ENSINO REMOTO

PERCEPÇÕES ACADÊMICAS EM TEMPOS DE PANDEMIA

  • Lydiane Abdon Leal Faculdade LaSalle de Lucas do Rio Verde
  • Moacir Juliani Faculdade LaSalle de Lucas do Rio Verde
  • Nádia Ligianara Dewes Nyari Faculdade LaSalle de Lucas do Rio Verde
Palavras-chave: Pandemia, Educação, Aulas Simultâneas, Ensino Superior, Ensino-Aprendizagem

Resumo

A pandemia do novo Coronavírus (COVID-19) trouxe grandes desafios para a educação, várias instituições de ensino brasileiras adotaram o ensino remoto. Nesse sentido, o objetivo do presente estudo foi avaliar os impactos no processo de aprendizagem dos acadêmicos de Instituição Privada do Estado de Mato Grosso durante o período de aulas remotas. Trata-se de um estudo quantitativo-qualitativo de caráter exploratório-descritivo, realizado no segundo semestre de 2020, tendo como voluntários 233 (duzentos e trinta e três) acadêmicos matriculados entre os diferentes cursos ofertados pela IES. Os resultados obtidos dos questionários foram analisados estabelecendo relação com as contribuições dos autores que foram convidados neste estudo. Os dados tabulados, já as respostas descritivas foram comparadas e descritas de modo a demonstrar as diferentes opiniões e ideias sobre a mesma questão durante a pesquisa. Pode-se observar através dos resultados que a combinação de aulas presenciais com as facilidades das aulas remotas o que caracteriza o ensino híbrido a ser desenvolvido em um futuro próximo, buscando um amadurecimento desse modelo como opção de dinamismo que pode transcender os meios tradicionais de construção do conhecimento. Por meio da pesquisa foi possível revelar que os aspectos positivos percebidos pelos acadêmicos acerca das aulas remotas realizadas de forma emergencial em tempos de pandemia preponderaram sobre os negativos na IES estudada e que as aprendizagens realizadas no período a partir de análises e reflexões posteriores podem alavancar melhorias no processo de construção do conhecimento acadêmico.

Biografia do Autor

Lydiane Abdon Leal, Faculdade LaSalle de Lucas do Rio Verde

Possui graduação em Engenharia Civil pela Universidade Federal do Pará (1996), mestrado em Engenharia Civil pela UNICAMP - Universidade Estadual de Campinas (2000) e doutorado em Engenharia Mecânica pela UNICAMP (2005). Cursando Especialização em Engenharia Ferroviária na UFMT. Desde 2008 trabalha com gestão acadêmica de cursos de Graduação em Engenheira Civil e Arquitetura e Urbanismo em Faculdades/Universidades no Brasil. Foi professora convidada do curso de pós graduação em Avaliação de Impactos e Recuperação de Áreas Degradadas na UNIFACS (Universidade Salvador).

Moacir Juliani, Faculdade LaSalle de Lucas do Rio Verde

Doutor em Educação pela UFMT 2019. Coordenador do Curso de Licenciatura em Educação Física de 10/02/2011 até 01/02/2016 e de 17/10/2018 a 01/02/2023 e Coordenador do Curso de Pedagogia do Unilasalle Lucas - Lucas do Rio Verde - MT, de 17/02/2018 a 01/02/2023. Docente dos cursos de Educação Física e Pedagogia no Unilasalle Lucas de 10/02/2011 até 01/02/2016 e de 17/10/2018 a 01/02/2023. Licenciado em Educação Física pela Faculdade Salesiana de Educação Física (1991), Licenciado em Estudos Sociais 1 Grau pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras Dom Bosco (1987). Licenciado em Pedagogia (IBRA) 2021.

Nádia Ligianara Dewes Nyari, Faculdade LaSalle de Lucas do Rio Verde

Doutorado em Engenharia de Alimentos (URI - Erechim - RS), Coordenadora do Curso de Administração, Agronegócio e do NUPAC (Núcleo em Administração e Ciências Contábeis) do Unilasalle/Lucas, Professora do Ensino Superior e Membro do Grupo Inova LaSalle.

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Publicado
2023-12-29
Como Citar
Abdon Leal, L., Juliani, M., & Ligianara Dewes Nyari, N. (2023). ENSINO REMOTO. Revista Edutec - Educação, Tecnologias Digitais E Formação Docente, 3(1), 30. https://doi.org/10.55028/edutec.v3i1.15766