Acesso e permanência de pessoas com deficiência física neuromotora/paralisia cerebral no ensino superior

Resumo

A discussão sobre políticas de acessibilidade envolve várias possibilidades de investigação e análise, quanto à chegada da pessoa com Deficiência Física Neuromotora/Paralisia Cerebral (DFN/PC) no ensino superior. Nesse contexto, o estudo tem como objetivo analisar o acesso e a permanência de estudantes com DFN/PC nesse nível de ensino. A metodologia contemplou a pesquisa bibliográfica, por meio da interpretação de pressupostos teóricos que, dialogam sobre a temática do estudo, a partir de uma abordagem qualitativa. Como resultados, evidencia-se que independentemente de constantes iniciativas para a construção de políticas de acessibilidade, a maioria delas não torna-se efeito no cotidiano dos ambientes universitários. Além disso, observa-se que as pessoas com DFN/PC já entram na universidade com defasagens educacionais, as quais ficam acentuadas em razão de esse nível de ensino ser excludente com aquele que possui uma deficiência. Nas considerações finais, reitera-se a importância de práticas e ações de acessibilidades efetivas nas instituições de ensino superior, tencionado a inclusão da pessoa com DFN/PC, materializada em sua independência e autonomia socioeducacional, na perspectiva de ser, estar, viver e conviver plenamente com suas subjetividades e/ou diferenças numa dimensão inclusiva.

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Biografia do Autor

Claudovil Barroso de Almeida Júnior, Governo do Estado do Amapá, Macapá - AP

Mestre em Educação pela Universidade Federal do Paraná - UFPR. Professor de Educação Especial do Governo do Estado do Amapá. Contato: claudoviljr@gmail.com

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Publicado
2022-05-27
Como Citar
Almeida Júnior, C. B. de. (2022). Acesso e permanência de pessoas com deficiência física neuromotora/paralisia cerebral no ensino superior. Perspectivas Em Diálogo: Revista De Educação E Sociedade, 9(20), 307-321. https://doi.org/10.55028/pdres.v9i20.15364