Trabalho, Pesquisa e Ensino: Tensões e Desafios para A Docência no Ensino Superior

  • Solange MArtins Oliveira Magalhães
  • Sandra Valéria Limonta

Resumo

Este artigo apresenta uma reflexão sobre determinadas características contemporâneas da docência universitária que tem impactado o trabalho docente, como o produtivismo acadêmico e o mal-estar docente. Baseando-nos no materialismo histórico-dialético, buscamos apontar que a compreensão do trabalho docente no contexto do trabalho humano em geral, bem como a consciência das transformações históricas e políticas do ensino superior e das contradições do modo de produção capitalista, podem contribuir para uma ressignificação das funções sociais da pesquisa e do ensino na universidade.

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Biografia do Autor

Solange MArtins Oliveira Magalhães
Psicóloga, Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Educação, Universidade Federal de Goiás (UFG).
Sandra Valéria Limonta
Pedagoga, Professora Adjunta da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Goiá (UFG).

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Publicado
2016-11-03
Como Citar
Magalhães, S. M. O., & Limonta, S. V. (2016). Trabalho, Pesquisa e Ensino: Tensões e Desafios para A Docência no Ensino Superior. InterMeio: Revista Do Programa De Pós-Graduação Em Educação - UFMS, 17(34). Recuperado de https://periodicos.ufms.br/index.php/intm/article/view/2404