O uso de jogos e brincadeiras no processo de alfabetização e letramento na educação infantil
Resumo
A contribuição de jogos e brincadeiras na educação infantil no processo de ensino e aprendizagem proporciona à criança o desenvolvimento motor, cognitivo, afetivo, social e da linguagem a partir da inserção de atividades lúdicas nos ambientes educacionais. Esta pesquisa tem como objetivo principal analisar a importância dos jogos e brincadeiras no processo de alfabetização e letramento e suas contribuições na percepção dos professores. A justificativa baseia-se no referencial teórico da Lei de Diretrizes e Bases (LDB, 1996), tendo como principais autores Soares (2003), Todero (2017), Almeida (2017) e Maluf (2012), que discorrem sobre os jogos e brincadeiras no ambiente educacional, mais especificamente na educação infantil. A metodologia aplicada a pesquisa é de abordagem qualitativa, e trata- se de um estudo descritivo e exploratório. Foi realizada uma pesquisa de campo com um questionário com perguntas abertas com 8 professoras da educação infantil de uma escola pública. Os resultados e discussões revelam que os jogos e brincadeiras e a ludicidade para as crianças na visão dos pesquisados são importantes ferramentas pedagógicas em suas práticas docentes e necessários no processo de alfabetização e letramento. Assim pode-se considerar que as crianças necessitam de atividades lúdicas, e que se incluídas e desenvolvidas junto com as práticas pedagógicas, proporcionará aos alunos uma aprendizagem significativa.
Downloads
Referências
ALMEIDA, Aline Marques da Silva. A importância do lúdico para o desenvolvimento da criança. Revista Uol. 2014.
ALMEIDA, Marcos Teodorico Pinheiro. O brincar, a criança, o espaço escolar. In: BARBATO, Silviane Bonaccorsi. Integração de crianças de 6 anos ao ensino fundamental. São Paulo: Parábola Editorial, 2008.
BRASIL. Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais da Educação Básica. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Diretoria de Currículos e Educação Integral. Brasília: MEC, SEB, DICEI, 2013.
BORGES, Célio José; MOURA, Queite Fernandes de. Leitura e Linguagem: Discursos de Letramentos - O Lúdico e suas relações interdisciplinares com a leitura e escrita. Porto Velho Rondônia: Edufro, 2007.
BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. São Paulo: Edições 70, 2011.
BRASIL. Portal da Educação Infantil. Editora do Brasil. 2017.
FREITAS, Rosangela Maria Oliveira de. Brincadeiras e jogos no espaço do recreio. Belém: Universidade da Amazônia, 2001.
GALAHHUE, David; OZMUN, John. C. Compreendendo o desenvolvimento motor: bebês, crianças, adolescentes e adultos. 3ed. São Paulo: PHORTE, 2005.
GONÇALVES, Lady Jane; COSTA, Célia Regina Bernardes. O Brincar na Educação Infantil como um Ato de Aprendizagem. Revista científica multidisciplinar núcleo do conhecimento. ano 2003 ed. 02 vol. 01.
LIBÂNEO, José Carlos. Organização e gestão escolar: teoria e prática. Editora alternativa. ed. 04. Goiânia, 2001.
LOPES, Vanessa Gomes. Linguagem do Corpo e Movimento. Curitiba, 2006.
MALUF, Ângela Cristina Munhoz. Brincar: prazer e aprendizado. 5.ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2007.
MALUF, Angela Cristina Munhoz. Brincar: prazer e aprendizado. 8. Ed. Rio de Janeiro: Vozes, 2012
MELO, Flávia Rodrigues da Silva; VARGAS, Pollyana Abadia. A importância da brinquedoteca na educação infantil. Revista Saúde e Educação, Coromandel, v. 7, n. 1, p. 36 - 50, jan./jun. 2022.
MENDONÇA, Raquel Marins de. Criando o ambiente da criança: a psicomotricidade na Educação infantil. In: ALVES, Fátima. Como aplicar a psicomotricidade: uma atividade Multidisciplinar com amor e união. Rio de Janeiro: Wak, 2004. P.19-34.
MODESTO, Monica Cristina. A importância da Ludicidade na construção do conhecimento. Revista Eletrônica Saberes da Educação. V.5, n.1, p.1-16, 2014.
MORAES, Giane Severino Correa; COELHO, Helda Gomes. A importância do lúdico na educação infantil. Revista The Importance of players in chilren’s education, 2021.
PAIM, Marilane Maria Wolff. Alfabetização e letramento: um estudo sobre as concepções que permeiam as práticas pedagógicas dos professores alfabetizadores. X ANPED SUL, Florianópolis, outubro de 2014.
PEREIRA, Drielle Rodrigues; SOUSA, Benedita Severiana. A Contribuição dos Jogos e Brincadeiras no processo Ensino Aprendizagem de Crianças de um CMEI na cidade de Teresina. Revista Fundamentos do departamento de Educação da Universidade Federal do Piauí, v.3, n.2, 2015. que permeiam as práticas pedagógicas dos professores alfabetizadores. X ANPED SUL, Revista Científica Multidisciplinar Núcleo do Conhecimento. Ano 03.
PERES, Tacyana Silva; CRUZ, Mônica Aparecida de Oliveira. Psicomotricidade no processo de alfabetização da criança. Revista perspectivas em psicologia. 2014.
RODRIGUES, Lídia da Silva. Jogos e brincadeiras como ferramentas no processo de aprendizagem lúdica na alfabetização. Universidade de Brasília, 2013.
ROSA, Adriana. P.; NISIO, Josiane Di. Atividades lúdicas: sua importância na alfabetização. /Curitiba: Juruá. 1998.
SCHLINDWEIN, Luciane Maria; LATERMAN Ilana; PETERS Leila. A criança e o brincar nos tempos e espaços da escola. Florianópolis, outubro de 2014.
SILVA. Leodow Fernandes da. Jogos e brincadeiras na educação infantil: os desafios e possibilidades da prática para desenvolvimento motor. Duas estradas-PB 2014.
TODERO, Marissandra. A alfabetização das crianças das classes populares na escola pública: uma proposta de formação continuada de professores. Erechim RS: PPGE, 2017.
TRIVIÑOS, Augusto Nibaldo Silva. Introdução à pesquisa em ciências sociais: a pesquisa qualitativa em educação. São Paulo: Atlas, 1987.
Copyright (c) 2024 Perspectivas em Diálogo: Revista de Educação e Sociedade
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.