ALEGRIA E AMOROSIDADE COMO ESTRATÉGIAS DE RESISTÊNCIA PARA A RENOVAR A EDUCAÇÃO

  • Marina Patrício de Arruda
  • Carmen Lúcia Fornari Diez
  • Geraldo Antonio da Rosa
  • Simara Bertotto Westphal Marcon

Resumo

Este artigo decorre de reflexões realizadas por educadores de diferentes instituições educativas sobre a possibilidade da alegria e da amorosidade fundamentarem estratégias de re sistência democráticas para a educação. Esse estudo se baseia em depoimentos de professores da educação básica colhidos por meio de uma pesquisa qualitativa realizada entre 2017 e 2018. Os excertos utilizados nessa reflexão se destacam por indicarem momentos de “amorosidade e alegria” em sala de aula. Refletir sobre essa questão conduziu-nos ao pensamento de que para educar é necessário desenvolver condições para a construção de um espaço aberto à criatividade e à renovação.

Downloads

Não há dados estatísticos.
Publicado
2019-08-22
Como Citar
Arruda, M. P. de, Diez, C. L. F., Rosa, G. A. da, & Marcon, S. B. W. (2019). ALEGRIA E AMOROSIDADE COMO ESTRATÉGIAS DE RESISTÊNCIA PARA A RENOVAR A EDUCAÇÃO. InterMeio: Revista Do Programa De Pós-Graduação Em Educação - UFMS, 25(49). Recuperado de https://periodicos.ufms.br/index.php/intm/article/view/8958