Relações entre Opções Metodológicas e Definições de Objetivos na Produção Acadêmica do Centro-Oeste/Brasil

  • Solange Martins Oliveira Magalhães
  • Ruth Catarina Cerqueira R. de Souza

Resumen

Este artigo apresenta os resultados da análise da produção acadêmica sobre professores, período 2006-2007, dos programas de pós-graduação em Educação do Centro-Oeste. Pautada no materialismo histórico dialético (MHD), essa pesquisa foi desenvolvida pela Redecentro – Rede de pesquisadores sobre professores no Centro-Oeste. O presente trabalho tem como objetivo analisar nessa produção a que é desenvolvida pautada na opção do MHD como método, bem como suas relações com os  objetivos e as conclusões construídas. Identificou-se falta de clareza quanto ao significado de método, abordagem do trabalho e ainda dispersão teórica e metodológica. Quanto aos objetivos relacionados ao MHD, destaca-se a necessidade desses não serem tomados como mero cumprimento de uma formalidade, mas serem construídos como objetivos de tipo compreensivo, relacionados aos mesmos pressupostos epistemológicos, ontológicos, gnosiológicos e recuperados nas conclusões dos estudos.

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Biografía del autor/a

Solange Martins Oliveira Magalhães

Doutora em Educação pela Universidade Federal de Goiás/UFG, Professora do curso de Pedagogia, vinculada ao Pós-Graduação em Educação da FE/UFG. Desenvolve pesquisas sobre professores. Pesquisadora da Redecentro. Membro do Observatório Internacional da Profissão Docente – OBIPD.

Ruth Catarina Cerqueira R. de Souza

Doutora em Psicologia pela Université Paul Valéry (França). Professora do curso de Pedagogia, vinculada ao Pós-Graduação em Educação da FE/UFG. Desenvolve pesquisas sobre professores. Pesquisadora da Redecentro Membro do Observatório Internacional da Profissão Docente – OBIPD.

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Publicado
2016-10-31
Cómo citar
Magalhães, S. M. O., & Souza, R. C. C. R. de. (2016). Relações entre Opções Metodológicas e Definições de Objetivos na Produção Acadêmica do Centro-Oeste/Brasil. InterMeio: Revista Do Programa De Pós-Graduação Em Educação - UFMS, 18(36). Recuperado a partir de https://periodicos.ufms.br/index.php/intm/article/view/2369