AS REPRESENTAÇÕES DE NATUREZA PRESENTES NOS PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS: UMA COLABORAÇÃO PARA A ANÁLISE DE CONTEÚDOS DE CIÊNCIAS
Resumo
No presente estudo objetivamos conhecer as representações de natureza presentes em seis Blocos Temáticos de dois volumes dos Parâmetros Curriculares Nacionais: Ciências Naturais e Meio Ambiente e Saúde. Para tanto, adotamos como suporte teórico a concepção de Representação Social de ambiente. Os dois documentos foram analisados com base na Análise Temática, uma modalidade da Análise de Conteúdo. Foram construídas a posteriori, duas categorias analíticas: (i) natureza causal e utilitária e (ii) natureza ecológica. Foi possível reconhecer que a concepção de natureza causal e utilitária é predominante nos dois volumes analisados. Além disso, a natureza concebida pelos documentos oficiais está relacionada ao homem urbano, é uma natureza antropogênica e urbana. Os resultados desse trabalho podem contribuir para entender quais concepções de natureza estão presentes em documentos que tratam de conteúdos de Ciências Naturais.
Downloads
Referências
AMARAL, I A. Educação ambiental nos currículos escolares. S.L; S.D, 2006.
BARDIN, L. Análise de Conteúdo. Lisboa: Edições 70, 1979.
BELO, C. L. A.; FALCAO, E. B. M.; FARIA, F. S. Processos da vida, processos da matéria: os diferentes sentidos de natureza entre biólogos e físicos. Educ. Pesqui. São Paulo, v. 38, n. 4, p. 919-934, out./dez., 2012.
BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: Ciências Naturais. Brasília, DF: MEC/SEF, 1997a.
_______. ___________________. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: Meio Ambiente e Saúde. Brasília, DF: MEC/SEF, 1997b.
_______. ___________________. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: introdução aos parâmetros curriculares nacionais. Brasília, DF: MEC/SEF, 1997c.
FALCAO, E. B. M.; FARIA, F. S. Os sentidos de natureza na formação e na prática científica. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 33, n. 2, p. 335-351, maio/ago., 2007.
LEFÈVRE, F.; LEFÈVRE, A. M. C. O discurso do sujeito coletivo: um novo enfoque em pesquisa qualitativa (desdobramentos). Caxias do Sul, RS: EDUSC, 2003.
___________.; ________________; TEIXEIRA, J. V. O discurso do sujeito coletivo: uma nova abordagem metodológica. Caxias do Sul, RS: EDUSC, 2000.
REIGOTA, M. Meio ambiente e representação social. 5. ed. São Paulo, SP: Cortez, 2002.