EDUCAÇÃO E EMANCIPAÇÃO: PARA ONDE A EDUCAÇÃO DEVE ORIENTAR?

  • Dulce Regina dos Santos Pedrossian

Resumo

Neste artigo, a partir das contribuições de Theodor W. Adorno em Educação e emancipação, são pensados conceitos como democracia, filosofia, formação cultural e emancipação. A democracia, nos dias atuais, não chega a ser compreendida como o espaço onde se fundem ou se encontram os interesses individuais com o geral. A filosofia, como potencial de resistência, pode contribuir para a formação do indivíduo. A formação cultural, por sua vez, somente pode ser adquirida por meio de interesse, de disposição espontânea e pela capacidade de se abrir a elementos do espírito. Por ser o ato de pensar o mesmo que fazerexperiências intelectuais, a educação para a experiência tem o mesmo significado que educação para a emancipação. Desse modo, o liame desses conceitos é a educação para a liberdade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Dulce Regina dos Santos Pedrossian

Doutora em Psicologia Social pela Pontifícia Universidade
Católica de São Paulo - PUC/SP. Psicóloga e Professora
Colaboradora do Departamento de Ciências Humanas do Centro de Ciências Humanas e Sociais da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS.

Publicado
2016-11-11
Como Citar
Pedrossian, D. R. dos S. (2016). EDUCAÇÃO E EMANCIPAÇÃO: PARA ONDE A EDUCAÇÃO DEVE ORIENTAR?. InterMeio: Revista Do Programa De Pós-Graduação Em Educação - UFMS, 13(25). Recuperado de https://periodicos.ufms.br/index.php/intm/article/view/2552