A Presença dos Problemas Aritméticos na Revista do Ensino de Minas Gerais (1925-1927)
Resumo
Esta comunicação está filiada aos estudos históricos da Educação Matemática e associada ao Grupo de Pesquisa de História da Educação Matemática – Santa Catarina (GHEMAT–SC). O objetivo deste texto visa discutir a presença dos problemas aritméticos na Revista do Ensino de Minas Gerais no recorte temporal de 1925 a 1927. Como aporte teórico metodológico, utilizam-se os estudos respaldados na História Cultural, na Cultura Escolar e nos conhecimentos oriundos desta cultura, relacionados ao ensino de matemática. As fontes utilizadas nesta investigação são artigos referentes à Revista do Ensino de Minas Gerais dos anos de 1925 a 1927. A partir da análise das fontes, constatam-se dois principais focos para o ensino de aritmética nos artigos desse periódico: o ensino pelo Método de Projetos e as orientações das Lições de Aritmética de Vitalia Campos. Identificam-se, ao longo da análise dos artigos, diferentes representações para o ensino de problemas aritméticos. Em certos momentos, verificam-se os problemas como aplicação dos conteúdos vinculados à vida prática dos alunos. De outro modo, aparecem de forma oral como meio de ensinar aritmética, mas também, ao final, como forma de verificação do conteúdo estudado, oportunizando o desenvolvimento do raciocínio dos alunos.
1. Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado