Construção de subjetividades em adolescentes negras: a agência do racismo cotidiano

Resumo

Discutem-se os efeitos da colonialidade na produção de subjetividades de adolescentes do Ensino Médio do Instituto Federal de Educação da Bahia e seu desdobramento na atuação de profissionais do Serviço de Enfermagem. Demonstram-se impactos do racismo cotidiano nas subjetividades de discentes negras e a fragilidade do desempenho da enfermagem frente a essa problemática. Articulam-se obras de intelectuais negras e negros como Grada Kilomba (2019) e Frantz Fanon (2008) com nossa experiência clínica, empírica e teórica, com vistas a corroborar como as subjetividades negras podem ser acolhidas e fortalecidas em sua singularidade. Conclui-se que o cuidado e a prevenção de adoecimento mental de adolescentes negras não podem se dar sem um resgate ontológico de si, sendo o processo do fortalecimento de subjetividades tão urgente quanto o tratamento de feridas visíveis provocadas nos corpos de adolescentes negras.

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Biografia do Autor

Rosângela Oliveira Gomes Braga, Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB/CSC)

Mestranda em Ensino e Relações Étnico-raciais (PPGER), pela Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB/CSC). Técnica em Enfermagem do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia/Eunápolis (IFBA). E-mail:  rosangela.braga@ifba.edu.br.

Alexandre de Oliveira Fernandes, Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB/CSC)

Doutor em Ciência da Literatura (UFRJ). Professor no Programa de Pós-Graduação em Ensino e Relações Étnicas - PPGER, da Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB/CSC). E-mail:  alexandre.pro@gmail.com

Referências

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REFERÊNCIAS VIDEOGRÁFICAS

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Publicado
2021-01-05
Como Citar
Oliveira Gomes Braga, R., & de Oliveira Fernandes, A. (2021). Construção de subjetividades em adolescentes negras: a agência do racismo cotidiano. Perspectivas Em Diálogo: Revista De Educação E Sociedade, 8(16), 296-308. https://doi.org/10.55028/pdres.v8i16.10883
Seção
Artigos de demanda contínua