Sobre o Projeto Temático: teoria crítica, formação e indivíduo

  • José Leon Crochík
  • Odair Sass

Resumo

Este texto tem como finalidade discorrer sobre o objeto do projeto temático Teoria Crítica, Formação e Indivíduo, desenvolvido desde 2009, na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo e na Universidade de São Paulo. São alvos de delimitação e de discussão tanto os dois subprojetos que o compõem quanto a estrutura que permite considerá-lo temático. A definição do que vem
a ser ‘projeto temático’ não se reduz à modalidade de bolsas ofertadas por algumas agências de fomento, mas é tema fundamental para cada um dos dois projetos, nos quais é entendido como a possibilidade de articulação entre temas, disciplinas, métodos que permita, se não superar, ao menos indicar que a especialização crescente não é resolvida pelas propostas de integração entre
as ciências. Nesse entendimento está presente a percepção de que a dificuldade de relacionar temas distintos, ainda que pertencentes a uma mesma área de saber e de atuação, é devida a uma redução da consciência operada pela ideologia da racionalidade tecnológica, conceito importante desenvolvido pelos frankfurtianos que constituem, com seus escritos, a base teórica deste projeto.

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Biografia do Autor

José Leon Crochík

Universidade de São Paulo. Professor do Instituto de Psicologia da USP

Odair Sass

Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Professor do Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: História, Política, Sociedade.

Publicado
2016-11-03
Como Citar
Crochík, J. L., & Sass, O. (2016). Sobre o Projeto Temático: teoria crítica, formação e indivíduo. InterMeio: Revista Do Programa De Pós-Graduação Em Educação - UFMS, 17(33). Recuperado de https://periodicos.ufms.br/index.php/intm/article/view/2410

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