Matrícula de crianças com deficiência na educação infantil (2010-2015): o que os dados revelaram?

Resumo

Garantir a educação como direito aos educandos com deficiência tem sido uma temática constante por meio da construção de políticas inclusivas, como também de estudos, em razão do avanço nas matrículas em escolas de ensino regular desde a educação infantil. Perante esse contexto, a pesquisa apresentou os seguintes objetivos: analisar o acesso de crianças com deficiência na primeira etapa da educação básica; investigar o ingresso dessas crianças entre os anos de 2010 e 2015, neste nível de ensino. A metodologia apresentou uma abordagem qualitativa, mediante a pesquisa bibliográfica, com análises de documentos legais e estudos que dialogam sobre a temática. Como resultados, durante esse período observou-se o acréscimo nas matrículas de crianças com deficiência na educação infantil em classes regulares, porém, percebeu-se que as matrículas dessas crianças também ocorreram em classes especiais. Em síntese, a pesquisa apontou antagonismo entre o que previa os documentos oficiais e o que era praticado pelo poder público; manutenção de instituições especializadas, desencadeando na segregação escolar; dificuldades de garantir um ambiente educacional inclusivo.

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Biografia do Autor

Claudovil Barroso de Almeida Júnior, Universidade Federal do Paraná (UFPR)

Mestre em Educação pela Universidade Federal do Paraná - UFPR. Professor de Educação Especial do Governo do Estado do Amapá. E-mail: claudoviljr@gmail.com

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Publicado
2021-01-05
Como Citar
Almeida Júnior, C. B. de. (2021). Matrícula de crianças com deficiência na educação infantil (2010-2015): o que os dados revelaram?. Perspectivas Em Diálogo: Revista De Educação E Sociedade, 8(16), 138-148. https://doi.org/10.55028/pdres.v8i16.12060
Seção
Artigos de fluxo contínuo