História da educação matemática: uma experiência da preservação da cultura escolar
Resumo
O presente trabalho tem como objetivo apresentar algumas concepções a respeito da cultura escolar, problematizando uma experiência a respeito das mobilizações que o Grupo de Pesquisa de História da Educação Matemática no Brasil (GHEMAT) vem realizando para preservar os documentos que se referem a cultura escolar. Primeiramente são apresentadas as diferentes interpretações da expressão cultura escolar na visão de alguns autores (CHERVEL, 1988, 1990; JULIA, 2001; VIÑAO FRAGO, 2007). No segundo momento apresentamos os esforços efetuados pelos pesquisadores do GHEMAT em conservar a cultura escolar, principalmente a mobilização dos cadernos escolares de alunos e professores no período de 1890 a 1970, e qual ferramenta tecnológica vem contribuindo para preservar as fontes que contribuem para os avanços nas pesquisas.1. Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado