História da educação matemática: uma experiência da preservação da cultura escolar

  • Yohana Taise Hoffmann Mestrandada Universidade Federal de Santa Catarina –UFSC, Campus Universitário Trindade.
  • David Antonio da Costa Docenteda Universidade Federal de Santa Catarina –UFSC, Campus Universitário Trindade

Resumo

O presente trabalho tem como objetivo apresentar algumas concepções a respeito da cultura escolar, problematizando uma experiência a respeito das mobilizações que o Grupo de Pesquisa de História da Educação Matemática no Brasil (GHEMAT) vem realizando para preservar os documentos que se referem a cultura escolar. Primeiramente são apresentadas as diferentes interpretações da expressão cultura escolar na visão de alguns autores (CHERVEL, 1988, 1990; JULIA, 2001; VIÑAO FRAGO, 2007). No segundo momento apresentamos os esforços efetuados pelos pesquisadores do GHEMAT em conservar a cultura escolar, principalmente a mobilização dos cadernos escolares de alunos e professores no período de 1890 a 1970, e qual ferramenta tecnológica vem contribuindo para preservar as fontes que contribuem para os avanços nas pesquisas.
Como Citar
Hoffmann, Y. T., & Costa, D. A. da. (1). História da educação matemática: uma experiência da preservação da cultura escolar. Anais Do ENAPHEM - Encontro Nacional De Pesquisa Em História Da Educação Matemática, (3). Recuperado de https://periodicos.ufms.br/index.php/ENAPHEM/article/view/6257
Seção
Sessões Coordenadas