora da Unachapecó.

Garnica, A. (2007). Manual de História Oral em Educação Matemática: outros usos, outros abusos. SNHMat-SBHMat.

Pellegrin, P. & Fioreze, L. (2015). O ensino de Geometria por meio da arte e tecnologia. LUME. Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Disponível em: https://www.lume.ufrgs.br/bitstream/handle/10183/134150/000984674.pdf?sequence=1.

Rabelo, A. (2011). A importância da investigação narrativa na educação. Educação & Sociedade, 32 (144),171-188.

Silva, N. (2016). Cenas sobre a formação e atuação de professores em Matemática de Paranaíba na segunda metade do século XX. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática)- PPGEDUMAT. Campo Grande: Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Retirado em 30 de julho, de 2020, de: https://repositorio.ufms.br:8443/jspui/handle/123456789/2951.

Zuin, E. (2001). Da régua e do compasso: as construções geométricas como um saber escolar no Brasil. Dissertação (Mestrado em Educação) – UFMG, Programa de Pós-Graduação em Educação, Belo Horizonte, MG.

Publicado
2020-10-26
Como Citar
de Souza, M. D., & Pinto, T. P. (2020). Realização de um Estudo Historiográfico da Disciplina de Construções Geométricas nos cursos de Licenciatura em Matemática da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Anais Do ENAPHEM - Encontro Nacional De Pesquisa Em História Da Educação Matemática - ISSN 2596-3228, (5), 1-5. Recuperado de https://periodicos.ufms.br/index.php/ENAPHEM/article/view/10901
Seção
Sessões Coordenadas

Artigos mais lidos pelo mesmo (s) autor (es)