OS ESTABELECIDOS E OS OUTSIDERS: CEGUEIRA E INCLUSÃO NO ESPAÇO ESCOLAR

  • Geovana Mendonça Lunardi Mendes

Resumo

Este artigo traz uma reflexão sobre o processo de inclusão de crianças cegas no ensino regular, tendo como fundamento teórico os estudos da Sociologia da Educação e do Currículo. Partindo das contribuições de Norbert Elias, em um estudo intitulado “Os estabelecidos e os outsiders” objetiva-se focalizar o papel das práticas curriculares na constituição das diferenças que os alunos apresentam nos processos de ensino e aprendizagem, identificando, com base em Vygotski, a forma como a cegueira é compreendida neste universo. Conclui-se que a prática curricular ajuda a constituir diferenciações que originam os outsiders do processo pedagógico, entre eles os sujeitos cegos ou com baixa visão.

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Biografia do Autor

Geovana Mendonça Lunardi Mendes

Professora/pesquisadora da Faculdade de Educação da Universidade do Estado de Santa Catarina - PPGE/FAE / UDESC.

Publicado
2016-11-08
Como Citar
Mendes, G. M. L. (2016). OS ESTABELECIDOS E OS OUTSIDERS: CEGUEIRA E INCLUSÃO NO ESPAÇO ESCOLAR. InterMeio: Revista Do Programa De Pós-Graduação Em Educação - UFMS, 14(28). Recuperado de https://periodicos.ufms.br/index.php/intm/article/view/2495