O QUE PODE SER MATÉRIA DE POESIA?
A VALORIZAÇÃO DO DIÁLOGO NA AULA DE LITERATURA
Resumo
Este artigo apresenta uma proposta didática para a leitura da obra “Matéria de poesia”, de Manoel de Barros, visando ampliar a percepção da poesia e seu impacto na compreensão de si mesmo e do outro. A proposta contempla experiências de leitura socializadoras e uso de mídias digitais para envolver os alunos em uma abordagem interativa. Neste trabalho, destaca-se a importância de considerar a literatura como um direito, não apenas como conteúdo curricular, e explora-se o uso da tecnologia na leitura literária. Defende-se que, embora a leitura em formato eletrônico tenha desafios, ela oferece oportunidades únicas de interação e engajamento dos alunos. A metodologia proposta segue o modelo de sequência didática proposto por Dolz, Noverraz e Schneuwly (2004) e inclui diferentes mídias, como murais virtuais, redes sociais, exibição de documentário e produção de podcasts. Espera-se que a proposta, que é direcionada aos anos finais do Ensino Fundamental, contribua significativamente para a valorização e apreciação da leitura literária, especialmente a poesia, e para a socialização das experiências de leitura na escola para além das avaliações tradicionais. Ademais, acredita-se que essa abordagem pode despertar um interesse duradouro pela literatura e pela expressão poética, enriquecendo assim o repertório cultural e intelectual dos estudantes. Portanto, conclui-se ser imperativo que as instituições educacionais reconheçam a importância dessa iniciativa e incentivem a sua implementação de forma abrangente e eficaz, para o benefício pleno dos alunos e da sociedade como um todo.
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