FORMAÇÃO DE PROFESSORES E A DISCIPLINA DE EDUCAÇÃO ESPECIAL: UM ENFOQUE INTERDISCIPLINAR

  • Calixto Júnior de Souza IFG

Resumo

Almejando identificar a formação inicial de professores no âmbito do ensino superior, este estudo tem a intencionalidade de delinear as interfaces entre as áreas de Educação e Educação Especial. Tal delineamento proporcionará que seja concretizada uma análise dos cursos de licenciatura no tocante a identificar, refletir e cotejar a articulação da disciplina de Educação Especial nas matrizes curriculares. Para tanto, este estudo tem como objetivo timoneiro estudar a articulação com um enfoque interdisciplinar da disciplina de Educação Especial nos cursos de Educação Física e Pedagogia perpassando pelo estudo do Projeto Pedagógico de Curso como mediador do processo e, também, a reflexão das matrizes curriculares e do estágio supervisionado desses cursos para o processo de inclusão escolar. Com isso, como método este estudo acolhe o tipo descritivo postulado por Gil (2002) como forma de estudar a materialização desta articulação in locus na Universidade Federal da Grande Dourados, como forma de apontar os avanços, retrocessos e dilemas da formação inicial de professores nesta instituição de ensino, pesquisa e extensão. Dessa forma, este estudo configura-se como um estudo de caso (ANDRÉ, 2008) na qual se almeja aprofundar na interação entre a formação de professores e o processo de inclusão escolar com foco na disciplina de Educação Especial.

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Publicado
2014-06-12
Como Citar
Souza, C. J. de. (2014). FORMAÇÃO DE PROFESSORES E A DISCIPLINA DE EDUCAÇÃO ESPECIAL: UM ENFOQUE INTERDISCIPLINAR. Perspectivas Em Diálogo: Revista De Educação E Sociedade, 1(1), 21-33. Recuperado de https://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/14
Seção
Artigos de demanda contínua