Aula de protestos: reflexões sobre cidadania e democracia em sala de aula

Resumo

As reflexões que seguem foram elaboradas a partir de uma experiência didática, realizada com estudantes do segundo ano do ensino médio de uma escola pública, situada na periferia da cidade de Maringá, no estado do Paraná. O estudo teve início com uma proposta-atividade denominada "Oficina de Cartazes". Diante do material resultante dessa atividade, foi elaborado um mapeamento de caráter qualitativo, que teve por diretrizes as pautas políticas, os anseios, as inquietações e as discussões apresentadas pelos estudantes. Os esforços estiveram direcionados na tentativa de identificar em que medida os pesquisados tecem suas percepções sensíveis e práticas para fundamentar suas visões acerca da política, e como isso pode corroborar para um reconhecimento dos mesmos na posição de sujeitos políticos. Foi possível empreender as seguintes constatações: a) traçar um breve panorama a respeito da conjuntura política do Brasil naquele momento; b) vislumbrar a representação da democracia enquanto um valor sociopolítico que influencia a participação política da juventude; c) constatar a importância da Sociologia enquanto disciplina escolar, fundamental para embasar e dar suporte à formação cidadã e à construção do pensamento crítico dos estudantes.

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Publicado
2022-11-11
Como Citar
Ignes Luna, K., Vinícius Campelo Junior , M., & Adriana da Silva, J. (2022). Aula de protestos: reflexões sobre cidadania e democracia em sala de aula. Perspectivas Em Diálogo: Revista De Educação E Sociedade, 9(21), 323-335. https://doi.org/10.55028/pdres.v9i21.15970
Seção
Artigos de demanda contínua