Desafios da educação inclusiva no Semiárido Brasileiro: uma revisão sistemática

Resumo

De acordo com o MEC/SEESP (2008) é obrigatório aos sistemas de ensino garantir a matrícula de todos os educandos, sem exceção, competindo às instituições organizar-se para que haja o atendimento dos alunos com deficiência dentro das condições ideais para a uma educação de qualidade para todos. Tendo em vista a efetivação destes direitos garantidos em lei, buscou-se identificar, através da literatura, os desafios enfrentados na busca pela efetivação da educação inclusiva no Semiárido brasileiro. O corpus de análise foi composto por 26 artigos publicados em português, delimitados no período de 2017 a 2021, encontrados na base de dados Google Scholar através dos descritores: “Semiárido brasileiro e Educação inclusiva”, “Semiárido brasileiro e Inclusão escolar” e “Semiárido brasileiro e Acessibilidade escolar”. Foi possível identificar numerosos desafios que precisam ser superados junto a educação inclusiva no Semiárido brasileiro, estes vão desde a falta de apoio e investimento governamental até questões mais peculiares, como a ausência de sinais específicos na Língua Brasileira de Sinais para determinadas áreas do conhecimento, como exemplo em Ciências. Verificou-se a necessidade de conhecer as necessidades de cada indivíduo, bem como garantir que a escola seja um ambiente adequado às mais diferentes situações e necessidades da aprendizagem.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria Roberta Rodrigues de Souza, Universidade Federal do Vale do São Francisco - UNIVASF

Mestranda pelo Programa de Pós Graduação em Dinâmicas do Semiárido (UNIVASF). Possui graduação em EDUCAÇÃO FÍSICA pela FACULDADE DE EDUCAÇÃO FÍSICA (2019), graduação em Pedagogia pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Candeias(2019) e graduação em ENGENHARIA AMBIENTAL pela FACULDADE PRESBITERIANA AUGUSTO GALVÃO(2015). Atualmente é 1ª Secretária do Organização Cantinho dos Animais Mundial.

Isabella Camurath Santos , Universidade Federal do Vale do São Francisco - UNIVASF

Mestranda no programa de Pós Graduação em Dinâmicas de Desenvolvimento do Semiárido (UNIVASF). Licenciada em Ciências da Naturzea (UNIVASF).

Maria Vilani Cavalcanti, Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF)

Mestranda da Pós Graduação em Dinâmicas do semiárido (UNIVASF). Possui graduação em Letras pela Faculdade de Formação de Professores de Araripina (2002). Especialização em Programa de Ensino de Língua Portuguesa pela UPE ( 2003). Atualmente é diretora de políticas assistência estudantil do Instituto Federal do Sertão Pernambucano e professora do Instituto Federal do Sertão Pernambucano .

Gisele Soares Lemos Shaw, Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF)

Doutora em Educação em Ciências pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Professora da Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF).

Referências

AMARAL, Analice da Silva Cavalcante do; SHAW, Gisele Soares Lemos. Dificuldades e conquistas no processo ensino-aprendizagem de aluno autista em sala de aula do ensino regular no município de Antônio Gonçalves-Bahia. Perspectivas em Diálogo: Revista de educação e sociedade, v. 7, n. 15, p. 229-238, 2020. Disponível em: https://desafioonline.ufms.br/index.php/persdia/article/view/9664. Acesso em: 09 jun. 2021.

ARAÚJO, Nádia Fernanda Martins e CASTRO, Renária Rodrigues. A formação Profissional do aluno surdo em uma escola técnica de nível médio/ Revista Form@re, v. 6, n. 2, 2018. Disponível em: https://revistas.ufpi.br/index.php/parfor/article/view/7687. Acesso em: 01 jul. 2021.

ARAÚJO, Rubenice da Costa Correia; ALMEIDA; Humberto Araújo de; RAMOS, Maiara Bezerra; FONSECA, Márcia Fernanda; SILVA, Moacyr Xavier Gomes da; RÊGO, Herbert Costa do; FONSECA, Thays Fernanda Henriques Dantas da; LOPES, Sérgio Sérgio de Faria. A Caatinga em uma nova linguagem: a etnobotânica para inclusão social. REIN-Revista Educação Inclusiva, v. 4, n. 2, p. 163-175, 2020. Disponível em: http://novo.revista.uepb.edu.br/REIN/article/view/274/205. Acesso em: 26 jun. 2021.

