Um estudo sobre a Síndrome de Down: implicações e desafios para inclusão escolar na educação infantil

Resumo

Este estudo aborda a inclusão escolar de alunos com Síndrome de Down na Educação Infantil, tendo como problema de pesquisa os desafios enfrentados por professores que recebem estas crianças na sala de aula comum. Como objetivo geral, se propõem analisar a percepção de três professores que atuam no ensino de crianças com Síndrome de Down na Educação Infantil, bem como discutir a importância da formação destes professores no processo de inclusão escolar. Os dados foram coletados por meio de um questionário com perguntas abertas que buscaram compreender a complexidade deste fenômeno, de modo que os resultados apontaram para uma certa dificuldade dos professores no atendimento à crianças com Síndrome de Down na Educação Infantil devido à falta de formação específica e capacitação para atuarem frente aos desafios da inclusão escolar.

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Biografia do Autor

Sidney Lopes Sanchez Júnior, Universidade Federal do Paraná (UFPR)

Doutorando em Educação pela Universidade Estadual de Londrina (UEL). Mestre em Ensino pela Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP). Graduado em Pedagogia pela UENP. Pedagogo na Universidade Federal do Paraná (UFPR), Campus Jandaia do Sul.  Docente na Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Mandaguari (FAFIMAN).

Patrícia Ferreira Concato de Souza, Prefeitura Municipal de Cornélio Procópio

Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Mestrado Profissional em Ensino da Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP). Especialização em Neuropsicopedagogia e em Educação Infantil . Graduada em Pedagogia pela Faculdade Dom Bosco (2010). Docente na Prefeitura Municipal de Cornélio Procópio. 

Natany Dayani de Souza Assai, Universidade Estadual de Londrina (UEL)

Doutora em Ensino de Ciências e Educação Matemática pela Universidade Estadual de Londrina (UEL). Licenciada em Química. Professora do Departamento de Química no Instituto de Ciências Exatas da Universidade Federal Fluminense (UFF), Campus de Volta Redonda. 

Márcia Inês Schabarum Mikuska, UNOPAR

Doutoranda em Metodologias para o Ensino de Linguagens e suas Tecnologias pela UNOPAR.  Mestre em Métodos numéricos em Engenharia pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). Licenciada em Matemática (UFPR) e em Pedagogia (UNIJALES). Técnica Administrativa em Educação na Universidade Federal do Paraná (UFPR),  Campus Jandaia do Sul.

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Publicado
2022-01-05
Como Citar
Sanchez Júnior, S. L., Ferreira Concato de Souza, P., de Souza Assai, N. D., & Schabarum Mikuska, M. I. (2022). Um estudo sobre a Síndrome de Down: implicações e desafios para inclusão escolar na educação infantil . Perspectivas Em Diálogo: Revista De Educação E Sociedade, 9(19), 105-121. https://doi.org/10.55028/pdres.v9i19.12855
Seção
Artigos de demanda contínua