Plantar, narrar e comer: conservação da araucaria angustifolia como projeto escolar em uma comunidade rural no sul de Minas Gerais
Resumo
Este artigo tem como objetivo refletir sobre experiências ecoformativas e de Educação Ambiental relacionadas à conservação da Araucaria angustifolia, espécie arbórea ameaçada de extinção. As ações empreendidas envolvem uma escola municipal e uma comunidade rural ao Sul de MG. As interações sociais, no processo da observação participante, permitiram extrapolar a sala de aula para abarcar a comunidade como contexto de indagação, diálogo e socialização de aprendizagens. Os conteúdos de Educação Ambiental relacionados à A. angustifolia e à cadeia produtiva do pinhão só foram possíveis pela contextualização dos sentidos dos educandos e o estreitamento de laços entre a escola e a comunidade, o qual foi facilitado por docentes propícios ao desenvolvimento e valorização de ações - via atuação do projeto de Educação Ambiental da escola - tais como: resgate do histórico dos projetos, organização e realização de oficina de receitas, participação na oficina sobre preparação de mudas, plantio e confecção livro de receitas com pinhão, entre outras. Ressalta-se, assim, a importância de se trabalhar uma pedagogia que crie condições materiais e psicológicas para que os indivíduos busquem e transformem a relação ser humano-natureza.
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