Narrativas no Trabalho com História Oral

  • Luzia Aparecida de Souza Docente da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, UFMS, Campus de Campo Grande

Resumo

Este texto busca articular ideias em torno da temática Narrativas e História da Educação Matemática, proposta aqui como Mesa Redonda, explicitando as potencialidades da narrativa no trabalho com história oral e como estas podem ser articuladas a uma postura historiográfica. A história oral é discutida enquanto metodologia de pesquisa mobilizada na História da Educação Matemática para a construção de narrativas enquanto fontes históricas. A potencialidade das
narrativas para compreensão das singularidades de professores de Matemática é ressaltada, assim como sua relevância como meio de construção do narrador frente ao pesquisador. O texto busca, por fim, articular a postura historiográfica evidenciada ao exercício de busca pelas singularidades que caracterizam as narrativas, assinalando para a análise narrativa como um exercício analítico fundamental às pesquisas em Educação Matemática.

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Publicado
2022-01-06
Como Citar
Souza, L. A. de. (2022). Narrativas no Trabalho com História Oral . Anais Do ENAPHEM - Encontro Nacional De Pesquisa Em História Da Educação Matemática, (2), 71-78. Recuperado de https://periodicos.ufms.br/index.php/ENAPHEM/article/view/15108
Seção
Mesas redondas - submetidas