O uso de jogos nas aulas de Sociologia

  • Estela Sabrina de Freitas Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, campus de Naviraí (UFMS/CPNV)
  • Mayra Prachedes Queiroz Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, campus de Naviraí (UFMS/CPNV)
  • Célia Regina de Carvalho Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, campus de Naviraí (UFMS/CPNV)

Resumo

O uso de jogos em aulas de Sociologia é uma prática que contribui para o desenvolvimento intelectual dos estudantes do Ensino Médio e por isso merece espaço nas práticas pedagógicas. O objetivo deste estudo se debruça no sentido de compreender como os jogos e aplicativos podem auxiliar na construção do conhecimento de conteúdos da Sociologia. O levantamento bibliográfico foi realizado com base em diversos estudos relacionados a jogos PRADO (2018); CRUZ (2021), ensino de Sociologia FRAGA, LAGE (2003); BNCC (2018); AZEVEDO, NASCIMENTOS (2015) e as contribuições das TIC na educação SANTOS (2019). O presente trabalho é de natureza qualitativa ao qual se obteve os dados por meio de uma proposta de intervenção pedagógica referente a aplicação de dois jogos – tabuleiro e aplicativo Kahoot – abordando o mesmo conteúdo em ambos e questionário na plataforma Google Forms, disponibilizados para uma turma de estudantes do Ensino Médio, de uma escola da rede estadual, localizada na cidade de Curitiba – Paraná. Os dados coletados foram devidamente analisados por meio das impressões durante a aplicação dos jogos e de acordo com os depoimentos dos estudantes relatados no questionário. Dessa forma, foi evidenciado que os jogos contribuem para o aprendizado de conteúdos da Sociologia, tornando a aula mais dinâmica e o aprender mais prazeroso, além de garantir maior interação e participação nas dinâmicas propostas. Compreende-se então a necessidade de atualizar as práticas pedagógicas, considerando também ferramentas tecnológicas que compõem o cotidiano de muitos estudantes, trazendo para o processo de construção do conhecimento as mais diversas possibilidades inovadoras que tenhamos a disposição da educação.

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Biografia do Autor

Estela Sabrina de Freitas, Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, campus de Naviraí (UFMS/CPNV)

Acadêmica do curso de Pós Graduação nível Especialização em Ensino de Sociologia pela Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, campus de Naviraí (UFMS/CPNV), atualmente, é professora contratada de Sociologia, Projeto de Vida e Fundamentos do Trabalho da Secretaria Estadual de Educação do Paraná.

Mayra Prachedes Queiroz, Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, campus de Naviraí (UFMS/CPNV)

Acadêmica do curso de Pós Graduação nível Especialização em Ensino de Sociologia pela Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, campus de Naviraí (UFMS/CPNV). Desenvolve pesquisas relacionadas a estudos sobre gênero e corpo, sociedade e educação.

Célia Regina de Carvalho, Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, campus de Naviraí (UFMS/CPNV)

Doutora em Educação pela Universidade Estadual Paulista - campus de Presidente Prudente - SP. Pós-doutora no Programa de Pós-Doutorado da Universidade Estadual Paulista. Atualmente, é professora adjunta da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, campus de Naviraí, na área de Pesquisa em Educação, Didática, Ensino, Aprendizagem e Tecnologia Educacional.

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Publicado
2022-11-11
Como Citar
Sabrina de Freitas, E., Prachedes Queiroz, M., & Regina de Carvalho, C. (2022). O uso de jogos nas aulas de Sociologia. Perspectivas Em Diálogo: Revista De Educação E Sociedade, 9(21), 270-289. https://doi.org/10.55028/pdres.v9i21.15459
Seção
Artigos de demanda contínua