Um olhar sobre a inclusão das mulheres no curso de Agropecuária: um estudo específico em um Campus do Instituto Federal Farroupilha

Resumo

O presente artigo é fruto de uma pesquisa de mestrado do curso de Educação Profissional e Tecnológica do Instituto Federal Farroupilha (IFFar) – campus Jaguari. Tendo em vista o discurso machista e preconceituoso referente às mulheres no decorrer da história e a consequente construção da desigualdade de gênero, estabeleceu-se culturalmente o curso de agropecuária como masculino. Assim, este trabalho desenvolveu-se a partir de uma pesquisa qualitativa do tipo estudo de caso e teve como instrumento para a coleta de dados questionários semiabertos e a consulta de documentos da Instituição. Os questionários foram enviados por e-mail para as alunas dos segundos e terceiros anos, ex-alunas e professoras do curso de agropecuária do Ensino Médio Integrado do campus “A” do IFFar. O objetivo foi compreender como elas vêm vivenciando esta experiência dentro de um curso considerado socialmente para homens. A análise dos dados foi realizada a partir da Análise Textual do Discurso (ATD). Com a pesquisa concluiu-se que apesar do aumento do número de mulheres matriculadas no curso e das políticas públicas em favor delas, ainda existe o preconceito de gênero na agropecuária. Acredita-se que ainda há a necessidade de reflexão acerca do assunto e a consequente desnaturalização de conceitos e costumes ainda hoje enraizados na sociedade.

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Biografia do Autor

Gisiê Balsamo, Instituto Federal Farroupilha (IFFAR)

Formação: Mestre em Educação Profissional e Tecnológica pelo Instituto Federal Farroupilha – Campus Jaguari.

Catiane Mazocco Paniz, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)

Doutora em Educação em Ciências pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM).

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Publicado
2021-01-05
Como Citar
Balsamo, G., & Mazocco Paniz, C. (2021). Um olhar sobre a inclusão das mulheres no curso de Agropecuária: um estudo específico em um Campus do Instituto Federal Farroupilha. Perspectivas Em Diálogo: Revista De Educação E Sociedade, 8(16), 309-327. https://doi.org/10.55028/pdres.v8i16.10780
Seção
Artigos de demanda contínua