AS REPRESENTAÇÕES DE NATUREZA PRESENTES NOS PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS: UMA COLABORAÇÃO PARA A ANÁLISE DE CONTEÚDOS DE CIÊNCIAS

  • Patrícia Elisa do Couto Chipoletti Esteves Faculdade de Pindamonhangaba - Fapi/Funvic Universidade Estadual de Campinas - Unicamp
  • Pedro Wagner Gonçalves
Palavras-chave: Ambiente. Currículo. Ciências da Natureza.

Resumo

No presente estudo objetivamos conhecer as representações de natureza presentes em seis Blocos Temáticos de dois volumes dos Parâmetros Curriculares Nacionais: Ciências Naturais e Meio Ambiente e Saúde. Para tanto, adotamos como suporte teórico a concepção de Representação Social de ambiente. Os dois documentos foram analisados com base na Análise Temática, uma modalidade da Análise de Conteúdo. Foram construídas a posteriori, duas categorias analíticas: (i) natureza causal e utilitária e (ii) natureza ecológica. Foi possível reconhecer que a concepção de natureza causal e utilitária é predominante nos dois volumes analisados. Além disso, a natureza concebida pelos documentos oficiais está relacionada ao homem urbano, é uma natureza antropogênica e urbana. Os resultados desse trabalho podem contribuir para entender quais concepções de natureza estão presentes em documentos que tratam de conteúdos de Ciências Naturais.

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Biografia do Autor

Patrícia Elisa do Couto Chipoletti Esteves, Faculdade de Pindamonhangaba - Fapi/Funvic Universidade Estadual de Campinas - Unicamp
Professora univesriária, lecionando disciplinas da área de Ciências da Natureza em cursos de formação de professores.

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Publicado
2015-12-22
Como Citar
Chipoletti Esteves, P. E. do C., & Gonçalves, P. W. (2015). AS REPRESENTAÇÕES DE NATUREZA PRESENTES NOS PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS: UMA COLABORAÇÃO PARA A ANÁLISE DE CONTEÚDOS DE CIÊNCIAS. Perspectivas Em Diálogo: Revista De Educação E Sociedade, 2(4), 36-54. Recuperado de https://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/1032
Seção
Artigos de fluxo contínuo