BEZERRA, José Gustavo de Souza; ESTEVÃO, Ady Canário de Souza. Inclusão social na escola: algumas reflexões acerca da iniciação à pesquisa sobre a formação de professores no curso de educação do campo. Revista Includere, v. 3, n. 1, 2017. Disponível em: https://periodicos.ufersa.edu.br/index.php/includere/article/view/7400. Acesso em: 28 jun. 2021.

BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília: Imprensa Oficial, 1988.

BRASIL. Decreto nº 3.956, de 8 de outubro de 2001. Promulga a Convenção Interamericana para Eliminação de Todas as Formas de Discriminação contra as Pessoas Portadoras de Deficiência. Guatemala: 2001.

BRASIL. Ministério da Educação. Lei nº 13.146, de 6 de julho de 2015. Institui a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Estatuto da Pessoa com Deficiência). Brasília, 2015. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2015-2018/2015/lei/l13146.htm. Acesso em: 24 jun. 2021.

BRASIL. Ministério da Educação. Referenciais de acessibilidade na educação superior e a avaliação in loco do sistema nacional de avaliação da educação superior (SINAES). Brasília, DF: Ministério da Educação, 2013. Disponível em: http://www.ampesc.org.br/_arquivos/download/1382550379.pdf. Acesso em: 24 jun. 2021.

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Especial. Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva. Inclusão: Rev. Esp., Brasília, v.4, n.1, p. 7 -17, jan./jun.2008. Ed. Especial. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seesp/arquivos/pdf/revinclusao5.pdf. Acesso em: 08 jun. 2021.

CARNEIRO, Samira Fontes; LEITE, Ivonaldo. Inclusão escolar: Uma Abordagem Sobre As Salas De Recursos Multifuncionais A Partir Da Perspectiva De Gestores, Professores E Pais. Revista Includere, v. 3, n. 1, 2017. Disponível em: https://periodicos.ufersa.edu.br/index.php/includere/article/view/7415. Acesso em: 09 jun. 2021.

CARVALHO, Samara da Silva; SHAW, Gisele Soares Lemos. Relação Entre Família, Escola E Especialistas No Processo De Inclusão Escolar De Crianças Autistas No Município De Campo Formoso/BA. Cenas Educacionais, v. 4, p. e11868-e11868, 2021. Disponível em: https://www.revistas.uneb.br/index.php/cenaseducacionais/article/view/11868. Acesso em: 02 jun. 2021.

CERQUEIRA-NETO, Sebastião Pinheiro Gonçalves; SILVA, Leonardo Thompson da; MENDES, Ricardo Rodrigues; CUNHA, Ricardo Almeida; OLIVEIRA, Jeorge Luís Martins de. Autismo: do reconhecimento à mobilidade pelo território. Hygeia-Revista Brasileira de Geografia Médica e da Saúde, v. 17, 2021. Disponível em: http://www.seer.ufu.br/index.php/hygeia/article/view/56443. Acesso em: 02 jul. 2021.

COSTA, Edinardo Nogueira; FIGUEIREDO, Gustavo de Alencar. Ensino De Ciências Naturais Para Estudantes Surdos/As Em Um Município No Alto Sertão Paraibano. Revista Virtual De Cultura Surda, nº 23, 2018. Disponível em: https://editora-arara-azul.com.br/site/admin/ckfinder/userfiles/files/7%C2%BA%20Artigo%20da%20Revista%2023%20de%20COSTA%20e%20FIGUEIREDO.pdf. Acesso em: 09 jun. 2021.

CRUZ, Ozelito Souza; RIOS, Pedro Paulo Souza. Inclusão de estudantes quilombolas deficientes no ensino fundamental e médio: o caso Lage dos Negros. Brazilian Journal of Development, v. 5, n. 11, p. 26029-26044, 2019. Disponível em: https://www.brazilianjournals.com/index.php/BRJD/article/view/4767. Acesso em: 02 jul. 2021.

