O cuidar e o educar realizado por professores homens na educação infantil: desafios de um cenário feminilizado

Resumo

Este trabalho tem por objetivo analisar o que diz a literatura sobre o cuidar e o educar exercidos por professores homens na educação infantil, bem como apresentar os desafios encontrados por eles no exercício cotidiano do magistério. Para tal, realizamos uma pesquisa bibliográfica a partir de palavras-chave constantes na pesquisa e suas combinações. Após a análise interpretativa de oito artigos selecionados, emergiram como núcleos temáticos: os desafios que os professores homens enfrentam no processo de cuidar e educar crianças e o crivo por qual passam para a sua aceitação enquanto docente da educação infantil. Ao final de nosso trabalho, consideramos que a docência nas escolas infantis requer conhecimentos próprios, que abarquem as complexidades das ações que ali se desenrolam, com objetivos de proporcionar o melhor desenvolvimento das crianças. Ressaltamos que o cuidar e o educar podem ser exercidos por qualquer docente, desde que estejam bem-preparados, pois aqui tratamos de profissionalismo frente à atuação e não de estereótipos sociais. Nisso, consideramos que, independentemente do gênero, qualquer professor pode executar a tarefa do cuidar e educar na educação infantil.

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Biografia do Autor

Leonardo Felipe Gonçalves Duarte, Universidade Cidade de São Paulo (UNICID), São Paulo - SP

Mestrando em Educação e Bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) pela Universidade Cidade de São Paulo (UNICID). Pós-graduado em Pedagogia: Gestão e Docência (PUC-PR), Licenciado em Pedagogia pela Universidade Santo Amaro.

Rodrigo Gonçalves Duarte, Universidade Cidade de São Paulo (UNICID), São Paulo – SP

Mestrando em Educação e Bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) pela Universidade Cidade de São Paulo (UNICID). Pós-graduado em Direitos Humanos e Questão Social (PUC-PR). Licenciado em Pedagogia e Filosofia pela Universidade Santo Amaro.

Roberto Gimenez, Universidade Cidade de São Paulo (UNICID), São Paulo – SP

Doutor e Mestre em Biodinâmica do Movimento Humano e Educação Física pela Universidade de São Paulo (USP). Bacharel e Licenciado em Educação Física (USP). Coordenador, professor e pesquisador do Programa de Pós-graduação em Educação. Professor do Mestrado Profissional em Formação de Gestores Educacionais da Universidade Cidade de São Paulo (UNICID).

Ida Carneiro Martins, Universidade Cidade de São Paulo (UNICID), São Paulo – SP

Doutora em Educação pela Universidade Metodista de Piracicaba-UNIMEP, Mestre em Educação Física pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), Licenciada em Educação Física (PUC-Camp). Professora e pesquisadora do Programa de Pós-graduação em Educação  e do Mestrado Profissional em Formação de Gestores Educacionais da Universidade Cidade de São Paulo (UNICID).

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Publicado
2022-05-27
Como Citar
Duarte, L. F. G., Duarte, R. G., Gimenez, R., & Martins, I. C. (2022). O cuidar e o educar realizado por professores homens na educação infantil: desafios de um cenário feminilizado. Perspectivas Em Diálogo: Revista De Educação E Sociedade, 9(20), 91-106. https://doi.org/10.55028/pdres.v9i20.14998