Percepções sobre o desenvolvimento de uma engenharia didática no ensino remoto

Palavras-chave: Engenharia Didática, Ensino Remoto, Meio, Papel do Professor

Resumo

Neste artigo apresentamos algumas reflexões de uma pesquisa de mestrado que teve início em março de 2020, poucos dias antes de a pandemia de COVID-19 ser deflagrada e de o ensino presencial ser suspenso em todo país. A pesquisa que tinha como foco a introdução dos números inteiros relativos utilizando a teoria das situações didáticas, por via de uma engenharia didática no ambiente da sala de aula, precisou ser desenvolvida no ensino remoto. Neste texto discorremos sobre o desafio de desenvolver uma engenharia didática, para a qual a mediação do professor é fator crucial, no ambiente remoto e apresentamos as principais mudanças realizadas. Como resultados, essas mudanças apontaram para reflexões sobre engenharias didáticas em ambientes diferentes do presencial, e também para alguns questionamentos sobre as teorias utilizadas; além de evidenciar a necessidade de olhar para fatores externos à sala de aula que influenciam sobre o ensino e a aprendizagem dos alunos.

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Publicado
2023-08-20
Como Citar
ROSA, L. M.; BITTAR, M. Percepções sobre o desenvolvimento de uma engenharia didática no ensino remoto. Perspectivas da Educação Matemática, v. 16, n. 43, p. 1-19, 20 ago. 2023.
Seção
Artigos (fluxo contínuo)

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