O Desaproveitamento Escolar como Objeto de Gestão

  • Dirce Nei Teixeira de Freitas

Resumo

Aborda-se neste texto o problema do desaproveitamento escolar no ensino fundamental seriado, enfocando-o pelo ângulo das intervenções destinadas ao seu equacionamento. O propósito é ressaltar a gestão desse problema como esfera de atuação obrigatória dos sistemas e escolas públicos, para a efetivação do direito à educação. Utiliza-se análise documental, de conteúdo e estatísticas. Constata-se a falta de congruência da gestão do desaproveitamento escolar com os princípios democráticos proclamados, bem como a debilidade da avaliação externa para gerar maior empenho em torno desse problema. Conclui-se que o desaproveitamento ainda não se constituiu objeto privilegiado da gestão escolar, para o que a avaliação realizada pela própria escola poderá ser fecunda.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Dirce Nei Teixeira de Freitas

Professora adjunta da Faculdade de Educação da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD), coordenadora do Grupo “Reflexão e Memória - Estudos e Pesquisas em Educação”.

Publicado
2016-11-10
Como Citar
Freitas, D. N. T. de. (2016). O Desaproveitamento Escolar como Objeto de Gestão. InterMeio: Revista Do Programa De Pós-Graduação Em Educação - UFMS, 12(23). Recuperado de https://periodicos.ufms.br/index.php/intm/article/view/2531