Formação docente na educação profissional e tecnológica: perspectivas e desafios para inclusão escolar no ensino médio integrado

Resumo

Este estudo teórico investiga a formação docente na Educação Profissional e Tecnológica (EPT), com ênfase nos desafios para a inclusão escolar, especialmente no contexto do Ensino Médio Integrado, um dos principais programas de educação técnica no Brasil. O objetivo principal é analisar as perspectivas e os desafios da formação docente na EPT, investigando de que forma as práticas formativas podem contribuir para a promoção da inclusão escolar, considerando as demandas contemporâneas da diversidade no ambiente educativo. A inclusão escolar é percebida não apenas como acesso físico, mas como a criação de ambientes que respeitem e valorizem a diversidade dos estudantes, especialmente aqueles com deficiência. A pesquisa utilizará uma abordagem qualitativa, baseada em uma revisão bibliográfica abrangente, com análise de teorias, modelos e práticas pedagógicas existentes. Além disso, será realizada uma comparação com sistemas educacionais de países que possuem modelos de EPT inclusivos, para identificar práticas que podem ser adaptadas ao contexto brasileiro. Os resultados indicam que, embora haja avanços legais, como a Lei Brasileira de Inclusão, ainda persistem lacunas significativas na formação docente, especialmente em relação à capacitação contínua e à infraestrutura acessível nas Instituições Federais. A pesquisa sugere que a formação docente seja contínua, integrada e fundamentada em práticas pedagógicas inclusivas, como o uso de tecnologias assistivas.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Francisco Roberto da Silva de Carvalho, Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS)

Mestre em Educação

Referências

AMORETTI, Magali Elis Pesamosca. Práticas restaurativas na Educação Profissional e Tecnológica à luz da perspectiva decolonial: um novo paradigma de formação docente. Orientador: Ascísio dos Reis Pereira. 2023. 128 p. Dissertação (Mestrado) - Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria/RS, 2023.

ANJOS, Isa Regina Santos dos. Programa TEC NEP: avaliação de uma proposta de educação profissional inclusiva. Dissertação (Mestrado em Educação Especial) – Centro de Educação e Ciências Humanas, Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2006. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/2949. Acesso em: 23 jan. 2025.

BRASIL. Decreto nº 5.154, de 23 de julho de 2004. Regulamenta o § 2º do art. 36 e os arts. 39 a 41 da LDB (Lei nº 9.394/96). Brasília: MEC, 2004.

BRASIL. Decreto nº 7.611, de 17 de novembro de 2011. Dispõe sobre a educação especial, o atendimento educacional especializado e dá outras providências. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2011-2014/2011/decreto/d7611.htm. Acesso em: 10 dez. 2024.

BRASIL. Lei nº 11.892, de 29 de dezembro de 2008. Institui a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica. Brasília: MEC, 2008b.

BRASIL. Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Estatuto da Pessoa com Deficiência). Lei nº 13.146, de 6 de julho de 2015.

BRASIL. Lei n.13.005, de 25 de junho de 2014. Aprova o Plano Nacional de Educação – PNE e dá outras providências. Diário Oficial da União, Brasília, DF., 26 jun. 2014.

BRASIL. Política Nacional de Formação dos Profissionais da Educação Básica. Brasília: MEC, 2016.

BRASIL. Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva. Brasília: MEC, Secadi, 2008a.

CARDOSO, Ticiana Cougo; HAMMES, Itamar Luís; BOTH, Joseline Tatiana. A construção do ensino médio integrado: contribuições a partir de uma proposta de formação continuada no Ifsul - campus pelotas. Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica, [S. l.], v. 2, n. 19, p. e9684, 2020. DOI: 10.15628/rbept.2020.9684.

CARVALHO, Francisco Roberto da Silva. Inclusão escolar no Ensino Médio Integrado: perspectivas e desafios na educação profissional e tecnológica. Revista Missioneira, v. 26, n. 2, p. 295-300, 2024. DOI: http://dx.doi.org/10.31512/missioneira.v26i2.1999.

COLETA, Luciana Aparecida; FERNANDES, Adriano Silva. Tutoria de pares no contexto da educação especial: contribuições e desafios. Revista Brasileira de Educação Inclusiva, v. 21, n. 2, p. 77-88, 2017. Disponível em: https://www.revistas.ufg.br. Acesso em: 16 abr. 2025.

COSTA, Luana Ugalde da. Desenvolvimento profissional de coordenadores do NAPNE do Instituto Federal do Acre. 2018. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino Tecnológico) – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas, Manaus, 2018. Disponível em: http://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/357. Acesso em: 08 jan. 2025.

