PROGRAMA ALUNO CONECTADO
MATERIALIZAÇÃO E DESCONTINUIDADE DA POLÍTICA DE TECNOLOGIA EDUCACIOONAL EM PERNAMBUCO
Resumo
O presente trabalho tem por objetivo compreender os processos de estabelecimento e posterior descontinuidade do Programa Aluno Conectado (PAC) em Pernambuco, como parte das políticas de inserção de tecnologias digitais de informação e comunicação (TDIC) na educação. A análise foi construída com base em pesquisa documental e entrevistas semiestruturadas com ex-integrantes da equipe de gestão do programa na Secretaria de Educação do Estado. Tomou como base para sua realização a Abordagem do Ciclo de Políticas formulada por Stephen Ball e Richard Bowe. Se ocupou também de compreender o histórico que antecede o referido programa como parte do chamado contexto de influência, parte do ciclo apontado por Ball. Essa trajetória possibilitou estabelecer o paralelo entre os programas anteriores e o Programa Aluno Conectado, percebendo semelhanças e identificando possíveis pontos em comum entre no que diz respeito às suas respectivas descontinuidades. O programa foi gradativamente minguando ao ponto de ser descontinuado, deixando de atender centenas de milhares de estudantes da rede estadual de ensino nesse processo. Um movimento que teria feito total diferença nos desdobramentos do contexto de ensino remoto imposto pela pandemia da COVID-19. Entende que a criação e descontinuidade do Programa Aluno Conectado em Pernambuco tem relação com o cenário político, no qual a inclusão digital estava inserida em um contexto de direitos. Identificou nas falas dos entrevistados, entre outros, elementos de natureza econômica como fatores decisivos para a descontinuidade de suas ações. Por outro lado, entende que sua descontinuidade também tem relação com a não sedimentação desse discurso como parte do direito à educação.
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