Gênero e educação infantil: entre princesas e príncipes há crianças que brincam e sonham
Resumo
Pensar as diferenças entre os seres humanos de acordo com o sexo masculino ou feminino, como num processo dado pela natureza, significa reduzir os seres humanos a um determinismo a partir da diferença sexual. Neste contexto, o presente trabalho tem por objetivo investigar como o aprendizado sobre o amor acontece nos contos de fada. Nos contos de fada há diferenças significativas na forma como a masculinidade e a feminilidade são representadas por relações de superioridade e submissão. Trata-se de uma revisão bibliográfica que oferece possibilidades futuras às crianças de falar o que sabem sobre o amor, sobre princesas e príncipes por meio de uma diversidade de respostas, demonstrando como resultados que elas podem aprender sobre a multiplicidade e diversos significados que compõem o feminino e o masculino nos contos de fadas por meio de intervenção intencional do professor. Conclui-se que o conceito de gênero permite pensar nas diferenças sem naturalizar as desigualdades, ou seja, sem que as diferenças sejam legitimadas como ponto de partida para discriminações.
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