DOURADO, Luiz Fernandes. A formação de professores e a base comum nacional1: questões e proposições para o debate. Revista Brasileira de Política e Administração da Educação - Periódico científico editado pela ANPAE, [S. l.], v. 29, n. 2, 2013. DOI: 10.21573/vol29n22013.43529.

FEITOSA, Paulo Henrique Assis. Creating your own path to move beyond the middle-income trap: lessons from Korea. Nova Economia, v. 30, n. spe, p. 1145–1167, 2020. DOI: http://dx.doi.org/10.1590/0103-6351/6293. Acesso em: 15 abr. 2025.

FRANCO, Ana Beatriz Momesso; VILARONGA, Carla Ariela Rios. O contexto da inclusão escolar nos Institutos Federais e no Ensino Médio integrado. Revista Cocar, Belém, v. 15, n. 33, p. 1-21, 2021.

FREITAS, Camila Siqueira Cronemberger; LUSTOSA, Ana Valéria Marques Fortes. Desenho universal para a aprendizagem e a inclusão escolar no ensino superior: uma revisão de literatura. Revista Eletrônica de Educação, v. 18, p. 1-15, e504754, jan./dez. 2024. DOI: http://dx.doi.org/10.14244/198271995047.

GARCIA, Carlos Marcelo. Formação de professores: para uma mudança educativa. Porto: Porto Editora, 1999.

GIL, Antonio Carlos. Como Elaborar Projetos de Pesquisa. 5. ed. São Paulo: Atlas, 2002.

HATTIE, John. Visible Learning: A Synthesis of Over 800 Meta-Analyses Relating to Achievement. Abingdon: Routledge, 2009.

IMBERNÓN, Francisco. Formação docente e profissional: formar-se para a mudança e a incerteza. São Paulo: Cortez, 2010.

JANNUZZI, Gilberta de Martino. A educação do deficiente no Brasil: dos primórdios ao início do século XXI. Campinas: Autores Associados, 2012.

KUENZER, Acacia Zeneida. Ensino médio e educação profissional: dualidade, inclusão e qualidade. São Paulo: Cortez, 2019.

LAUERMANN, Rosiclei Aparecida Cavichioli. Historicidade da educação profissional no Brasil: origem e desdobramentos das políticas públicas. Formação em Movimento, Rio de Janeiro, v. 5, n. 11, p. 1-23, 2023.

MARTINS, Fernanda Scarparo. O papel da educação no desenvolvimento como liberdade: uma análise comparada de Finlândia e Coreia do Sul. 2017. Dissertação (Mestrado em Economia) – Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2017. Disponível em: http://www.ppge.uff.br. Acesso em: 25 abr. 2025.

MATOS, Selma Noberto; MENDES, Eniceia Gonçalves. Demandas decorrentes da inclusão escolar. Revista Educação Especial, [S. l.], v. 27, n. 48, p. 27–40, 2014. DOI: 10.5902/1984686X8796. Disponível em: https://periodicos.ufsm.br/educacaoespecial/article/view/8796. Acesso em: 4 dez. 2024.

MATTOS, Sandra Maria Nascimento; MATTOS, José Roberto Linhares. Formação e práticas decoloniais de professores formadores: contrariando o instituído. Formação Docente – Revista Brasileira de Pesquisa sobre Formação de Professores, Belo Horizonte, v. 13, n. 26, p. 17-30, jan./abr. 2021. DOI: https://doi.org/10.31639/rbpfp.v13i26.334.

MAZZOTTA, Marcos José da Silveira. Educação especial no Brasil: história e políticas públicas. 6. ed. São Paulo: Cor tez, 2011.

MENDES, Enicéia Gonçalves. Sobre alunos “incluídos” ou “da inclusão”: reflexões sobre o conceito de inclusão escolar. In: VICTOR, Sonia Lopes; VIEIRA, Alexandro Braga; OLIVEIRA, Ivone Martins de. Educação Especial Inclusiva: conceituações, medicalização e políticas. Campo dos Goytacazes, RJ: Brasil Multicultural, 2017.

MEYER, Anne; ROSE, David H.; GORDON, David H. Universal Design for Learning: Theory and Practice. 2. ed. Wakefield, MA: CAST, 2014.

