Sessão 8: O ensino de matemática no Grupo Escolar Eliazar Braga
Resumo
Este texto tem o intuito de retratar um dos vieses explorados por uma pesquisa de doutorado (SOUZA, 2011) que se estruturou com o objetivo de compreender a dinâmica escolar em torno do ensino de matemática no Grupo Escolar Eliazar Braga, que funcionou em Pederneiras/SP no período de 1920 a 1975. A partir da metodologia história oral, foram mobilizadas fontes como fotografias, jornais escolares, documentos escritos do acervo do Grupo e entrevistas com antigos professores, diretora e alunos dessa instituição. Essa investigação evidencia a multiplicidade de movimentos como Escola Nova e Matemática Moderna, além de assinalar para o hibridismo que caracteriza o ensino de matemática ao longo dos anos.
1. Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado