Importância da licenciatura em enfermagem na compreensão de enfermeiros
Resumo
Enfermeiro licenciado é um profissional que atua na saúde, nos vários níveis de atenção, na educação básica e na docência em educação profissional, ambas as funções se integram e contribuem com a pratica profissional generalista em enfermagem no saber da educação. Objetivou-se, aqui, analisar a opinião dos egressos do curso de Enfermagem quanto à contribuição da licenciatura na formação do enfermeiro e no exercício profissional, evidenciando sua relevância, limitações e acerca de seu oferecimento concomitante ao bacharelado. O método utilizado baseou-se em um estudo exploratório, descritivo, de abordagem qualitativa. Utilizou-se questionário online semiestruturado. Constatou-se que dos 27 egressos entrevistados, a titulação Enfermeiro licenciado é representativa e contribui ao exercício profissional, sendo que, mesmo em unidades exclusivamente assistenciais, existe a necessidade de o enfermeiro exercer as habilidades de ensino, uma vez que é papel deste profissional promover educação em saúde para toda a equipe de enfermagem e para a sociedade em geral. Confirmando que a oferta concomitante da Licenciatura com o Bacharelado auxilia no exercício profissional, e no desempenho das ações educativas, tanto na área assistencial, como na docência. As discussões realizadas possibilitam reflexões quanto à importância da licenciatura na formação do enfermeiro e na reestruturação das diretrizes da enfermagem para a formação do enfermeiro docente.
Downloads
Referências
ASBAHR, Flávia da Silva. A pesquisa sobre a atividade pedagógica: contribuições da teoria da atividade. Rev. Bras. Educ., Rio de Janeiro, n. 29, p. 108-118, ago. 2005.
ABEN. Associação Brasileira de Enfermagem. Carta de Belém para a educação em enfermagem brasileira. 13º Seminário Nacional de Diretrizes para a Educação em Enfermagem. Anais... Belém (PA), Brasil. Associação Brasileira de Enfermagem, 2012. Disponível em: http://www.abennacional.org.br/images/conteudo/file/CARTA%20DE%20BELEM.pdf. Acesso em: 15 maio 2020.
BEZERRA, Ana Lúcia Queiroz; QUEIROZ. Érica dos Santos; WEBER, Juliane; MUNARI, Denise Bouttlet. Processo de educação continuada na visão de enfermeiros de um hospital. Revista Eletrônica de Enfermagem. v. 14, n. 3, p. 618-625, 2012.
BONFIN, Maria Inês do Rego Monteiro; TORREZ, Milta Neide Freire Barron. A formação do formador no PROFAE: refletindo sobre uma proposta na área de enfermagem. In: BRASIL, Ministério da Saúde. Formação de formadores: uma nova docência na educação básica e profissional. Brasília DF, 2002.
BRASIL. Ministério da Educação (BR), Lei Nº 9.394 em 20 de dezembro de 1996: estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Diário Oficial da União, Brasília (DF) 1996 dez 23; 34 (248) Seção 1:27. p. 833-41.
BRASIL. Ministério da Educação. Conselho Nacional de Educação. Câmara de Educação Superior. Resolução CNE/CES n. 3, de 7 novembro de 2001. Institui as diretrizes curriculares nacionais do curso de graduação em Enfermagem. Diário Oficial da República Federativa do Brasil. Brasília (DF), 9 nov. 2001. Seção 1, p. 37.
BRASIL. Conselho Nacional de Educação (BR). Resolução CNE/CES nº 3, de 7 de novembro de 2001: diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Enfermagem. Brasília (DF); 2001.
BRASIL. Política Nacional de Educação Permanente em Saúde. Portaria nº 198/GM/MS, de 13 de fevereiro de 2004: Brasília (DF), 2004, p. 43-46.
BRASIL. Portaria nº 198/GM/MS, de 13 de fevereiro de 2004: institui a Política Nacional de Educação Permanente em Saúde como estratégia do Sistema Único de Saúde para a formação e desenvolvimento de trabalhadores para o setor e dá outras providencias. In: BRASIL, Ministério da Saúde. Política de Educação e Desenvolvimento para o SUS: caminhos para a educação permanente em saúde: polos de educação permanente em saúde. Brasília (DF), 2004, p. 43-46.