MICHELS, Maria Helena. A formação de professores de educação especial no Brasil. In: MICHELS, Maria Helena (Org.). A formação de professores de educação especial no Brasil: propostas em questão. Florianópolis: UFSC/CED/NUP, 2017. p. 23-57

MILTONS, Michelle Merética; MICHELON, Ednaldo. Educação e Crescimento Econômico na Coreia do Sul. 2006. Disponível em: https://economiaetecnologia.ufpr.br/arquivos_servidor/XI_ANPEC-Sul/artigos_pdf/a2/ANPEC-Sul-A2-08-educacao_e_crescimento_e.pdf. Acesso em: 15 abr. 2025.

MIRANDA, Elizandra Martins; BENETTI, Danieli Veronica Longo. Práticas decoloniais no contexto escolar: lugar de construção. Comunicação. Revista Brasileira de Educação Musical, v. 25, n. 50, p. 1-16, 2020. Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/rbepu/v25n50/10.1590/S0104-78732020000300001. Acesso em: 11 abr. 2025.

MOURA, Katia Cristina Bezerra. A política de inclusão na educação profissional: o caso do Instituto Federal de Pernambuco/Campus Recife. 2013. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, 2013.

MUTO, Jéssica Harume Dias; CAMPOS, Juliane Aparecida de Paula Perez Campos; MELO, Eleonice Máximo e. O aluno público alvo da educação especial no ensino médio: as relações entre família e escola. Revista on-line de Política e Gestão Educacional, Araraquara, n. 20, p. 49–69, 2016.

NASCIMENTO, Matheus Monteiro; CAVALCANTI, Cláudio José de Holanda; OSTERMANN, Fernanda. Dez anos de instituição da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica: o papel social dos institutos federais. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, v. 101, n. 257, p. 120–145, jan. 2020.

NASCIMENTO NETO, José Rodrigues do; NASCIMENTO, Juliana de Brito Marques do; MONTE, Franciela Félix de Carvalho. Tendências e desafios das políticas públicas de inclusão e acessibilidade na educação profissional para pessoas com deficiência: uma revisão sistemática da literatura. In: X Congresso Nacional de Educação - CONEDU, 2024. Disponível em: https://editorarealize.com.br/editora/anais/conedu/2024/TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID2977_TB5609_26102024211459.pdf. Acesso em: 10 dez. 2024.

NÓVOA, António. Profissão professor. Porto: Porto Editora, 2009.

OLIVEIRA, Rosilene Souza de. Ser professor na educação profissional e tecnologia: fazeres e saberes docentes do IF SERTÃO-PE. 2016. Dissertação (Mestrado em Educação e Diversidade) – Departamento de Ciências Humanas – Campus IV, Universidade do Estado da Bahia, Jacobina, 2016.

OTRANTO, Celia Regina. Criação e implantação dos institutos federais de educação, ciência e tecnologia – IFETS. Revista RETTA. Rio de Janeiro, Ano 1, n. 1, (pp. 89-110), jan/jul, 2010.

PACHECO, Eliezer Moreira. Desvendando os institutos federais: identidade e objetivos. Educação Profissional e Tecnológica em Revista, [S. l.], v. 4, n. 1, p. 4–22, 2020. DOI: 10.36524/profept.v4i1.575. Disponível em: https://ojs.ifes.edu.br/index.php/ept/article/view/575.. Acesso em: 23 jul. 2024.

PACHECO, Eliezer Moreira (org.). Perspectivas da educação Profissional técnica de nível médio: Proposta de Diretrizes Curriculares Nacionais. São Paulo: Moderna, 2012. v. 144. ISBN 978-85-16-06020-6.

PACHECO, Eliezer Moreira; PEREIRA, Luiz Augusto Caldas; DOMINGOS SOBRINHO, Moisés. Institutos federais de educação, ciência e tecnologia: limites e possibilidades. Linhas Críticas, Brasília, v. 16, n. 30, p. 71-88, jan./jun. 2010.

PERRENOUD, Philippe. Dez Novas Competências para Ensinar. Porto Alegre: Artmed, 2000.

PNP - Plataforma Nilo Peçanha. Disponível em: https://www.gov.br/mec/pt-br/pnp. Acesso em: 10 jan. 2025.

RAMOS, Marise Nogueira. O ensino médio e técnico na conjuntura do avanço de políticas ultraconservadoras: desafios teóricos e políticos. Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica, [S. l.], v. 1, n. 23, p. e15279, 2023. DOI: 10.15628/rbept.2023.15279.

