Implementação da Base Nacional Comum Curricular: possibilidades de resistências na utilização das tecnologias no ensino de Geometria

Resumo

O artigo em tela tem como foco a discussão sobre a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), área de Matemática, no que tange os objetos de conhecimento e habilidades que prescrevem o uso de tecnologias na unidade temática Geometria nos Anos Finais do Ensino Fundamental. Sob as lentes teóricas de Foucault por meio de conceitos como biopoder e dispositivo, foi adotada a cartografia rizomática como procedimento metodológico na tentativa de analisar o documento e discursos de entidades educacionais relevantes, no intuito de vislumbrar possíveis linhas de fuga. Foram estruturadas atividades por meio do software GeoGebra construídas na perspectiva teórica da Insubordinação criativa, como sugestões para promover reflexões e fomentar possíveis processos de resistências no desenvolvimento e organização curricular. Partindo das contribuições teóricas de Foucault, a adoção de outros conceitos de forma híbrida, configuraram-se em lentes que proporcionaram vislumbrar caminhos alternativos para se (re)pensar a utilização de tecnologias digitais na unidade temática Geometria para além das prescrições da BNCC, permitindo um olhar crítico sobre o documento, uma vez que essas teorias pressupõem processos de insubordinação que podem culminar em uma maior potencialização da aprendizagem do estudante.

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Biografia do Autor

Matheus dos Santos Souza, Universidade Federal Fluminense

Mestre em Ensino pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Professor de Matemática - Secretaria de Educação do Estado do Rio de Janeiro (Seeduc-RJ)

Marcelo de Oliveira Dias, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro

Doutor em Educação Matemática pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Docente do Departamento de Educação e Sociedade (DES) do Instituto Multidisciplinar (IM) e do Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências e Matemática (PPGEduCIMAT) da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ)

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Publicado
2022-08-02
Como Citar
dos Santos Souza, M., & de Oliveira Dias, M. (2022). Implementação da Base Nacional Comum Curricular: possibilidades de resistências na utilização das tecnologias no ensino de Geometria. Perspectivas Em Diálogo: Revista De Educação E Sociedade, 9(21), 111-126. https://doi.org/10.55028/pdres.v9i21.15877