DECLARAÇÃO DA GUATEMALA. Convenção interamericana para a eliminação de toda as formas de discriminação contra as pessoas portadoras de deficiência. Guatemala, 1999. Disponível em: https://www.oas.org/juridico/portuguese/treaties/a-65.htm. Acesso em 08 jun. 2021.

DECLARAÇÃO DE JOMTIEN. Declaração Mundial sobre Educação para Todos: satisfação das necessidades básicas de aprendizagem Jomtien, 1990. Disponível em: http://unesdoc.unesco.org/images/0008/000862/086291por.pdf. Acesso em 08 jun. 2021.

DECLARAÇÃO DE SALAMANCA. Brasília, 1994. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seesp/arquivos/pdf/salamanca.pdf. Acesso em 09 jun 2021.

DUARTE, Rannya Maygia de Melo; GUIMARÃES, Jônatas Queiroga; SILVA, Alany Dantas da. Como Acontece A Inclusão De Alunos Com Nee Em Uma Sala De Aula Do Ensino Regular No Município De Patu/RN. Revista Includere, v. 3, n. 1, 2017. Disponível em: https://periodicos.ufersa.edu.br/index.php/includere/article/view/7411. Acesso em: 09 jun. 2021.

FREITAS, Cristhiane Marques de; DEMOLY, Karla Rosane do Amaral; FREITAS, Cláudia Rodrigues de. Rede de saberes entre educação inclusiva e saúde mental: a produção do cuidado e da aprendizagem na experiência profissional. Interfaces da Educação, v. 11, n. 32, p. 271-298, 2020. Disponível em: https://periodicosonline.uems.br/index.php/interfaces/article/view/4611. Acesso em: 09 jun. 2021.

GALVÃO, Taís Freire; PANSANI, Thais de Souza Andrade; HARRAD, David. Principais itens para relatar Revisões sistemáticas e Meta-análises: A recomendação PRISMA. Epidemiologia e serviços de saúde, v. 24, p. 335-342, 2015.

GOUVEIA, Natalia Lázara; CHAVES, Naíma de Paula Salgado. O ensino-aprendizagem das cores e das formas na educação infantil: uma experiência com alunos com Transtorno do Espectro Autista (TEA). Research, Society and Development, v. 9, n. 8, p. e905985925-e905985925, 2020. Disponível em: https://www.rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/5925. Acesso em: 09 jun. 2021.

GUIMARÃES, Aurenita Barbosa; MAFRA, Luciana Dantas. Inclusão nas escolas públicas: estudo sobre a educação especial na perspectiva da inclusão nas escolas da cidade de Mossoró. Revista Includere, v. 3, n. 1, 2017. Disponível em: https://periodicos.ufersa.edu.br/index.php/includere/article/view/7372. Acesso em: 26 jun. 2021.

IBGE. Cidades. 2010. Disponível em: https://cidades.ibge.gov.br/. Acesso em: 08 jun. 2021.

LEAL, Jéssica Girlaine Guimarães. Desafios na formação em letras libras: experiências na docência do estágio supervisionado em libras como l2 i. Revista CONADIS, 2018. Disponível em: https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/50621. Acesso em: 02 jul. 2021.

LIMA, Núzia Roberta; BARROS, Antônio José de Sousa Sampaio. Procedimentos de intervenção nas práticas educativas inclusivas: desafios do professor. Revista Includere, v. 3, n. 1, 2017. Disponível em: https://periodicos.ufersa.edu.br/index.php/includere/article/view/7450. Acesso em: 28 jun. 2021.

MANTOAN, Teresa Eglér. Inclusão escolar: o que é? por quê? como fazer? São Paulo: Moderna, 2003. Disponível em https://files.cercomp.ufg.br/weby/up/211/o/INCLUS%C3%83O-ESCOLARMaria-Teresa-Egl%C3%A9r-Mantoan-Inclus%C3%A3o-Escolar.pdf. Acesso em: 07 jun. 2021.

MEDEIROS, Wellma Karla Barbosa de; MEDEIROS, Wellyda Illana Barbosa de; BRITO, Mariana Crisostomo Delfino de. Desafios e possibilidades da educação contextualizada: reflexões acerca da convivência com o semiárido. Revista Includere, v. 3, n. 1, 2017. Disponível em: https://periodicos.ufersa.edu.br/index.php/includere/article/view/7426. Acesso em: 09 jun. 2021.