BRASIL. Resolução nº 466, de 12 de dezembro de 2012. Diretrizes e normas regulamentadoras de pesquisas envolvendo seres humanos. Conselho Nacional de Saúde; 2012.
BRASIL. Resolução Nº 2, de 1º de julho de 2015 que define as Diretrizes Curriculares Nacionais para a formação inicial em nível superior (cursos de licenciatura, cursos de formação pedagógica para graduados e cursos de segunda licenciatura) e para a formação continuada.
BRASIL. Ministério da Educação. Cadastro Nacional de Cursos e Instituições de Educação Superior Cadastro e-MEC. In: Regulamentação da Portaria Normativa nº 21, de 21/12/2017. (Art. 29), 21/01/2017. Disponível em: https://emec.mec.gov.br/emec/nova. Acesso em: 5 out. 2020.
CARVALHO, Manoela de; SANTOS, Nelson Rodrigues dos; CAMPOS, Gastão Wagner de Souza. A Construção do SUS e o Planejamento da Força de Trabalho no Brasil: breve Trajetória histórica. Saúde em Debate, Rio de Janeiro, v. 37, n. 98, p. 372-87, jul./set. 2013.
CAVALVANTI, Fillipe Manoel dos Santos. A formação em enfermagem no Brasil e as imposições do capital em crise. Dissertação de Mestrado em Educação – NPGED – UFS. São Cristóvão, 2015.
CORREA, Adriana Katia; SORDI, Mara Regina Lemes de. Educação Profissional Técnica de nível médio no Sistema Único de Saúde e a Política de Formação de Professores. Texto contexto - enferm. Florianópolis, v. 27, n. 1, e 2100016, 2018. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-07072018000100600&lng=pt&nrm=iso Acesso em : 06 jul. 2020.
DAVINI, Maria Cristina. Enfoques, problemas e perspectivas na educação permanente dos recursos humanos de saúde. In: Ministério da Saúde (BR), Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde, Departamento de Gestão da Educação em Saúde. Política Nacional de Educação Permanente em Saúde. Brasília (DF); p. 39-56. 2009.
GIL, Antônio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2007.
GONÇALVES, Marlene Fagundes Carvalho; ANDRADE, Luciane Sá de; SILVA, Marta Angélica Lossi. (Orgs.). Promoção da saúde na educação básica e a licenciatura em Enfermagem. São Paulo: Iglu, 2016. 275p.
JAEGER, Angelita Alice; JACQUES, Karine. Masculinidades e docência na educação infantil. Rev. Estud. Fem., Florianópolis, v. 25, n. 2, p. 545-570, ago. 2017.
MACHADO, Maria Helena; OLIVEIRA, Eliane; WALDIRLANDO, Lemos; LACERDA, Wagner Ferraz de. Mercado de Trabalho da Enfermagem: Aspectos Gerais. Revista de Enfermagem em Foco; v. 7, n. esp., p. 35-62, 2016.
MASSI, Luciana; VILLANI, Alberto. O destino social de licenciandos e bacharéis em Química: um estudo de caso sobre a formação de professores no plano microssociológico. Pro-Posições, Campinas, v. 31, e20170089, p. 1-22, 2020. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S010373072020000100518&lng=en&nrm=iso. Acesso em: 06 maio 2020.
MELO, Rosa Cândida de Carvalho Pereira de; QUEIRÓS, Paulo Joaquim; TANAKA, Luiza Hiromi; COSTA, Paulo Jorge; BOGALHO, Catarina Isabel de Deus; OLIVEIRA, Patrícia Isabel da Silva Faria. Dificuldades dos estudantes do curso de licenciatura de enfermagem no ensino clínico: percepção das principais causas. Revista de Enfermagem Referência, v. 4, n. 15 - out./nov./dez. 2017.
