Sessão 3: FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA EM MATO GROSSO DO SUL: um olhar em Dourados
Resumo
Este artigo trata de uma pesquisa em que pretendemos caracterizar o primeiro curso de formação de professores de matemática da cidade de Dourados. Iremos analisar as movimentações que levaram à criação, implantação e estruturação do corpo docente ofertada pela FUFMS / UFGD na década de 1980. Para tanto são mobilizadas, além das fontes escritas, entrevistas cedidas pelos primeiros professores do curso de habilitação e licenciatura em matemática, com o objetivo de compreender o processo de implantação e do desenvolvimento sob o olhar dos entrevistados. A pesquisa aqui relatada se baseia na metodologia da História oral que proporciona, por meio das entrevistas, a criação de documentos orais e escritos que são fundamentais à investigação. O estudo do movimento de/para implantação desse curso envolve, ainda, um mapeamento dos profissionais (e de sua formação) que foram responsáveis pela formação dos professores de matemática de FUFMS / UFGD.
1. Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
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