Direitos das crianças, educação infantil e o ensino remoto: uma análise a partir das DCNEI’S e da BNCC

Resumo

A presente pesquisa está ancorada nos pressupostos que regulam os direitos da criança à Educação Infantil, os quais devem ser assegurados nas distintas situações. Ao partir dessa premissa, o estudo debruça-se em problematizar a garantia desses direitos no âmbito do ensino remoto, advindo da necessidade de distanciamento social pela pandemia mundial de Covid-19. O objetivo da pesquisa é o de analisar os princípios pedagógicos para as crianças, elucidados nas Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil (DCNEI), e os direitos de aprendizagem, previstos na Base Nacional Curricular Comum (BNCC), na realização do ensino de forma remota, entre 2020 e 2021. Para tanto, foram analisados esses dois materiais, tendo como lentes teórico-metodológicas os Estudos Foucaultianos em Educação, tendo a governamentalidade como grade de análise, operando com o conceito de governamento. Como apontamentos, nota-se um afastamento de muitos dos princípios educativos presentes nas DCNEI e na BNCC, durante o ensino remoto, refletindo em outra concepção dessa etapa da Educação Básica.

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Biografia do Autor

Isabela Dutra Corrêa da Silva, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Professora substituta na Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Coordenadora Pedagógica no Colégio Metodista Americano e Professora convidada do Curso de Especialização em Gestão da Educação da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Doutora e Mestre em Educação.

Roseli Belmonte Machado, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Professora permanente no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul e Professora Adjunta na Escola de Educação Física, Fisioterapia e Dança da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Doutora e Mestre em Educação. 

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Publicado
2023-12-05
Como Citar
Dutra Corrêa da Silva, I., & Belmonte Machado, R. (2023). Direitos das crianças, educação infantil e o ensino remoto: uma análise a partir das DCNEI’S e da BNCC. Perspectivas Em Diálogo: Revista De Educação E Sociedade, 10(25), 223-241. https://doi.org/10.55028/pdres.v10i25.15703
Seção
Artigos de fluxo contínuo