Plantar, narrar e comer: conservação da araucaria angustifolia como projeto escolar em uma comunidade rural no sul de Minas Gerais

Resumo

Este artigo tem como objetivo refletir sobre experiências ecoformativas e de Educação Ambiental relacionadas à conservação da Araucaria angustifolia, espécie arbórea ameaçada de extinção. As ações empreendidas envolvem uma escola municipal e uma comunidade rural ao Sul de MG. As interações sociais, no processo da observação participante, permitiram extrapolar a sala de aula para abarcar a comunidade como contexto de indagação, diálogo e socialização de aprendizagens. Os conteúdos de Educação Ambiental relacionados à A. angustifolia e à cadeia produtiva do pinhão só foram possíveis pela contextualização dos sentidos dos educandos e o estreitamento de laços entre a escola e a comunidade, o qual foi facilitado  por docentes propícios ao desenvolvimento e valorização de ações - via atuação do projeto de Educação Ambiental da escola - tais como: resgate do histórico dos projetos, organização e realização de oficina de receitas, participação na oficina sobre preparação de mudas, plantio e confecção livro de receitas com pinhão, entre outras. Ressalta-se, assim, a importância de se trabalhar uma pedagogia que crie condições materiais e psicológicas para que os indivíduos busquem e transformem a relação ser humano-natureza.

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Biografia do Autor

Natália Reguera Carvalho, Universidade Federal Lavras (UFLA)

Graduada em Ciências Biológicas da Universidade Federal de Lavras (UFLA)

Viviane Santos Pereira, Universidade Federal Lavras (UFLA)

Doutorado em Administração e Professora no Departamento de Administração e Economia da Universidade Federal de Lavras/UFLA.

Maria de los Angeles Arias Guevara, Professora estrangeira visitante/ Universidade Federal Lavras (UFLA)

Professora Titular por la  Universidade de Holguín, Cuba.  Professora estrangeira visitante na UFLA.

André Wagner Barata-Silva, Universidade Federal Lavras (UFLA)

Mestre em Desenvolvimento Sustentável e Extensão pela UFLA. Doutorando em Agronomia/Fitotecnia na UFla.

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Publicado
2021-01-05
Como Citar
Reguera Carvalho, N., Santos Pereira, V., de los Angeles Arias Guevara, M., & Wagner Barata-Silva, A. (2021). Plantar, narrar e comer: conservação da araucaria angustifolia como projeto escolar em uma comunidade rural no sul de Minas Gerais. Perspectivas Em Diálogo: Revista De Educação E Sociedade, 8(16), 328-348. https://doi.org/10.55028/pdres.v8i16.10612
Seção
Artigos de demanda contínua