Gênero e educação infantil: entre princesas e príncipes há crianças que brincam e sonham

  • Hildineia Alves UNESP - BAURU
  • Marcela Pastana UNESP Araraquara
  • Antonio Francisco Marques UNESP - Bauru

Resumo

Pensar as diferenças entre os seres humanos de acordo com o sexo masculino ou feminino, como num processo dado pela natureza, significa reduzir os seres humanos a um determinismo a partir da diferença sexual.  Neste contexto, o presente trabalho tem por objetivo investigar como o aprendizado sobre o amor acontece nos contos de fada. Nos contos de fada há diferenças significativas na forma como a masculinidade e a feminilidade são representadas por relações de superioridade e submissão. Trata-se de uma revisão bibliográfica que oferece possibilidades futuras às crianças de falar o que sabem sobre o amor, sobre princesas e príncipes por meio de uma diversidade de respostas, demonstrando como resultados que elas podem aprender sobre a multiplicidade e diversos significados que compõem o feminino e o masculino nos contos de fadas por meio de intervenção intencional do professor. Conclui-se que o conceito de gênero permite pensar nas diferenças sem naturalizar as desigualdades, ou seja, sem que as diferenças sejam legitimadas como ponto de partida para discriminações.

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Biografia do Autor

Hildineia Alves, UNESP - BAURU
Mestranda em Docência para a Educação Básica, pela Universidade Estadual Paulista - UNESP– Bauru. Especialista em Educação Empreendedora pela Universidade Federal de São João del Rei – UFSJ. Psicóloga, graduada pelo Instituto Municipal de Ensino Superior de São Manuel – IMES. Graduada em Pedagogia pela UNESP – Marília. Atua como docente na Rede Municipal de Botucatu. 
Marcela Pastana, UNESP Araraquara
Doutora em Educação Escolar e Psicóloga, graduada pela Universidade Estadual Paulista – UNESP - Bauru, mestra e doutora pela mesma Universidade - Araraquara. Integrante do GEPESEC- Grupo de Estudos e Pesquisa em Sexualidade, Educação e Cultura. Professora do Instituto Municipal de Ensino Superior de São Manuel - IMES, no curso de Psicologia. Atua nas áreas de Sexualidade, Gênero, Educação Sexual e Psicanálise
Antonio Francisco Marques, UNESP - Bauru
Doutor em Educação. Universidade Estadual Paulista - UNESP –. Professor do Departamento de Educação e do Programa de Mestrado em Docência para a Educação Básica, UNESP – Bauru, SP.

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Publicado
2020-03-23
Como Citar
Alves, H., Pastana, M., & Marques, A. F. (2020). Gênero e educação infantil: entre princesas e príncipes há crianças que brincam e sonham. Perspectivas Em Diálogo: Revista De Educação E Sociedade, 7(14), 129-147. Recuperado de https://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/9319