ESCOLA PÚBLICA RELIGIOSA: RATKE

  • Sandino Hoff

Resumo

Este estudo escolheu o pensamento pedagógico de Wolfgang Ratke, representante do pensamento burguês do início do século XVII, para aprofundar alguns aspectos educacionais da escola pública religiosa. Ratke, em seus escritos, criou formas e práticas de ensino que perpassaram os séculos seguintes, evidentemente adaptadas às novas formações sociais, e que, em sua raiz, são reorganizadas pelas políticas neoliberais. A problemática deste estudo trata a dimensão pedagógica de Ratke à luz da natureza e da revelação e a dimensão revolucionária da “arte de ensinar” aliada à dimensão conservadora dos conteúdos programados para o ensino.

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Biografia do Autor

Sandino Hoff
Professor da UFMS.
Publicado
2016-11-21
Como Citar
Hoff, S. (2016). ESCOLA PÚBLICA RELIGIOSA: RATKE. InterMeio: Revista Do Programa De Pós-Graduação Em Educação - UFMS, 4(8). Recuperado de https://periodicos.ufms.br/index.php/intm/article/view/2652