MENDONÇA, Constança; HUET, Isabel; ALVES, Mariana Gaio. Da Construção à Validação de um Referencial de Competências para uma Licenciatura em Enfermagem. Revista Portuguesa de Pedagogia, v. 2, n. 1, p. 109-132, jul. 2015. Disponível em: http://iduc.uc.pt/index.php/rppedagogia/article/view/2324/1522. Acesso em: 08 ago. 2016.
MINAYO, Maria Cecília de Souza. O desafio do conhecimento: pesquisa qualitativa em saúde. Rio de Janeiro: Hucitec, 2004.
MINAYO, Maria Cecília de Souza. Pesquisa Social: teoria, método e criatividade. Petrópolis: Vozes, 1994.
PARANÁ. Decreto Estadual nº 2950, de 18/05/2004. Suspensão de a abertura de concurso vestibular para o curso de Graduação em Enfermagem, Campus de Foz do Iguaçu, 2004. Disponível em: http://www.cee.pr.gov.br/arquivos/File/pdf/Pareceres2009/CES/pa_ces_22_09.pdf. Acesso em: 24 jul. 2020.
PARANÁ. Decreto Estadual nº 3637, de 20/09/2004, que ratificou a autorização de funcionamento do respectivo Curso, 2004.
PHILBERT, Larissa Angélica da Silva. Investigação da formação dos estudantes do curso de Licenciatura em Enfermagem para temática sexualidade humana [dissertação]. Ribeirão Preto: Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto, Universidade de São Paulo; 2009.
RIZZOTO, Maria Lúcia Frison; GIL, Celia Regina Rodrigues; CARVALHO, Manoela de; FONSECA, Ana Lucia Nascimento; SANTOS, Marieta Fernandes. Força de Trabalho e gestão em saúde: revelações da Avaliação Externa do Programa Nacional de acesso e da qualidade da Atenção Básica do Paraná. Saúde em Debate, Rio de Janeiro, v. 38, n. esp., p. 237-51, out. 2014.
SANTOS, Sueli Maria dos Reis; JESUS Maria Cristina Pinto de; MERIGHI, Aparecida Barbosa; OLIVEIRA, Deise Moura de; SILVA, Marcelo Henrique; CARNEIRO, Carla Toscano. Licenciatura e bacharelado em enfermagem: experiências e expectativas de estudantes. Rev. Gaúcha Enferm., v. 32, n. 4, p. 711-718, 2011.
SANTOS, Lauriana Medeiros Costa Ribeiro; OLIVEIRA, Katia Regina Barros; PADILHA; Jonas Samis Albuquerque de; BORENSTEIN; Maria Itayra Coelho de Souza. A licenciatura em enfermagem no Brasil (1968-2001): uma revisão de literatura. Rev. Eletr (Here), v. 5, n. 2, p. 224-238, ago./dez., 2014.
SILVEIRA; Renata; CORRÊA; Adriana Katia. Análise integrativa da literatura (1999-2003): ensino em educação profissional em enfermagem. Revista de Enfermagem UERJ, Rio de Janeiro, v. 13, n. 1, p. 91-96, jan.-abr. 2005.
TRIVIÑOS, Augusto Nibaldo Silva. Introdução à pesquisa em Ciências Sociais: a pesquisa qualitativa em Educação. São Paulo: Editora Atlas, 1987.
UNIVERSIDADE ESTADUAL DO OESTE DO PARANÁ. UNIOESTE. Resolução COU/UNIOESTE nº 021/97. Aprova Carta-Consulta para implantação de Extensão do Curso de Enfermagem. Disponível em: http://www.unioeste.br/conselhos/resolucoes_COU.asp. Acesso em 24 de nov. 2014.
VALENTE, Campos; VIANA, Lurdes Oliveira de. A formação do enfermeiro para o ensino de nível médio em enfermagem: uma questão de competência. Revista Eletrônica Enfermagem Global, n. 9, nov. 2006.
Copyright (c) 2021 Perspectivas em Diálogo: revista de educação e sociedade
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.