MOHER, David; TSERTSVADZE, Alexander. Systematic reviews: when is an update an update? Lancet. 2006. Disponível em: https://doi.org/10.1016/S0140-6736(06)68358-X Acesso em: 07 jun. 2021.

Nascimento, Anna Christina Martins do. Práticas Pedagógicas para alunos com deficiência visual – aporte teórico sobre como trabalhar com deficientes visuais no contexto educacional. Revista Includere, v. 3 n. 1 (2017). Disponível em: https://periodicos.ufersa.edu.br/index.php/includere/article/view/7366. Acesso em: 01 jul. 2021.

NASCIMENTO, Maria Andreza do; NASCIMENTO, Antonio Anderson Brito do; SANTOS, Mariluze Riani Diniz dos. Autismo e o trabalho docente: reflexões sobre os desafios encontrados para a inclusão de uma autista na educação infantil. Revista Includere, v. 3, n. 1, 2017. Disponível em: https://periodicos.ufersa.edu.br/index.php/includere/article/view/7403. Acesso em: 09 jun. 2021.

NETO, Antenor de Oliveira Silva et al. Educação inclusiva: uma escola para todos. Revista Educação Especial, v. 31, n. 60, p. 81-92, 2018. Disponível em: https://periodicos.ufsm.br/educacaoespecial/article/view/24091/pdf. Acesso em: 05 jun. 2021.

NETO, Francisco de Acací Viana; GOMES-SOUSA, Francisco Ebson. A inclusão da LIBRAS no espaço escolar: professor surdo no desenvolvimento do cenário socioeducacional. In: Congresso Nacional de Educação, IV, 2017, Campina Grande - PB. Anais… Campina Grande: Realize Editora, 2017. Disponível em: https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/35380. Acesso em: 02 jul. 2021

OLIVEIRA, Neuma Alves de. A História De Inclusão Da Escola Estadual Ambulatório Padre Dehon, Que Se Revela Desde Sua Origem. Revista Includere, v. 3, n. 1, 2017. Disponível em: https://periodicos.ufersa.edu.br/index.php/includere/article/view/7408. Acesso em: 09 jun. 2021.

RAMOS, Phagner; FERNANDEZ, Elaine Magalhães Costa. Reflexões sobre a identidade docente e os significados da educação inclusiva em Venturosa. REIN - Revista Educação Inclusiva, v. 4, n. 1, p. 115-132, 2020. Disponível em: http://revista.uepb.edu.br/index.php/REIN/article/view/5282/3451. Acesso em: 26 jun. 2021.

SASSAKI, Romeu Kazumi. Terminologia sobre deficiência na era da inclusão. Revista Nacional de Reabilitação, São Paulo, ano V, n. 24, jan./fev. 2002, p. 6 -9. VIVARTA, Veet (org.). Mídia e Deficiência. Brasília: Agência de Notícias dos Direitos da Infância / Fundação Banco do Brasil, 2003, p. 160 -165. Disponível em: https://files.cercomp.ufg.br/weby/up/211/o/TERMINOLOGIA_SOBRE_DEFICIENCIA_NA_ERA_DA.pdf?1473203540. Acesso em 02 jul. 2021.

SHAW, Gisele Soares Lemos. Relação entre família, escola, especialistas e o desenvolvimento de pessoas autistas. Perspectivas em Diálogo: Revista de educação e sociedade, v. 8, n. 16, p. 183-201, 2021. Disponível em: https://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/11850. Acesso em: 09 jun. 2021.

SILVA, Ítalo Soares da. Música e inclusão na educação infantil: uma perspectiva para o desenvolvimento da criança com microcefalia. Revista Includere, v. 3, n. 1, 2017. Disponível em: https://periodicos.ufersa.edu.br/index.php/includere/article/view/7394. Acesso em: 28 jun. 2021.

SILVA, Osni Oliveira Noberto da; MIRANDA, Theresinha Guimarães; BORDAS, Miguel Angel Garcia. Valorização do trabalho dos professores de atendimento educacional especializado no município de Jacobina-Bahia. Trabalho & Educação, v. 30, n. 1, p. 57-67, 2021. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/article/view/25091. Acesso em: 02 jul. 2021.

