NARRATIVAS DOS SONHOS POSSÍVEIS

A APRENDIZAGEM REMOTA NA PANDEMIA EM UMA PERSPECTIVA FREIRIANA

Palavras-chave: Narrativas, Pedagogia, Aprendizagem remota, Pandemia

Resumo

Devido a pandemia da COVID-19, sem tempo suficiente para se prepararem, alunos e professores deixaram a sala de aula para vivenciar uma experiência de aprendizagem remota. A fim de compreender como tem ocorrido esse processo de ensino-aprendizagem, foram entrevistados 26 alunos(as) de 17 e 18 anos de idade, atualmente matriculados no terceiro ano do ensino médio de uma escola pública. Com esse estudo de caso, pretende-se apresentar os desafios enfrentados pelos participantes nessa modalidade de ensino perante ao isolamento social e ao uso das Novas Tecnologias de Informação e Comunicação (NTICs), as quais tornaram-se instrumentos indispensáveis na atualidade. Para gerar os dados, utilizou-se o instrumento “Questionário” por ele conceder ao participante a oportunidade de explorar sua subjetividade em suas respostas, cabendo a ele decidir o que e como respondê-lo. Por sua vez, para realizar-se a análise dos dados, recorreu-se às obras freirianas como apoio teórico. Acredita-se que os estudos de Paulo Freire dialogam como esse porque o autor defende uma pedagogia que abraça os oprimidos, estimula a autonomia e oferta esperança àqueles que, muitas vezes, são silenciados pela intolerância à diversidade e pela alienação. Espera-se que esse estudo seja um meio de reflexão sobre o ato de ensinar, considerando que o ensino exige vários fatores internos e externos, tais como: respeito aos saberes dos educandos, rejeição a qualquer forma de discriminação, disponibilidade para o diálogo e, acima de tudo, a convicção de que a mudança é possível.

 

Biografia do Autor

Aline Gomes da Silva, Instituto Federal de Goiás

Possui graduação em Licenciatura Plena em Letras pela Universidade Estadual de Goiás, especialização em Gestão Educacional pela Universidade Estadual de Goiás e em Língua Inglesa pela UniEvangélica. Mestrado em Letras e Linguística pela Universidade Federal de Goiás, doutorado em Letras e Linguística pela Universidade Federal de Goiás. Atualmente é professora do ensino básico, técnico e tecnológico do Instituto Federal de Goiás - campus de Anápolis e coordenadora do Curso Técnico Integral em Comércio Exterior.

Referências

FREIRE, Paulo. Por uma pedagogia da pergunta. 7. ed. Rio de Janeiro/São Paulo: Paz e Terra, 2011.

FREIRE, A. M. A. (Org.). Pedagogia da libertação em Paulo Freire. 2. ed. Rio de Janeiro/São Paulo: Paz e Terra, 2017.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 55. ed. Rio de Janeiro/São Paulo: Paz e Terra, 2017.

FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido: o manuscrito. Projeto editorial, organização, revisão e textos introdutórios de Jason Ferreira Mafra, José Eustáquio Romão, Moacir Gadotti. São Paulo: Instituto Paulo Freire, Uninove; BT Académica, 2018.

FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. 75. ed. Rio de Janeiro/São Paulo: Paz e Terra, 2020.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da tolerância. 7. ed. Rio de Janeiro/São Paulo: Paz e Terra, 2020.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da esperança: um reencontro com a pedagogia do oprimido. 28. ed. Rio de Janeiro/São Paulo: Paz e Terra, 2021a.

FREIRE, Paulo. Pedagogia dos sonhos possíveis. 4. ed. Rio de Janeiro/São Paulo: Paz e Terra, 2021b.

FREIRE, Paulo. Professora, sim; tia, não: cartas a quem ousa ensinar. 31ª ed. Rio de Janeiro/São Paulo: Paz e Terra, 2021c.

HALL, J. K. Teaching and researching language and culture. Harlow: Pearson Education, 2012.

KENSKI, V. M. Educação e tecnologias: o novo ritmo da informação. Campinas, SP: Papirus, 2007.

KOHAN, W. Paulo Freire, mais do que nunca: uma biografia. 1ª ed. Belo Horizonte: Vestígio, 2019.

PERRENOUD, P. 10 novas competências para ensinar. Porto Alegre: Artmed, 2000.

PRENSKY, M. Teaching the right stuff: not yesterday’s stuff or today’s – but tomorrow’s!”. Educational technology, maio/junho 2012, p. 01-03.

REES, D. K.; MELLO, H. A. B. A investigação etnográfica na sala de aula de segunda língua/língua estrangeira. Cadernos do IL. Porto Alegre, n. 42, p. 30-50, jun. 2011.

Publicado
2021-12-28
Como Citar
Gomes da Silva, A. (2021). NARRATIVAS DOS SONHOS POSSÍVEIS. Revista Edutec - Educação, Tecnologias Digitais E Formação Docente, 1(1), 21. Recuperado de https://periodicos.ufms.br/index.php/EduTec/article/view/13654
Seção
Dossiê: Educação e tecnologias digitais em cenários de transição