Necessidades formativas: educação continuada nas escolas do campo

Resumo

Este artigo é um extrato de uma Dissertação de Mestrado em Educação, que aborda reflexões sobre as necessidades de formação continuada dos docentes atuantes na escola pública do campo. Ao pesquisar esse tema, nos surgiram as seguintes indagações: Como tem ocorrido o processo de formação continuada dos professores das escolas públicas do campo? Quais são suas necessidades de formação continuada? O referencial teórico correspondeu a estudos sobre necessidades formativas, formação continuada e Educação do Campo. Como objetivo geral, buscamos analisar como os docentes da escola do campo entendem suas necessidades formativas. Está pesquisa teve abordagem qualitativa, portanto, optamos pela revisão bibliográfica e pela entrevista semiestruturada, a fim de investigar quais são as necessidades de formação dos professores do campo. Os sujeitos participantes de nossa pesquisa foram cinco professoras atuantes no Ensino Fundamental e no Ensino Médio da Escola Estadual “Luiza Maria da Cruz” da rede estadual de Andradina/SP. As coletas dos dados nos guiaram a resultados que mostram duas principais necessidades profissionais, além da necessidade de se preparar docentes com conhecimento teórico e prático para atuarem nas escolas do campo.

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Biografia do Autor

Deize Degrande, Universidade Paulista Julio Mesquita Filho - Presidente Prudente/SP

Mestre em Educação pela Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” – UNESP. E-mail: deize_heloiza@hotmail.com

Alberto Albuquerque Gomes, Universidade Paulista Julio Mesquita Filho - Presidente Prudente/SP

Professor Doutor do departamento de pós-graduação em Educação da Unesp de Presidente Prudente.

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Publicado
2021-01-05
Como Citar
Degrande, D., & Albuquerque Gomes, A. (2021). Necessidades formativas: educação continuada nas escolas do campo. Perspectivas Em Diálogo: Revista De Educação E Sociedade, 8(16), 41-59. https://doi.org/10.55028/pdres.v8i16.10238
Seção
Artigos de demanda contínua