SILVA, Osni Oliveira Noberto e MIRANDA, Theresinha Guimaraes. A educação especial nas escolas do campo: uma análise da estrutura física das salas de recursos multifuncionais de escolas do Piemonte da Diamantina. Revista Cocar, V.13. N. 27. Set./Dez./ 2019 p.753-767. https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/2866. Acesso em: 20 jun. 2021.

SILVA NETO, Antenor de Oliveira; ÁVILA, Éverton Gonçalves; SALES, Tamara Regina Reis; AMORIM, Simone Silveira; NUNES, Andréa Karla Ferreira; SANTOS, Vera Maria. Educação inclusiva: uma escola para todos. Revista Educação Especial, v. 31, n. 60, p. 81-92, 2018. Disponível em: https://periodicos.ufsm.br/educacaoespecial/article/view/24091/pdf Acesso em: 05 jun. 2021.

SOUSA, Cynthia Arielly Alves de; OLIVEIRA, José Lucas dos Santos; OLIVEIRA, Elzenir Pereira de. Conhecimento de professores do ensino fundamental sobre o ensino da educação ambiental para alunos com Necessidades Educacionais Especiais (NEE). In: CINTEDI, III, 2018. Campina Grande - PB. Anais… Campina Grande: Realize Editora, 2018. Disponível em: https://editorarealize.com.br/editora/anais/cintedi/2018/TRABALHO_EV110_MD1_SA1_ID1203_31072018222140.pdf. Acesso em: 28 jun. 2021.

SOUSA, Glaedes Ponte de Carvalho, FREITAS, Marcos Randall Oliveira e XAVIER, Janssen Klauss do Nascimento Dias. História de vida e autoformação docente: relato de um professor de alunos cegos no CADV –Mossoró. Revista Includere, v 3 n. 1 (2017): Universidade em Movimento: Educação, Diversidade e Práticas Inclusivas.

STAINBACK Susan; STAINBACK William. Inclusão: Um guia para Educadores. Porto Alegre: Artmed, 1999.

SUDENE (Superintendência de Desenvolvimento do Nordeste). Resolução nº 107, de 27 de julho de 2017. Brasília: DOU de 13/09/2017. Disponível em: http://pesquisa.in.gov.br/imprensa/jsp/visualiza/index.jsp?data=13/09/2017&jornal=1&pagina=48&totalArquivos=128. Acesso em: 08 jun. 2021.

SUDENE (Superintendência de Desenvolvimento do Nordeste). Resolução nº 115, de 23 de novembro de 2017. Brasília: DOU de 05/12/2017. Disponível em: http://pesquisa.in.gov.br/imprensa/jsp/visualiza/index.jsp?data=05/12/2017&jor. Acesso em: 08.06.2021nal=515&pagina=32&totalArquivos=92. Acesso em: 09 jun. 2021.

TAVARES, Válter Cardoso; ARRUDA, Ítalo Rodrigo Paulino de; SILVA, Danielle Gomes da. Desertificação, mudanças climáticas e secas no semiárido brasileiro: uma revisão bibliográfica. Geosul, v. 34, n.70, p. 385-405, 2019. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/geosul/article/view/2177-5230.2019v34n70p385. Acesso em: 08 jun. 2021.

TORRES, Virgínia Diniz; ALMEIDA, Ricardo Ricelli Pereira de; ANDRADE, Elysson Marcks Gonçalve; LEITE; Guilherme Urquisa.Acessibilidade em Ambientes Escolares no Município de Cedro-CE com Base na LBI e NBR 9050/2015/Accessibility in School Environments in the Municipality of Cedro-CE Based on LBI and NBR 9050/2015. ID on line Revista de Psicologia, v. 14, n. 53, p. 748-769, 2020. Disponível em: https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/2904. Acesso em: 09 jun. 2021.

Publicado
2023-01-31
Como Citar
Souza, M. R. R. de, Santos , I. C., Cavalcanti, M. V., & Shaw, G. S. L. (2023). Desafios da educação inclusiva no Semiárido Brasileiro: uma revisão sistemática. Perspectivas Em Diálogo: Revista De Educação E Sociedade, 10(22), 159-181. https://doi.org/10.55028/pdres.v10i23.15306
Seção
Artigos de demanda contínua