SANCHEZ, Pilar Arnaiz. A educação inclusiva: um meio de construir escolas para todos no século XXI. Inclusão Revista da Educação Especial, Brasília, v. 1, n. 1, p. 7-18, out. 2005. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seesp/arquivos/pdf/revistainclusao1.pdf. Acesso em: 10 abr 2024.

SANTOS, Mikaele. Educação na Finlândia: principais aprendizados. Educarebox, 10 out. 2023. Disponível em: https://www.agendadigitaleducarebox.com/educacao-na-finlandia-principais-aprendizados/. Acesso em: 25 abr. 2025.

SILVA, Caetana Juracy Rezende (org.). Institutos Federais Lei 11.892, de 29/11/2008: comentários e reflexões. Natal: IFRN, 2009.

SILVA, Naiane Cristina; CARVALHO, Beatriz Girão Enes. Compreendendo o Processo de Inclusão Escolar no Brasil na Perspectiva dos Professores: uma Revisão Integrativa. Revista Brasileira de Educação Especial, v. 23, n. 2, p. 293–308, abr. 2017.

SILVA, Gislene de Sousa Oliveira; FIRMINO, Janaina Karla Pereira da Silva Rodrigues. Inclusão em sala de aula: o desafio da bidocência. In: SILVA, Altina Abadia da; KUNZ, Sidelmar Alves da Silva. Direitos humanos e educação. Uberlândia: Culturatrix, 2018. cap. 9, p. 157-171. ISBN 978-85-94325-05-1. E-book (315 p.).

SILVA, Antônio Soares Júnior da; SANTOS, Everton Rodrigo; GRABOWSKI, Gabriel. Política pública, gestão e financiamento da educação profissional e tecnológica com foco na inclusão das pessoas com deficiência. Revista Momento – diálogos em educação, v. 33, n. 2, p. 145-168, maio/ago. 2024.

SOUSA, Renato Aparecido; FASSBINDER, Aracele Garcia de Oliveira; MARIA, Carolina José. O processo de reformulação curricular do ensino técnico integrado ao ensino médio no IFSULDEMINAS - Campus Muzambinho. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 16, n. 4, p. 2791-2807, out./dez. 2021. e-ISSN: 1982-5587.

STAINBACK, Susan.; STAINBACK William. Inclusão: um guia para educadores. Porto Alegre: Artmed Editora, 1999.

TARDIF, Maurice. Saberes docentes e formação profissional. Petrópolis: Vozes, 2014.

THOMAS, John W. A Review of Research on Project-Based Learning. 2000. Disponível em: http://www.bie.org/files/bie-research-review-2000.pdf. Acesso em: 25 abr. 2025.

UNICEF; INSTITUTO RODRIGO MENDES. Trajetórias de Sucesso Escolar: Caderno de Recomendação - Educação Inclusiva. Brasília: UNICEF, 2022. Disponível em: https://www.unicef.org.br. Acesso em: 10 abr. 2025.

VILARONGA, Carla Ariela Rios; MENDES, Eniceia Gonçalves; ZERBATO, Ana Paula. O trabalho em colaboração para apoio da inclusão escolar: da teoria à prática docente. INTERFACES DA EDUCAÇÃO, Paranaíba, v. 7, n. 19, p. 66-87, 2016.

VOLANTE, Daniele Pinheiro.; COSTA, Luana ugalde da; CORDEIRO, Suammy Priscila Rodrigues Leite. P. A Rede EPT na perspectiva inclusiva: uma revisão sistemática da literatura sobre formação continuada docente. Cadernos do Aplicação, Porto Alegre, v. 34, n. 2, 2021. DOI: 10.22456/2595-4377.113842.

WANZELER, Gisele Oliveira Ribeiro; PRATES, Admilson Eustáquio. Ensino médio integrado do instituto federal e o ensino médio integral e integrado de Minas Gerais. Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica, [S. l.], v. 1, n. 16, p. e8568, 2019. DOI: 10.15628/rbept.2019.8568. Disponível em: https://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/RBEPT/article/view/8568. Acesso em: 20 jul. 2024.

ZEICHNER, Ken. Repensando as conexões entre a formação na universidade e as experiências de campo na formação de professores em faculdades e universidades. Revista Educação, v. 35, n. 3, p. 479-504, 2010.

Publicado
2025-06-25
Como Citar
Carvalho, F. R. da S. de. (2025). Formação docente na educação profissional e tecnológica: perspectivas e desafios para inclusão escolar no ensino médio integrado. Perspectivas Em Diálogo: Revista De Educação E Sociedade, 12(31), 223-243. https://doi.org/10.55028/pdres.v12i31.22817