Apontamentos sobre o documento: Processo de reconhecimento do Curso de Graduação em Matemática da UNIDERP/CESUP
Resumo
Este texto traz alguns apontamentos sobre a pesquisa que subsidia este trabalho: “Uma História acerca da Constituição do Curso de Graduação em Matemática da Universidade para o Desenvolvimento do Estado e da Região do Pantanal (UNIDERP/CESUP)”, apresentando também a análise do documento “Processo de Reconhecimento: Curso de Matemática”, disponibilizado pela instituição. Inicialmente, apresentamos a pesquisa e a metodologia norteadora: a História Oral. Entre as particularidades encontradas no curso, está a oferta de Licenciatura e Bacharelado concomitantes e relacionadas à Computação - advento da década de 1990 - que, assim como o pertencimento do curso a uma instituição particular, destaca-se como traço comum, pois há indícios de um grande número de instituições particulares e de cursos surgidos nesta época. Este trabalho está inserido no panorama de projetos do Grupo HEMEP (História da Educação Matemática em Pesquisa), que visa mapear a formação e atuação de professores que ensinam/ensinaram Matemática no Estado de Mato Grosso do Sul. Também integra o projeto do GHOEM (Grupo de História Oral e Educação Matemática), que busca mapear a formação e atuação docente, em nível nacional. Ao final, trazemos uma leitura do documento em questão, sendo este um dos diversos movimentos analíticos que implementaremos, ao longo do estudo.1. Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
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