Negacionismo do governo brasileiro diante da pandemia da Covid-19 a partir das obras de Michael Foucault

Resumo

Este estudo abordará discussões sobre o governo Bolsonaro, a fim de contribuir com debates e reflexões acerca das questões que envolvem a ordem do discurso e a arqueologia do saber sob a perspectiva de Foucault, considerando estes como disparadores de pensamento que operam durante a política do (des)governo. O objetivo deste estudo é refletir sobre o atual governo brasileiro a partir da teoria foucaultiana, sob o aspecto negacionista e de necropolítica que se acentuou no contexto da pandemia de Covid-19.  Trata-se de um ensaio teórico, fundamentado em obras de Michel Foucault que debatem em seus estudos aspectos relevantes sobre como pensar a realidade contemporânea, a relação entre discurso, ética e política a partir de uma perspectiva crítica. Assim, com este estudo identificou-se que a existência do SUS implica sobremaneira nos atravessamentos do combate às desigualdades sociais e, principalmente na defesa da vida e da saúde diante da pandemia de Covid-19.

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Biografia do Autor

Elenson Gleison de Souza Medeiros, Universidade Federal do Pará (UFPA)

Possui graduação em Psicologia pela Universidade da Amazônia - UNAMA (2011). Mestrando em Psicologia na Universidade Federal do Pará - UFPA (2022/2023). Pós Graduação na Modalidade Residência Multiprofissional em Saúde com ênfase em Saúde do Idoso pela Universidade Federal do Pará - UFPA. Pós-Graduação em Psicologia Jurídica na Faculdade Integrada Brasil Amazônia - FIBRA. Pós-graduação em Psicologia do Trânsito - Faveni. Integrante do Grupo de Estudos e Pesquisa Transversalizando (UFPA). Psicólogo com atuação no âmbito clínico. Docente do Instituto Evolução (cursos técnicos em saúde).

Tatiane da Rosa Vasconcelos, Universidade Federal do Pará - UFPA

Doutoranda em Psicologia pela Universidade Federal do Pará (UFPA). Mestrado em Saúde Coletiva pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Especialista em Saúde Mental Coletiva pela Universidade de Caxias do Sul (UCS). Graduada em Psicologia pela Universidade Franciscana (UFN).

Flávia Cristina Silveira Lemos, Universidade Federal do Pará - UFPA

Possui graduação em Psicologia/UNESP (1999). Graduada em Pedagogia, Especialista em Psicopedagogia Clínica e Institucional. Mestre em Psicologia e Sociedade/UNESP (2003). Doutora em História Cultural/UNESP (2007). Realizou pós-doutorado em Psicologia, na UFF, sob supervisão da Profa. Dra. Maria Lívia Nascimento, em 2016. Foi bolsista FAPESP no Doutorado. É professora associada III, na Graduação e no Programa de Pós-graduação em Psicologia/UFPA. Foi professora colaboradora no Programa de Pós-graduação em Educação/UFPA. Integrou a Comissão de Direitos Humanos do Conselho Federal de Psicologia (2017-2019). Integrante do Fórum sobre Medicalização da Educação e da Sociedade. Foi Conselheira Titular no Conselho Federal de Psicologia (gestão 2011-2013). Foi coordenadora do Programa de Pós-graduação em Psicologia/UFPA (gestão 2011-2013). Foi vice-coordenadora do Programa de Pós-graduação em Psicologia/UFPA (gestão 2010-2011). É Bolsista de Produtividade do CNPQ-PQ-2, desde 2012. Integra o GT ANPEPP Psicologia Política. Integra o GT Deleuze & Guattari da ANPOF. Foi membro da Diretoria Nacional da ABRAPSO (2016-2017). Integrou a Diretoria Nacional da ABEP (2017-2019) e (2019-2021). É associada à: ABRAPSO, ABPP, ABRAPEE e ABEP. Participa do Grupo Produção de subjetividade e estratégias de poder no campo da infância e juventude. Coordena o Grupo: Transversalizando. Realiza estudos sobre: Modos de subjetivação contemporâneos, práticas de medicalização e judicialização da vida; Psicologia, justiça e políticas públicas; Recepção sócio-histórica de Michel Foucault no Brasil e Filosofia da diferença; Psicologia, formação, epistemologia e história; Cidade, cultura e subjetividade; Dispositivo clínico, saúde mental e direitos de crianças e adolescentes a partir da perspectiva de Deleuze, Foucault e Guattari. Foi Assessora especial na Pró-reitoria de Extensão da UFPA, de 2018 a 2021. Coordenadora de Relações Interinstitucionais na Pró-reitoria de Extensão, desde junho de 2021.

Diego Bacellar de Souza, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ)

Mestrando em Educação pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ - PPGEA), pesquisando docência, gênero e historicidade da feminização do magistério. Especialista em Gestão Estratégica de Investimentos na Educação Básica pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). Licenciado em Pedagogia pela Universidade de Vassouras. Especializando em Docência para Educação Profissional e Tecnológica (IFRJ) Especializando em Educação Especial e Inclusiva pela Universidade Federal do ABC (UFABC). Técnico em Agronegócio pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR). Experiência em docência nas séries do Ensino Fundamental e Médio na modalidade regular e EJA. Membro do Laboratório de Pesquisa, Estudos e Apoio à Participação e à Diversidade em Educação (LaPEADE UFRJ/FE).

Renan Mota Silva, Universidade Federal do Pará - UFPA

Doutorando em Psicologia pelo Programa de Pós-graduação em Psicologia - Universidade Federal do Pará (PPGP/UFPA) atual. Mestre em Educação pelo Programa de Pós-graduação em Educação Agrícola - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (PPGEA/UFRuralRJ) 2021. Possui Pós-graduação Lato-sensu em Educação Quilombola (2019), Educação a Distância e Docência do Ensino Superior (2018) e Psicopedagogia Institucional, Clínica e Educação Infantil (2016) pela Faculdade Venda Norte do Imigrante/ES. Licenciado em Pedagogia (2014) pela Universidade Estácio de Sá. Membro da Associação Brasileira de Pesquisadores(as) Negros(as) - (ABPN). Possui experiência na área de Educação Decolonial. Pesquisador do Grupo de Estudos Decoloniais (GED/UFRRJ). Pesquisou comunidades de povos tradicionais com foco em memória, cidadania, direitos e educação, via epistemologia decolonial. Atualmente, pesquisando masculinidade e educação básica.

Referências

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Publicado
2022-11-11
Como Citar
Gleison de Souza Medeiros, E., da Rosa Vasconcelos, T., Cristina Silveira Lemos, F., Bacellar de Souza, D., & Mota Silva, R. (2022). Negacionismo do governo brasileiro diante da pandemia da Covid-19 a partir das obras de Michael Foucault. Perspectivas Em Diálogo: Revista De Educação E Sociedade, 9(21), 208-222. https://doi.org/10.55028/pdres.v9i21.16313