NARRATIVAS DOS SONHOS POSSÍVEIS
A APRENDIZAGEM REMOTA NA PANDEMIA EM UMA PERSPECTIVA FREIRIANA
Resumo
Devido a pandemia da COVID-19, sem tempo suficiente para se prepararem, alunos e professores deixaram a sala de aula para vivenciar uma experiência de aprendizagem remota. A fim de compreender como tem ocorrido esse processo de ensino-aprendizagem, foram entrevistados 26 alunos(as) de 17 e 18 anos de idade, atualmente matriculados no terceiro ano do ensino médio de uma escola pública. Com esse estudo de caso, pretende-se apresentar os desafios enfrentados pelos participantes nessa modalidade de ensino perante ao isolamento social e ao uso das Novas Tecnologias de Informação e Comunicação (NTICs), as quais tornaram-se instrumentos indispensáveis na atualidade. Para gerar os dados, utilizou-se o instrumento “Questionário” por ele conceder ao participante a oportunidade de explorar sua subjetividade em suas respostas, cabendo a ele decidir o que e como respondê-lo. Por sua vez, para realizar-se a análise dos dados, recorreu-se às obras freirianas como apoio teórico. Acredita-se que os estudos de Paulo Freire dialogam como esse porque o autor defende uma pedagogia que abraça os oprimidos, estimula a autonomia e oferta esperança àqueles que, muitas vezes, são silenciados pela intolerância à diversidade e pela alienação. Espera-se que esse estudo seja um meio de reflexão sobre o ato de ensinar, considerando que o ensino exige vários fatores internos e externos, tais como: respeito aos saberes dos educandos, rejeição a qualquer forma de discriminação, disponibilidade para o diálogo e, acima de tudo, a convicção de que a mudança é possível.
Referências
FREIRE, Paulo. Por uma pedagogia da pergunta. 7. ed. Rio de Janeiro/São Paulo: Paz e Terra, 2011.
FREIRE, A. M. A. (Org.). Pedagogia da libertação em Paulo Freire. 2. ed. Rio de Janeiro/São Paulo: Paz e Terra, 2017.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 55. ed. Rio de Janeiro/São Paulo: Paz e Terra, 2017.
FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido: o manuscrito. Projeto editorial, organização, revisão e textos introdutórios de Jason Ferreira Mafra, José Eustáquio Romão, Moacir Gadotti. São Paulo: Instituto Paulo Freire, Uninove; BT Académica, 2018.
FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. 75. ed. Rio de Janeiro/São Paulo: Paz e Terra, 2020.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da tolerância. 7. ed. Rio de Janeiro/São Paulo: Paz e Terra, 2020.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da esperança: um reencontro com a pedagogia do oprimido. 28. ed. Rio de Janeiro/São Paulo: Paz e Terra, 2021a.
FREIRE, Paulo. Pedagogia dos sonhos possíveis. 4. ed. Rio de Janeiro/São Paulo: Paz e Terra, 2021b.
FREIRE, Paulo. Professora, sim; tia, não: cartas a quem ousa ensinar. 31ª ed. Rio de Janeiro/São Paulo: Paz e Terra, 2021c.
HALL, J. K. Teaching and researching language and culture. Harlow: Pearson Education, 2012.
KENSKI, V. M. Educação e tecnologias: o novo ritmo da informação. Campinas, SP: Papirus, 2007.
KOHAN, W. Paulo Freire, mais do que nunca: uma biografia. 1ª ed. Belo Horizonte: Vestígio, 2019.
PERRENOUD, P. 10 novas competências para ensinar. Porto Alegre: Artmed, 2000.
PRENSKY, M. Teaching the right stuff: not yesterday’s stuff or today’s – but tomorrow’s!”. Educational technology, maio/junho 2012, p. 01-03.
REES, D. K.; MELLO, H. A. B. A investigação etnográfica na sala de aula de segunda língua/língua estrangeira. Cadernos do IL. Porto Alegre, n. 42, p. 30-50, jun. 2011.
Copyright (c) 2021 Revista Edutec - Educação, Tecnologias Digitais e Formação Docente
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
A Revista Edutec utiliza como base a Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional, pois acredita na importância do movimento do acesso aberto nos periódicos científicos, como Open Archives Initiative.
Ao submeter um texto à revista os autores concordam com os seguintes termos:
- Os autores concordam em licenciar os trabalhos aceitos para publicação sob a Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.
- Com o licenciamento em CC-BY 4.0, os autores mantém os direitos intelectuais sobre o texto e concedem à Revista Edutec o direito de primeira publicação.
- Os autores concordam em autorizar o envio e indexação dos textos de sua autoria em bases de dados e portais de informação acadêmica e científica.
- Os autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online, em repositórios institucionais, em páginas pessoais e redes sociais acadêmicas, após o processo editorial, desde que sejam respeitadas as formas de licenciamento e apresentação do texto, além da indicação do local de origem de publicação, no caso, o link para a Revista Edutec.
- Os autores dos trabalhos publicados na Revista Edutec são expressamente responsáveis de direito por seu conteúdo.
- Todos os trabalhos submetidos à Revista Edutec que possuírem em seu corpo imagens, fotografias, figuras em que estejam registradas imagens de seres humanos, devem vir acompanhados de Termo de Autorização de Uso de Imagem, do membro participante da imagem e, no caso de crianças, dos familiares das crianças expostas, com dados e assinatura dos mesmos.