Cuidado de si: deslocamentos e apropriações a partir de Michel Foucault

Resumo

O objetivo deste trabalho é analisar as implicações do cuidado de si na antiguidade e seu deslocamento para a era moderna a partir dos trabalhos de Michel Foucault. Como problema, temos que a inserção do ser humano na antiguidade e na era moderna pode ter seus pontos em comum em termos de técnicas de si, porém a articulação dessas técnicas em torno de relações de poder sofreu deslocamentos em função dos objetivos a serem alcançados. Nossa hipótese é a de que nas relações de poder (e como força contrária ao poder) persistem movimentos de resistência que são articulados a partir da construção contínua do sujeito. Com a construção de si, temos uma possibilidade de expressão do sujeito no momento presente, mostrando-o diante da atualidade, capaz de sentir, pensar, agir, conduzir e se posicionar.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

DEFRADAS, Jean. Lesthèmes de La propagandedelphique. Paris: Les Belles Lettres, 1972.

DIÔGENES LAÊRTIOS. Vidas e doutrinas dos filósofos ilustres. Brasília : Editora Universidade de Brasília, 2008.

EPICURO. Carta sobre a felicidade (a Meneceu). São Paulo: Editora UNESPE, 2002.

HADOT, Pierre. O que é a filosofia antiga? São Paulo: Edições Loyola, 1999.

HADOT, Pierre. Exercícios espirituais e filosofia antiga. São Paulo: É Realizações, 2014.

FOUCAULT, Michel. Microfísica do poder. Rio de Janeiro: Graal, 1979.

FOUCAULT, Michel. O sujeito e o poder. In: Michel Foucault: uma trajetória universitária, para além do estruturalismo e da hermenêutica. Ed.: Hubert L. Dreyfus e Paul Rabinow. Rio de Janeiro: Editora Forense, 1995.

FOUCAULT, Michel. História da sexualidade 1: a vontade de saber. São Paulo: Graal, 1999.

FOUCAULT, Michel. Michel Foucault explica seu último livro. In: Ditos e escritos II. Arqueologia das ciências e história dos sistemas de pensamento. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2000.

FOUCAULT, Michel. A vida dos homens infames. In: Ditos e escritos IV: Estratégia, poder-saber. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2003. pp.203-222.

FOUCAULT, Michel. A ética do cuidado do si como prática de liberdade. In: Ditos & Escritos V – Ética, Sexualidade, Política. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2004.

FOUCAULT, Michel. História da sexualidade 3: o cuidado de si. São Paulo: Graal, 2005.

FOUCAULT, Michel A hermenêutica do sujeito. Coleção Tópicos. São Paulo: Editora Martins Fontes, 2006.

MERLEAU-PONTY, Maurice. In Praise of Philosophy and Other Essays. Evanston: NorthwestemUniversity Press, 1988.

ORTEGA, Francisco. Amizade e estética da existência em Foucault. Rio de Janeiro: Graal, 1999.

PLATÃO. Êutifon, Apologia de Sócrates, Críton. Lisboa: Imprensa Nacional, 1983.

PLATÃO. Diálogos. O Banquete, Fédon, Sofista e Político. São Paulo: Editora Abril, 1972.

PLATÃO. Charmides, Alcibiades I e II, Hipparchus, The lovers, Theages, Minos e Epinomis. London: William Heinemann, 1947.

PLUTARCO. Whether an Old Man Should Engage in Public Affairs. In: Moralia. Vol. X. Harvard: the Loeb Classical Library edition, 1936. Disponível em: https://penelope.uchicago.edu/Thayer/E/Roman/Texts/Plutarch/Moralia/An_seni_respublica_gerenda_sit*.html. Acesso em: 20 jun. 2022.

PLUTARCO. On the Control of Anger. In: Moralia. Vol. VI. Harvard: the Loeb Classical Library edition, 1939. Disponível em: https://penelope.uchicago.edu/Thayer/E/Roman/Texts/Plutarch/Moralia/De_cohibenda_ira*.html. Acesso em: 22 maio 2022.

ROSCHER, Wilhelm Heinrich. Weiteres über die Bedeutung des E zu Delphi etc. In: Philologus. Leipzig: Dieterich'scheVerlags-Buchhandlüng, 1901.

SÊNECA, LúciioAneu. Cartas a Lucílio. Lisboa: Fundação CalousteGulbenkian, 2004.

SÊNECA. LúciioAneu. On Benefits. The Project Gutenberg, 2009. Disponível: https://www.gutenberg.org/files/3794/3794-h/3794-h.htm. Acesso em: 20 jun. 2022.

XENOFONTE. Memoráveis. São Paulo: Annablume, 2009.

Publicado
2022-11-11
Como Citar
Mourilhe, F. (2022). Cuidado de si: deslocamentos e apropriações a partir de Michel Foucault . Perspectivas Em Diálogo: Revista De Educação E Sociedade, 9(21), 54-73. https://doi.org/10.55028/pdres.v9i21.16117