APRENDIZAGEM DA ESTATÍSTICA DE ESTUDANTES DA COMUNICAÇÃO SOCIAL ALICERÇADA NUM PROJETO DE INVESTIGAÇÃO
Resumo
Este artigo foca-se numa experiência de formação de ensino da estatística envolvendo estudantes do Curso de Licenciatura em Comunicação Social da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal (Portugal). Decorre de um estudo de cariz exploratório cujo objetivo é identificar potencialidades para a aprendizagem da estatística pelo envolvimento dos estudantes num projeto de investigação. Este estudo constitui uma investigação sobre a própria prática da formadora (primeira autora deste artigo). Os dados foram recolhidos através da recolha documental e de questionários realizados aos estudantes. O envolvimento dos estudantes no projeto de investigação resultou num maior interesse pela aprendizagem da estatística e no desenvolvimento das suas capacidades de transnumeração, de raciocínio com modelos e de integração da estatística no contexto. Este estudo permite destacar, ainda, o valor atribuído pelos estudantes às aprendizagens relacionadas com a estatística e com a ferramenta folha de cálculo para a sua vida profissional futura, por se envolverem num projeto de investigação estatística que tem subjacente dados reais.
Referências
ALLEN, R A et al. Statistics for the biological and environmental sciences: improving service teach-ing for postgraduates. Journal of Statistical …, v. 8, 2010. Disponível em: https://link.ufms.br/uxaAp.
BATANERO, C. Dificultades de los estudiantes en los conceptos estadísticos elementales: el caso de las medidas de posición central. 2000, Lisboa: Sociedade Portuguesa de Estatística, Associação de Professores de Matemática, Departamentos de Educação e de Estatística e Investigação Operacional da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, 2000. p. 31–48.
BATANERO, Carmen; DÍAZ, Carmen. El papel de los proyectos en la enseñanza y aprendizaje de la estadística. Atas do I Congresso de Estatística e Investigação Operacional da Galiza e Norte de Portugal - VII Congreso Galego de Estatística e Investigación de Operacións. Guimarães: [s.n.], 2005. Disponível em: https://link.ufms.br/BTFVc.
BATANERO, Carmen; GODINO, Juan. Perspectivas de la educación estadística como área de in-vestigación. Líneas de investigación en Didáctica de las matemáticas, p. 203–226, 2005. Disponível em: https://link.ufms.br/7Ba8V.
BOAVIDA, Ana et al. Manual de para Professores do Ensino Primário. Luanda: Ministério da Educação - República de Angola, 2016.
BARROS, Júlia; SILVESTRE, Cláudia. Estatísticas e Jornalismo em Tempo de Pandemia. 3.o Congresso Internacional Media Ecology and Image Studies - Democracia, meios e pandemia. [S.l: s.n.], 2020. Disponível em: https://link.ufms.br/FxLeo.
BURGESS, Tim. Teacher Knowledge and Statistics: What Types of Knowledge Are Used in the Primary Classroom? The Montana Mathematics Enthusiast, v. 6, p. 3–24, 2009.
CHANCE, Beth et al. The Role of Technology in Improving Student Learning of Statistics. Technology Innovations in Statistics Education, v. 1, n. 1, 2007. Disponível em: https://link.ufms.br/GSoJU.
FERNANDES, José. A. Ensino e aprendizagem da estatística - realidades e desafios. In: COSTA, C.; MAMEDE, E.; GUIMARÃES, F. (Org.). Números e estatística: reflectindo no presente, perspectivando o futuro - Actas XIX EIEM. SEM SPCE ed. Vila Real: [s.n.], 2009. p. 1–12. Disponível em: https://link.ufms.br/ZCXIo.
GAL, Iddo. Adults’ statistical literacy: Meanings, components, responsibilities. International Statistical Review, v. 70, n. 1, p. 1–25, 2002.
GARFIELD, Joan. The challenge of developing statistical reasoning. Journal of Statistics Education, v. 10, n. 3, 2002.
GARFIELD, Joan; BEN-ZVI, Dani. How students learn statistics revisited: A current review of research on teaching and learning statistics. International Statistical Review, v. 75, n. 3, p. 372–396, 2007.
LOVETT, Marsha C.; GREENHOUSE, Joel R. Applying Cognitive Theory to Statistics Instruction. American Statistician, v. 54, n. 3, p. 196–206, 2000.
MARÔPO, Lídia et al. Projeto Competências de Informação para Jovens da Era Digital (CIJED) Relatório final. Setúbal: Instituto Politécnico de Setúbal, 2021.
OLIVEIRA, Hélia; HENRIQUES, Ana. Um quadro de análise do conhecimento estatístico para ensinar de futuros professores. Boletim Gepem (online), v. 64, 2014.
PONTE, João P. Investigar a nossa própria prática: Uma estratégia de formação e de construção do conhecimento profissional. In: CASTRO, E.; TORRE, E. (Eds.). Investigación en educación matemática. Octavo Simposio de la Sociedad Española de Investigación en Educación Matemática (S.E.I.E.M.). A Coruña: 2004. p. 61–84. Disponível em: https://link.ufms.br/FsdFj
SILVA, Michel; LIMA, Roberta; ANDRÉ, Vieira. Excel como recurso didático nas aulas de estatística. Atas do 11.o Encontro Internacional de Formação de Professores – 12.o Fórum Permanente de Inovação Educacional. [S.l: s.n.], 2018. Disponível em: https://link.ufms.br/tt5ud.
TISHKOVSKAYA, Svetlana; LANCASTER, Gillian A. Statistical education in the 21st century: A review of challenges, teaching innovations and strategies for reform. Journal of Statistics Education, v. 20, n. 2, 2012.
VERHOEVEN, Pieternel. Statistics Education in the Netherlands and Flanders. An Outlines of Introductory courses at Universities and Collage. In ICOTS-7 Conference Proceedings, n. January 2006, 2006.
WILS, C. J.; PFANNKUCH, M. Statistical Thinking in Empirical Enquiry. Internacional Statiscal Review, v. 67, n. 3, p. 223–265, 1999.
Copyright (c) 2021 Revista Edutec - Educação, Tecnologias Digitais e Formação Docente
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
A Revista Edutec utiliza como base a Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional, pois acredita na importância do movimento do acesso aberto nos periódicos científicos, como Open Archives Initiative.
Ao submeter um texto à revista os autores concordam com os seguintes termos:
- Os autores concordam em licenciar os trabalhos aceitos para publicação sob a Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.
- Com o licenciamento em CC-BY 4.0, os autores mantém os direitos intelectuais sobre o texto e concedem à Revista Edutec o direito de primeira publicação.
- Os autores concordam em autorizar o envio e indexação dos textos de sua autoria em bases de dados e portais de informação acadêmica e científica.
- Os autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online, em repositórios institucionais, em páginas pessoais e redes sociais acadêmicas, após o processo editorial, desde que sejam respeitadas as formas de licenciamento e apresentação do texto, além da indicação do local de origem de publicação, no caso, o link para a Revista Edutec.
- Os autores dos trabalhos publicados na Revista Edutec são expressamente responsáveis de direito por seu conteúdo.
- Todos os trabalhos submetidos à Revista Edutec que possuírem em seu corpo imagens, fotografias, figuras em que estejam registradas imagens de seres humanos, devem vir acompanhados de Termo de Autorização de Uso de Imagem, do membro participante da imagem e, no caso de crianças, dos familiares das crianças expostas, com dados e assinatura dos mesmos.