Narrativas dos sonhos possíveis

A aprendizagem remota na pandemia em uma perspectiva freiriana

Autores

DOI:

https://doi.org/10.55028/edutec.v1i1.13654

Palavras-chave:

Narrativas, Pedagogia, Aprendizagem remota, Pandemia

Resumo

Devido a pandemia da COVID-19, sem tempo suficiente para se prepararem, alunos e professores deixaram a sala de aula para vivenciar uma experiência de aprendizagem remota. A fim de compreender como tem ocorrido esse processo de ensino-aprendizagem, foram entrevistados 26 alunos(as) de 17 e 18 anos de idade, atualmente matriculados no terceiro ano do ensino médio de uma escola pública. Com esse estudo de caso, pretende-se apresentar os desafios enfrentados pelos participantes nessa modalidade de ensino perante ao isolamento social e ao uso das Novas Tecnologias de Informação e Comunicação (NTICs), as quais tornaram-se instrumentos indispensáveis na atualidade. Para gerar os dados, utilizou-se o instrumento “Questionário” por ele conceder ao participante a oportunidade de explorar sua subjetividade em suas respostas, cabendo a ele decidir o que e como respondê-lo. Por sua vez, para realizar-se a análise dos dados, recorreu-se às obras freirianas como apoio teórico. Acredita-se que os estudos de Paulo Freire dialogam como esse porque o autor defende uma pedagogia que abraça os oprimidos, estimula a autonomia e oferta esperança àqueles que, muitas vezes, são silenciados pela intolerância à diversidade e pela alienação. Espera-se que esse estudo seja um meio de reflexão sobre o ato de ensinar, considerando que o ensino exige vários fatores internos e externos, tais como: respeito aos saberes dos educandos, rejeição a qualquer forma de discriminação, disponibilidade para o diálogo e, acima de tudo, a convicção de que a mudança é possível.

 

Biografia do Autor

  • Aline Gomes da Silva, Instituto Federal de Goiás

    Possui graduação em Licenciatura Plena em Letras pela Universidade Estadual de Goiás, especialização em Gestão Educacional pela Universidade Estadual de Goiás e em Língua Inglesa pela UniEvangélica. Mestrado em Letras e Linguística pela Universidade Federal de Goiás, doutorado em Letras e Linguística pela Universidade Federal de Goiás. Atualmente é professora do ensino básico, técnico e tecnológico do Instituto Federal de Goiás - campus de Anápolis e coordenadora do Curso Técnico Integral em Comércio Exterior.

Referências

FREIRE, Paulo. Por uma pedagogia da pergunta. 7. ed. Rio de Janeiro/São Paulo: Paz e Terra, 2011.

FREIRE, A. M. A. (Org.). Pedagogia da libertação em Paulo Freire. 2. ed. Rio de Janeiro/São Paulo: Paz e Terra, 2017.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 55. ed. Rio de Janeiro/São Paulo: Paz e Terra, 2017.

FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido: o manuscrito. Projeto editorial, organização, revisão e textos introdutórios de Jason Ferreira Mafra, José Eustáquio Romão, Moacir Gadotti. São Paulo: Instituto Paulo Freire, Uninove; BT Académica, 2018.

FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. 75. ed. Rio de Janeiro/São Paulo: Paz e Terra, 2020.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da tolerância. 7. ed. Rio de Janeiro/São Paulo: Paz e Terra, 2020.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da esperança: um reencontro com a pedagogia do oprimido. 28. ed. Rio de Janeiro/São Paulo: Paz e Terra, 2021a.

FREIRE, Paulo. Pedagogia dos sonhos possíveis. 4. ed. Rio de Janeiro/São Paulo: Paz e Terra, 2021b.

FREIRE, Paulo. Professora, sim; tia, não: cartas a quem ousa ensinar. 31ª ed. Rio de Janeiro/São Paulo: Paz e Terra, 2021c.

HALL, J. K. Teaching and researching language and culture. Harlow: Pearson Education, 2012.

KENSKI, V. M. Educação e tecnologias: o novo ritmo da informação. Campinas, SP: Papirus, 2007.

KOHAN, W. Paulo Freire, mais do que nunca: uma biografia. 1ª ed. Belo Horizonte: Vestígio, 2019.

PERRENOUD, P. 10 novas competências para ensinar. Porto Alegre: Artmed, 2000.

PRENSKY, M. Teaching the right stuff: not yesterday’s stuff or today’s – but tomorrow’s!”. Educational technology, maio/junho 2012, p. 01-03.

REES, D. K.; MELLO, H. A. B. A investigação etnográfica na sala de aula de segunda língua/língua estrangeira. Cadernos do IL. Porto Alegre, n. 42, p. 30-50, jun. 2011.

Downloads

Publicado

2021-12-28

Edição

Seção

Dossiê: Educação e tecnologias digitais em cenários de transição

Como Citar

SILVA, Aline Gomes da. Narrativas dos sonhos possíveis: A aprendizagem remota na pandemia em uma perspectiva freiriana. Revista Edutec - Educação, Tecnologias Digitais e Formação Docente, [S. l.], v. 1, n. 1, p. 21, 2021. DOI: 10.55028/edutec.v1i1.13654. Disponível em: https://periodicos.ufms.br/index.php/EduTec/article/view/13654. Acesso em: 31 jan. 2026.