AS REPRESENTAÇÕES DE NATUREZA PRESENTES NOS PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS: UMA COLABORAÇÃO PARA A ANÁLISE DE CONTEÚDOS DE CIÊNCIAS

  • Patrícia Elisa do Couto Chipoletti Esteves Faculdade de Pindamonhangaba - Fapi/Funvic Universidade Estadual de Campinas - Unicamp
  • Pedro Wagner Gonçalves
Palavras-chave: Ambiente. Currículo. Ciências da Natureza.

Resumo

No presente estudo objetivamos conhecer as representações de natureza presentes em seis Blocos Temáticos de dois volumes dos Parâmetros Curriculares Nacionais: Ciências Naturais e Meio Ambiente e Saúde. Para tanto, adotamos como suporte teórico a concepção de Representação Social de ambiente. Os dois documentos foram analisados com base na Análise Temática, uma modalidade da Análise de Conteúdo. Foram construídas a posteriori, duas categorias analíticas: (i) natureza causal e utilitária e (ii) natureza ecológica. Foi possível reconhecer que a concepção de natureza causal e utilitária é predominante nos dois volumes analisados. Além disso, a natureza concebida pelos documentos oficiais está relacionada ao homem urbano, é uma natureza antropogênica e urbana. Os resultados desse trabalho podem contribuir para entender quais concepções de natureza estão presentes em documentos que tratam de conteúdos de Ciências Naturais.

Biografia do Autor

Patrícia Elisa do Couto Chipoletti Esteves, Faculdade de Pindamonhangaba - Fapi/Funvic Universidade Estadual de Campinas - Unicamp
Professora univesriária, lecionando disciplinas da área de Ciências da Natureza em cursos de formação de professores.

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Publicado
2015-12-22
Seção
Artigos